TAPETES DE CROCHÊ para sala para cozinha, banheiros e quartos



By Mari | abril 27, 2017.

Quando o desejo é investir em decoração os tapetes de crochê com certeza tem papel importante para deixar cada ambiente do imóvel mais charmoso e cheio de graça, pois esses tapetes conhecidos já de muitos anos, não perdem a graça mesmo com tantas outras opções em tapetes encontradas no mercado.







Confeccionados de forma artesanal, esses tapetes desde que entraram em cena ainda na idade média não deixam de dar o espetáculo, pois eles apresentam pontos bem diversos que garantem lindos detalhes para torná-los verdadeiras obras de arte graças as composições que enchem os olhos dos admiradores dessas peças.

A arte de crochetar exige muita habilidade de cada artesão, habilidades que só se consegue aperfeiçoar com a persistência e amor ao trabalho. O trabalho é feito com um fio especial muito resistente que é encontrado na cor natural e muitas outras cores, o que facilita ao artesão para preparar trabalhos com tapetes multicoloridos e cheios de graça.







Esses tapetes podem ser confeccionados em tamanhos e formatos bem variados, desde peças bem pequenas até modelos gigantes que são ideais para complementar a decoração da sala. Porém, por conta da versatilidade desses tapetes eles ficam bem também nos quartos, varandas, cozinha e até mesmo no banheiro, personalizando com muito bom gosto a cada um dos ambientes.

A arte do crochê é desenvolvida por muitos pontos, mas os mais básicos são num total de 4 pontos, são eles: Ponto Cornetinha, Ponto Baixo, Ponto Baixíssimo, Ponto Duplo.

Para Sala

Imagem 1- Esse tapete redondo de crochê é muito charmoso, detalhes modernos no barbante cru, modelo que combina com diferentes tipos de decoração valorizando muito mais o ambiente.

Imagem 2- Já aqui você tem um modelo redondo com detalhes de flores em crochê com tons no verde e marrom claro criando um belo contraste.

Imagem 3- Já esse modelo é muito discreto, detalhes modernos num belo trabalhado artesanal feito a mão, esse modelo vai poder valorizar todos os ambientes e decorações.

Imagem 4- No amarelo, esse tapete redondo em crochê criou um belo contraste nesse assoalho de madeira, um belo objeto decorativo para deixar sua casa muito mais bonito.

Imagem 5- No formato redondo, você tem um belo tapete com barbante cru com um trabalho moderno e discreto ao mesmo tempo deixando essa sala muito mais bonita.

Imagem 6- Um belo jogo de tapete com duas peças de crochê no barbante cru bem resistente, jogo moderno para colocar nos diferentes cômodos da casa.

Ponto correntinha – também conhecido por ponto corrente esse é o primeiro ponto a aprender se desejamos aprender a crochetar, pois sem conhecer essa técnica podemos esquecer que teremos sucesso com essa arte. Nos gráficos esse ponto é representado pelas letras “corr”.

Ponto baixo – esse ponto tem uma trama firme e é ideal para quem deseja fazer trabalhos que exijam um ponto mais fechado e no caso, mais firme. Esse ponto nos gráficos é representado pelas letras “pb”.

Ponto baixíssimo – esse ponto é empregado nas emendas de carreiras, nas terminações e para dar seguimento ao trabalho. Esse é um ponto sem volume, ou seja, apesar de importante, não aparece no trabalho, serve apenas como apoio a continuidade dos trabalhos. Nos gráficos para se trabalhar com o crochê esse ponto é identificado com as letras “pbx”.

Ponto alto – esse ponto tem uma trama média e é mais aberto que o ponto baixo. Esse tipo de ponto é usado em qualquer trabalho de crochê sendo bastante usado para criar os detalhes em relevo nas peças. A partir do ponto alto podemos criar o ponto alto duplo e o ponto alto triplo nos trabalhos feitos com a arte do crochê.

Esse ponto é identificado nos gráficos para trabalho em crochê com as letras “pa”.

Para Cozinha

Imagem 7- Para deixar sua cozinha muito mais bonita, voce tem aqui um jogo preto de croche com detalhes em flores na cor rosa criando um belo contraste.

Imagem 8- No barbante cru, aqui voce encontra um jogo com 3 peças de tapetes no barbante cru com detalhes bem discretos e modernos para deixar sua cozinha ainda mais bonita.

Imagem 9- Um jogo moderno e delicado ao mesmo tempo, com duas peças, esse jogo traz detalhes com rosas criando um lindo contraste no tapete.

Imagem 10- Esse jogo traz cores em tons no vermelho onde criam um belo contraste, jogo moderno para deixar sua casa mais bonita e sofisticada ao mesmo tempo.

Imagem 11- Um jogo moderno e delicado, com detalhes de flores, você tem nessa imagem um jogo com três tapetes lindos que deixam sua cozinha muito mais bonita.

Imagem 12- Nessa sala com piso claro, esse jogo de crochê criou um lindo contraste trazendo três tapetes lindos com crochês e detalhes onde deixaram essa cozinha muito mais bonita.

Imagem 13- Um jogo bem delicado para quem gosta de deixar a casa com uma decoração bem charmosa, detalhes com flores, cores delicadas que deram um charme maior.

O crochê devido à beleza de detalhes que pode apresentar conforme o gráfico que apresentar não está presente apenas nos tapetes, pois também encontramos essa arte nas almofadas, nas capas de eletrodomésticos, nos jogos de banheiro, guardanapos, toalhas de mesa e até mesmo nas cortinas.

Têm ainda os quadros decorativos, os detalhes nos jogos de cama especialmente nos quartos femininos e em muitos outros itens.

Mas voltando ao assunto dos tapetes de crochê, além dos formatos tradicionais como redondo, oval, retangular e quadrado para esses tapetes, ainda podemos optar pela confecção de modelos com formatos personalizados, e também estes tem opções bem variadas cada modelo com a garantia de satisfação dos usuários uma vez que esses tapetes podem ajudar a compor o tema decorativo para cada ambiente.

Por ser um acessório decorativo atemporal que oferece diversas possibilidades de pontos com seus detalhes, os tapetes de crochê combinam facilmente em qualquer decoração, e por isso, tem mercado garantido. Então, para quem tem necessidade de melhorar a renda familiar pode investir nesse trabalho e ganhar um bom dinheiro extra.

Uma prova de que esse trabalho rende bons lucros é a história de pessoas que desmotivadas com os salários baixos que recebiam numa empresa, desistiram da profissão para se entregar a arte do crochê. Hoje se sentem realizados e felizes por poderem mostrar o que podem fazer e serem recompensados pelo reconhecimento dos clientes fiéis.

Alguns estilos de tapetes

Tapete simples – como o próprio nome diz, esses tapetes podem apresentar formatos bem diversos e em geral são confeccionados com o barbante cru. Nesses tapetes tudo é mais simples, uma ótima idéia para quem está começando a desenvolver essa arte.

Nesse estilo de tapete os pontos que mais são usados são o ponto corrente e o ponto alto que valoriza a peça com alguns relevos.

Para Banheiro

Imagem 14-  O banheiro também é um comodo que precisa de uma decoração, e esse jogo de tapete rosa é uma ótima dica para deixa-lo muito mais bonito.

Imagem 15- Um jogo branco com detalhes no rosa pink e folhas de crochê, tapete moderno com barbante cru tendo aqui um jogo moderno e duradouro ao mesmo tempo.

Imagem 16- Para quem gosta de corujas, esse jogo é um verdadeiro charme, jogo de crochê em formato de coruja, peça linda e muito charmosa onde vai deixar sua casa ainda mais linda.

Imagem 17- Esse jogo traz detalhes com crochê e pelos, uma flor de crochê aplicada em cima deu um charme muito mais especial nesse lindo tapete.

Imagem 18-  Esse tapete é lindo e traz um trabalhado todo especial, uma linda peça artesanal feito a mão deixando sua casa muito mais bonita.

Imagem 19- Nessa imagem você encontra mais três dicas de jogos para deixar seu banheiro muito mais bonito e com uma decoração mais valorizada.

Imagem 20- Um jogo moderno com tapetes lindos trazendo detalhes com flores de crochê criando um belo contraste entre o barbante cru.

Tapete barroco – para esse tapete é usada uma técnica diferente, pois as peças são confeccionadas com o barbante de algodão. Por conta desses barbantes os tapetes ficam mais macios e mais valorizados especialmente pelo colorido que por vezes eles podem apresentar tornando-se uma peça de destaque na decoração de ambientes.

Tapete com bico duplo – para esse tapete a idéia é oferecer dois bicos o que dá a impressão de que um tapete foi confeccionado sobre o outro, porém, eles apenas são trabalhados com uma técnica diferente, o que torna as peças mais valorizadas e com isso, bem procuradas.

Tapete russo – esse tapete apresenta detalhes bem complexos com uma mistura de pontos. Com isso os tapetes oferecem camadas diferentes com pontos baixos e pontos altos, e também com pontos mais abertos, ou mais fechados ou pontos simples, uma verdadeira mistura de detalhes que deixam os tapetes espetaculares.

Tapete bordado – mesmo em um tapete de crochê podemos encontrar os detalhes bordados, pelo menos é o que mostra os estilos de tapetes bordados. Para confeccionar esses tapetes, primeiramente fazemos todo o trabalho com o crochê e só depois iniciamos com os detalhes em bordado que vão ficar sobrepostos para criar um efeito bem gracioso a cada peça, tornando-a uma verdadeira peça de arte.

Cores para os tapetes de crochê – como já adiantamos o barbante para crochê é encontrado nas cores bem diversas, além da cor natural. Por isso, com respeito as cores para os tapetes, certamente que elas podem ser variadas também.

Em geral os tapetes de crochê são confeccionados sob encomenda, e com isso, para quem desejar encomendar junto aos artesãos, basta informar à cor que desejar para esses tapetes levando em conta a decoração do ambiente onde ele será colocado.

Para os quartos

Imagem 21- O quarto é um ambiente de aconchego e que precisa de uma decoração para deixa-lo muito mais bonito, esse tapete redondo com tons em lilás é uma ótima dica.

Imagem 22- Um lindo quarto bem delicado onde o tapete de crochê rosa claro deixou esse espaço muito mais bonito, criando um ambiente mais aconchegante e moderno.

Imagem 23- Um lindo tapete redondo com um colorido todo especial, barbante grosso onde se torna muito mais resistente e duradouro, modelo que criou um lindo contraste nesse quarto.

Imagem 24- Tapete de crochê branco com detalhes no verde e laranja criando um contraste bem moderno, tapete lindo para deixar seu quarto muito mais bonito.

Imagem 25- Nesse quarto você encontra um tapete grande de crochê com tons no branco e preto, uma forma para deixar o ambiente mais moderno e valorizar a decoração.

Imagem 26- Tapete redondo colorido com barbantes no rosa, verde e branco, tapete lindo e delicado perfeito para colocar no quarto de menina.

Imagem 27- Esse tapete redondo n chão criou padrão com as cores do edredom em cima da cama, modelo lindo onde deu um charme a mais na decoração desse quarto.

Imagem 28- No rosa claro, esse tapete é lindo e traz um trabalho bem delicado e especial, perfeito para colocar no quarto deixando-o muito mais bonito.

Imagem 29- Um lindo e fofo tapete de crochê em formato de coruja, cores de barbantes delicados e modernos ao mesmo tempo.

Além dos modelos com uma cor somente, são confeccionados modelos bem charmosos combinando duas ou mais cores que confirmarão o charme na decoração de cada ambiente. Isso ainda sem contar que existem alguns modelos multicoloridos que ficam muito bem no quarto das crianças.

Dicas que podem garantir bons resultados

Para a sala – para uma decoração no estilo clássico, um tapete no formato redondo combinando a cor branca com preto, com um desenho temático no centro certamente é uma boa dica para garantir bons resultados nessa decoração. Porém é preciso observar os espaços da sala para que esse tapete não fique muito grande, pois para não perder a graça ele precisa ficar exposto por inteiro.

Para o quarto de meninas – tanto para o quarto infantil como para o quarto de bebê menina, um tapete redondo com as cores rosa e branco que são mais características do público feminino ficará muito bem na decoração, desde que os demais itens decorativos como jogo de cama e quem sabe os móveis também possam combinar.

E com respeito a crianças, dependendo dos modelos de tapetes, eles também podem contribuir nos ambientes com piso cerâmico que são mais frios. Esses tapetes são ideais para colocar os bebes para brincar no chão, pois protegem contra a umidade do piso.

E para quem desejar um tapete mais personalizado nesse ambiente poderá optar por um modelo de tapete com o formato de ursinho, ou coruja, borboleta, ou ainda outros formatos.

Depois disso tudo, você já deve ter percebido que para valorizar uma decoração dentro de casa, os tapetes de crochê oferecem ótimas opções em modelos e detalhes, não é mesmo? Pois então, se acaso você gostou dessa idéia, aproveite para fazer seus planos para providenciar esses tapetes.

Se acaso você já conhece a técnica do crochê, aposte nessa idéia e comece logo a confeccionar esses tapetes para sua casa. Pense que através de um trabalho decorativo para o seu lar, você poderá divulgar a sua arte para outras pessoas, e quem sabe, começar até a lucrar com tapetes comercializados na comunidade ou região.

Se acaso você tiver planos e aceitar essa idéia, mas precisa de alguma ajuda, aproveite para conferir os modelos de gráficos para trabalhos em crochê que encontramos nos sites especializados em artesanato na internet. Alguns desses sites também oferecem as imagens dos trabalhos realizados e também o passo a passo para quem está recém começando a aprender sobre essa arte.

Mas se você é o tipo de pessoa que admira essa arte, mas é bastante ocupado e não tem tempo para fazer esses trabalhos, o jeito é buscar pelas lojas de artesanato para conferir esses trabalhos de perto e então fazer algum negócio. Ou então, com um pouco de sorte deve ter alguém conhecido da família que trabalhe com o crochê e que poderá facilitar nos valores.

Mas enfim, sobre esses tapetes e sua arte, você agora já sabe, então tire suas conclusões, e decida pelo melhor.








Leia também...