Pomada para Mancha Roxa na Pele, Tratamento

As manchas roxas na pele são muito comuns quando sofremos uma pancada que chega a afetar a musculação ou magoar a pele. Mas também existem outros motivos para que essas manchas apareçam.  Sendo que estas acabam causando preocupação, e por vezes, também alguns constrangimentos.  Ainda mais quando estão localizadas em um local aparente no corpo.

Por isso então, vamos agora fazer alguns comentários sobre o que pode ser e o que causa essas manchas na pele. Além disso, aproveitaremos para citar opções em pomada para mancha roxa na pele que os médicos dermatologistas poderão receitar para os tratamentos.

O que é

Em geral, as manchas roxas que também podem ser chamadas de Hematomas aparecem na pele sempre que existe o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, veias ou artérias. Provocados geralmente por uma pancada sem que aconteça o rompimento dos tecidos e é a ação das hemácias que deixa a pele roxa no local.

Acontece que pelo fato de não ocorrer um ferimento exposto, o sangue se espalha internamente. Sem poder vazar para fora do corpo e se concentra por toda a área lesada.

Porém, existem situações em que essas manhas aparecem sem que exista um motivo conhecido. E, nesse caso, é importante estar atento, pois isso pode ser sintoma de uma doença que está acontecendo.

Quais as Causas

Já adiantamos que as manchas roxas podem acontecer por conta de traumas ocasionados na área devido a alguma pancada sem que tenha havido a ruptura dos tecidos da pele. Pelo rompimento de alguns vasos sanguíneos, o sangue se espalha na região sem poder vazar para fora do corpo causando a mancha.

Mas as manchas também podem ser causadas devido a outras circunstâncias, tais como:

  • Problemas de coagulação do sangue, causada por doenças como Hemofilia ou Leucemia,
  • Diabetes,
  • Uso de alguns medicamentos com seus efeitos adversos,
  • Lesões provocadas pelos raios do sol que acontecem sem nos darmos conta,
  • Sinais do envelhecimento,
  • Atividades intensas com esforços além do recomendado que podem causar micro-lesões no corpo e formar as manchas.

Mas não para por ai, pois existem ainda outros fatores que podem causar essas manchas roxas ou hematomas pelo corpo. Veja:

Fragilidade dos vasos capilares

 

Isso acontece quando os vasos se tornam frágeis e se rompem com facilidade e espontaneamente. E existem algumas causa:

Alergias – inchaço dos vasos devido a uma reação alérgica, causando o sangramento;

Envelhecimento – bastante comum nos idosos, é o enfraquecimento das estruturas capilares que se rompem com facilidade;

Predisposição genética – comum em mulheres especialmente antes do período menstrual ou em casos de alterações hormonais;

Púrpura por melancolia – As manchas arroxeadas surgem devido a picos de estresse, tristeza profunda ou ansiedade;

Falta de vitamina C – o que causa fraqueza nas paredes dos vasos sanguíneos, fazendo com que se rompam com facilidade;

Normalmente nesses casos, os hematomas desaparecem espontaneamente e não precisam de tratamento. Mas caso queira que melhorem mais rápido, poderá fazer uso de pomadas.

 

Alterações na coagulação do sangue

 

Algumas doenças poderão interferir na coagulação do sangue, seja pela alteração do número de plaquetas, alteração da função ou alteração na coagulação do sangue. Veja:

  • Infecções virais  ou bacterianas – como dengue, zika por exemplo;
  • Deficiência de vitaminas  e minerais – Especialmente ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
  • Doenças auto imunes – entre elas lúpus, vasculite, púrpura trombocitopênica imune e trombótica, síndrome hemolítica urêmica ou hipotoreoidismo;
  • Doenças do fígado;
  • Doenças da medula óssea – anemia aplásica, mielodisplasia ou câncer;
  • Doenças genéticas – hemofilia, trombocitopenias hereditárias.

Nestes casos as manchas costumam ser graves e variam de intensidade de acordo com o problema. e o tratamento deverá ser indicado pelo médico de acordo com o caso.

Mas geralmente os tratamentos são feitos com corticóides, remédios para regular a imunidade, tratamento de infecções, filtragem do sangue, transfusão de plaquetas ou retirada do baço.

 

Uso de medicamentos

 

Existem alguns medicamentos que interferem na coagulação do sangue ou na ação das plaquetas, gerando os hematomas.

Exemplos de medicamentos ou remédios que podem causar isso está no AAS, Paracetamol, Hidralazina, Clopidogrel, Tiamina, quimioterapia e medicamento anticoagulantes como Hiparina, Marevan e outros.

Nestes casos o médico deverá fazer uma avaliação e quem sabe fazer a substituição do medicamento.

 

Sintomas Apresentados

 

Com respeito aos sintomas que podem surgir juntamente com as manchas roxas na pele, geralmente, podem surgir outros sintomas quando de fato, se trata de um trauma provocado por uma pancada, tais como:

  • Inchaço no local da mancha,
  • Dor muscular ou pelo menos um desconforto,
  • Pele com uma temperatura mais elevada no local que é um sintoma de inflamação,
  • Dor latejante.

Em outras situações, as manchas podem simplesmente aparecer sem que apresentem outro sintoma. Nesse caso é preciso ficar atento, pois quando não se trata de algo preocupante, elas com o tempo vão desaparecer, mas se acaso, ao contrário disso, elas começarem a aumentar de tamanho, melhor é buscar por um médico para verificar o que pode estar acontecendo.

 

Manchas roxas em bebês, o que é

 

Muitas vezes acontece de o bebê nascer com manchas arroxeadas ou acinzentadas  em diferentes partes do corpo. Essas são as denominadas Manchas Mongólicas e não representam doença ou resultado de trauma.

Certamente próximo aos 2 anos de idade, essas manchas irão desaparecer do corpo da criança, sem a necessidade de nenhum tratamento. No entanto é aconselhado tomar pelo menos 15 minutos de sol diários.

Em contrapartida, poderão aparecer manchas depois do nascimento, e nesse caso poderá ser uma fragilidade capilar, uma pancada, ou em raras vezes uma doença de coagulação sanguínea.

Caso as manchas surjam em grande quantidade, doam e demorem para sair, é necessário, em primeiro lugar consultar um médico. E se necessário fazer o tratamento adequado.

 

Ficar em alerta

 

Quando as manchas roxas aparecem do nada no corpo, quando são persistentes ou aparecem com frequência, é preciso descobrir o que está acontecendo.

Em primeiro lugar é necessário prestar a atenção em outros possíveis sintomas associados.

Em segundo lugar, observar se há sangramento em outros pontos como gengivas, nariz, e ainda a presença de febre, fraqueza ou perda de peso. Esses sintomas podem ser alerta de presença de doença, e o médico deverá ser consultado para saber o que fazer.

Claro que é importante levar em consideração o histórico do paciente, para dizer se um hematoma é de risco ou não. Também o tempo que a mancha está ali, se há uso de medicamento, se há algum tipo de doença e  conhecer o histórico familiar com referência a isso.

O diagnóstico deve ser o mais breve possível, especialmente por existir a possibilidade de doenças mais graves como a leucemia aguda, por exemplo.

 

Como tratar manchas por traumas ou acidentes

 

De fato, o  ideal quando não em casos tão graves, é colocar gelo coberto com uma toalha para não queimar a pele,  pressionando o local.

Também poderão ser feitas massagens com cremes à base de mucopolissacarídeo. Porém neste caso é importante se certificar de que o paciente não apresenta alergias ao produto.

Em casos onde exista grande volume de sangue no local, não existe outra alternativa, a não ser buscar pelo médico.

Em casos onde as manchas já estão amais tempo, poderão ser feitas compressas mornas. E existem ainda outras possibilidades de tratamento como luz pulsada, LED médico, ultrassom estético entre outros.

Tratamento com pomada Hirudoid

Hirudoid é uma pomada para mancha roxa na pele bem específica.  Pois tanto pode ajudar a combater as manchas provocadas por traumas ou contusões, como para combater inflamações superficiais causadas após cirurgias ou aplicações de injeções. Ou em outras situações com tromboflebites ou flebites.

Substância ativa nesse medicamento

  • Hirudoid 300 – cada grama de pomada contém 3,0 mg de Polissulfato de Mucopolissacarídeo.
  • Hirudoid 500 – cada grama da pomada contém 5,0 mg de Polissulfato de Mucopolissacarídeo.

Como usar esse medicamento – aplique a pomada sobre a área da mancha, 3 a 4 vezes ao dia sempre com camadas finas para favorecer a absorção pela pele e acelerar o tratamento.

Valor desse medicamento – a embalagem com 40 gramas de pomada Hirudoid 500 tem um valor aproximado de R$ 25,00 reais.

A pomada Reparil

Reparil é mais uma pomada para mancha roxa na pele que pode ser recomendada pelos dermatologistas. Certamente esse medicamento é indicado para tratar de condições inflamatórias como:

  • Inflamações varicosas,
  • Flebites superficiais,
  • Dor na coluna vertebral,
  • Luxações,
  • Hematomas,
  • entre outras condições com inflamação.

Substâncias ativas nesse medicamento – cada grama da pomada Reparil contém:

  • 0,01 g de Escina,
  • 0,05 g de Salicilato de Dietilamônio.

Como usar esse medicamento -aplicar uma camada fina da pomada sobre a área da pele a ser tratada 2 a 3 vezes ao dia. Não aplique uma quantidade maior do que 20 gramas da pomada ao dia.

Efeitos adversos desse medicamento – o uso desse medicamento pode causar os seguintes efeitos adversos mais comuns:

  • Ressecamento da pele na área tratada,
  • Vermelhidão na pele,
  • Coceira,
  • Descamação,
  • Manchas avermelhadas na pele na área tratada.

Valor desse medicamento – a embalagem com 30 gramas da pomada Reparil tem um valor aproximado de R$ 21,00 reais.

A pomada Traumeel

Traumeel é um medicamento indicado para tratamentos de dor com inflamação causada por lesões diversas. Por consequência de entorses, contusões, hematomas, fraturas de osso entre outras condições com inflamação.

Substância ativa nesse medicamento – entre as substâncias que esse medicamento contém, destacamos:

  • Arnica Montana,
  • Chamomila Recutita,
  • Calêndula Oficinalis,
  • Hamamélis virginiana,
  • Atropa Bela-dona,
  • entre outras substâncias.

Como usar esse medicamento – a pomada deve ser aplicada sobre a região da pele a ser tratada 2 vezes ao dia, pela manhã e a noite. As aplicações devem ser feitas com camadas finas e ligeiras massagens.

Valor desse medicamento – a embalagem com 50 gramas da pomada Traumeel tem um valor aproximado de R$ 61,00 reais.

A pomada Trombofob

Trombofob é mais um medicamento em forma de pomada indicado para combater as manchas roxas na pele. Assim como em outras condições com inflamações, tais como: Flebite, tromboses superficiais, contusões, distensões entre outras situações.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama da pomada contém:

  • 50 UI de Heparina Sódica,
  • 2,0 mg de Nicotinato de Benzila.

Como usar esse medicamento – a pomada deve ser aplicada sobre a área da pele a ser tratada 2 a 3 vezes ao dia, sempre com camadas bem finas para favorecer a absorção pela pele.

Valor desse medicamento – a embalagem com 40 gramas de pomada Trombofob tem um valor aproximado de R$ 18,00 reais.

 

Bom, falamos sobre Pomada para Mancha Roxa na Pele.  Analogamente falamos também sobre situações mais graves dos hematomas e a necessidade de buscar por tratamentos adequados.

Com toda a certeza sabemos que algumas pessoas tem mais facilidade para apresentar hematomas ou manchas roxas pelo corpo. No entanto, cada caso é um caso, e precisa receber o tratamento adequado.