COMO REBOCAR PAREDES para quem está aprendendo a profissão de pedreiro

Não é um trabalho fácil, mas para quem desejar saber como rebocar paredes, certamente que conhecer a técnica para esse trabalho poderá ser bastante vantajoso, ainda mais quando sabemos que a mão de obra profissional de um construtor é sempre bem elevada.

Para quem desejar aprender, é claro que não deve logo encarar uma grande parede do imóvel para realizar o trabalho, uma vez que sempre tem alguns segredos que só se descobre com a experiência.

Para um reboco interno a receita é 6 latas de areia para 1 lata de cimento. Esse material deve ser misturado muito bem antes de colocar a água para se obter a massa desejada.

É claro que para um reboco perfeito a parede também precisa ser bem feita, e, se assim for, um reboco de parede interna deve ter no máximo 1, 5 cm de espessura, lembrando que quando acontecem os rebocos com espessura exagerada, a tendência é rachar todo o reboco. (LEIA TAMBÉM: Como assentar azulejos como um profissional pedreiro ).

Depois de feito o chapisco na parede será preciso preparar as réguas ou mestras para definir a espessura do reboco. Coloque uma porção de massa na parede apenas para prender o sarrafo que auxiliará na formação de cada régua, nesse caso é preciso colocar um sarrafo em cima na parede e outro embaixo.

como rebocar paredes como um profissional

Depois disso, devemos colocar as mestras que vão definir a espessura do reboco e guiar o sarrafeamento da parede.

Preparo da massa – coloque na betoneira 3 latas de areia, 2 latas de cal e 1 lata de cimento além de 100 ml de aditivo plastificante de argamassa, para dar maior resistência ao reboco. Depois disso, aplique a massa na parede usando uma colher e uma desempenadeira para formar as réguas que serão as guias do trabalho do reboco.

Deixe a massa puxar um pouco e depois é só passar a régua de alumínio para alisá-la e deixá-la pronta para usar. Feito isso, é hora de começar a bater a massa, ou seja, aplicar o reboco sobre a parede até cobri-la por inteiro.

Deixando a massa puxar – feito isso, precisamos deixar essa massa descansar por aproximadamente 35 minutos antes de começar a sarrafeá-la usando a régua de alumínio. Esse trabalho é feito de cima para baixo passando a régua entre as mestras para que o reboco fique no prumo e bem acabado.

Depois de espalhada toda a massa e passado a régua, é hora de desempenar usando o desempeno de aço para dar o acabamento a massa. Esse trabalho é feito com movimentos circulares retirando os excessos que a régua de alumínio não tirou.

Vez em quando devemos respingar um pouco de água usando uma trincha, mas isso, apenas se percebermos que a massa já está mais seca do que deveria para o momento.

passo a passo rebocar parede

ASSISTA O PASSO A PASSO EM VÍDEO

Se acaso a massa de reboco novo vai encontrar-se com um reboco antigo, o acabamento deve acontecer no sentido do reboco velho para o novo, isso vai facilitar a emenda e será mais difícil aparecer marcas.

Sempre que formos fazer o trabalho com reboco, ao aplicarmos a massa sobre a parede é importante deixar essa massa descansar pelo menos 30 minutos e se o clima estiver úmido esse tempo deverá ser ainda mais prolongado. Por não observar-se esse detalhe do tempo de espera, muitos rebocos acabam se partindo estragando todo o trabalho. (RECOMENDAMOS: Como consertar cano furado na parede e acabar com vazamentos ).

O reboco em uma parede é importante não apenas pela estética de cada parede, pois eles também agem como impermeabilizante das paredes e nas áreas externas ajudam a proteger os tijolos contra a ação das intempéries do clima.

Acerte a receita – na hora de preparar a massa, muitas pessoas pensam que é preciso se garantir no cimento, e por conta disso, acabam exagerando na dose, porém, o cimento quando é demais na massa, deixa essa massa mais rígida e em pouco tempo aparecerão às micro-fissuras.

Ainda com respeito a esse reboco, também devemos cuidar com o tipo de areia que vamos usar essa não pode conter muito saibro, bom mesmo é a areia de rios para se conseguir uma massa bem homogênea e com bastante liga.

Vá com calma no aprendizado – é claro que ninguém deve querer aprender a fazer reboco em uma parede do imóvel, isso é besteira, por isso, se você quer aprender, primeiro faça o reboco de um muro de sua casa, quem sabe poderá rebocar a casinha do cachorro, pois como já adiantamos, existem alguns segredos para um reboco perfeito que só a experiência vai apontar, e essa experiência não acontece logo no primeiro trabalho.

Por isso, antes de encarar um trabalho mais sério, faça os trabalhos pequenos, aqueles que não aparecem tanto. Além disso, procure por um pedreiro e peça algumas dicas para ele, se acaso for um amigo, é bem provável que ele não vai se negar de lhe passar algumas idéias.

E para quem tem acesso a internet, ainda poderá buscar por informações preciosas nos sites especializados em construção civil. Nesses sites encontramos até os vídeos que explicam sobre esse trabalho, vale à pena conferir.