COZINHA COM ILHA NO MEIO : 30 ideias para ter a cozinha perfeita



By Mari | dezembro 13, 2016.

Cada vez mais as cozinhas com ilha no meio fazem parte de uma decoração nos móveis modernos, porém, é preciso entender que esse tipo de decoração fica muito bem se o ambiente é mais amplo, uma vez que precisamos respeitar um espaço ideal ao seu redor até mesmo para facilitar a circulação.







A ilha é um móvel bastante versátil que fica mais isolado dos demais móveis na cozinha, pelo menos nesse caso de sua localização no centro, pois ainda existe a opção de acomodá-la em um lado da cozinha. A ilha em geral é composta de um cooktop, pia para lavar louça, forno embutido, forno microondas também embutido e ainda traz uma bancada que pode contribuir com espaços tanto para o preparo dos alimentos como para servir as refeições, mas nesse caso também precisamos providenciar as banquetas.

É bem verdade que uma ilha oferecendo espaço para cooktop e pia de lavar louça não é uma regra, apenas uma opção, e se esta for aceita, é importante que se planeje o encanamento de água e esgoto para a pia, bem como a instalação elétrica para que tanto o cooktop como os demais aparelhos elétricos possam funcionar com perfeição. Essas instalações precisam ficar ocultas, portanto, o planejamento é necessário.







Alguns modelos para essas ilhas podem até ser projetadas apenas como um móvel auxiliar, e nesse caso, apenas trazerem os armários, gavetas, além de um amplo espaço superior para trabalhar no preparo dos alimentos e também o espaço para as refeições, nada mais que isso, porém, tudo é questão de seguir um projeto de acordo com o que se deseja.

Pelo fato de que o fogão cooktop vai funcionar em cima desse móvel e muito provavelmente o ambiente da cozinha vai estar interligado com a sala, também é importante providenciar uma coifa que ficará instalada sobre o cooktop, dessa forma o cheiro das frituras não vai se propagar para os demais ambientes do imóvel.

Imagem 2 – As cozinhas com ilhas no meio são cozinhas com decorações mais modernas e sofisticadas, geralmente com os móveis planejados, como esta abaixo, possuindo ainda os eletrodomésticos todos embutidos e bem arrumados.

Imagem 3 – São diversos modelos de ilhas que você pode usar na decoração de sua cozinha, pequenas, grandes, depende do que você preferir, esta da imagem abaixo possui um modelo grande com o fogão embutido e possuindo gavetas para guardar os utensílios da cozinha.

Imagem 4 – Podem ser ilhas fechadas em granito, ou ilhas no estilo desta abaixo, que é ainda mais moderna, ela pode servir como base pra embutir o fogão cooktop e também como uma pequena mesa para as refeições diárias.

Imagem 5 – Aqui a ilha possui um modelo bem versátil também, podendo servir como mesa ou para embutir o fogão cooktop, depende de como você preferir usar,aqui ela está sendo usada como uma mesa para duas pessoas, a cozinha está com uma decoração toda planejada também e moderna.

O ambiente da cozinha é considerado o “coração” do imóvel residencial, e por isso, ele precisa não apenas ser elegante, mas acima de tudo funcional para facilitar o trabalho no momento de preparar as refeições. Além disso, por natureza esse ambiente exige maior luminosidade, seja natural como artificial e, por isso, também precisamos nos preocupar com isso.

Esse ambiente precisa em todos os sentidos contribuir para que a pessoa encarregada de preparar os alimentos sinta o máximo do prazer para esse trabalho, e para que essa decoração funcione como se deseja, a harmonia entre espaços, beleza e funcionalidade precisa ser completa.

Temos ainda que pensar no seguinte: em geral uma cozinha com ilha é integrada a sala, e com isso, é muito comum que outras pessoas mesmo não estando envolvidas na cozinha queiram conversar com quem está trabalhando no local. Pois uma decoração com ilha, especialmente se ela é provida de bancada para refeições dá esse direito para que outras pessoas se aproximem para conversar sem atrapalhar o trabalho.

Cores para a decoração – para valorizar mais a luz natural, a ideia é investir sempre em uma decoração onde as cores suaves com tons claros se destaquem, pois além de tornar o ambiente mais alegre e iluminado ainda contribuirá para causar uma sensação de amplitude.

Imagem 7 – Nesta decoração abaixo, a ilha foi bem útil também, ela serviu como uma mesa com três banquetas, e também serviu como base para embutir o fogão cooktop e a pia de lavar louças também, ficou muito legal, os móveis planejados com eletrodomésticos embutidos.

Imagem 8 – Cozinha com um espaço bem grande disponível, com os móveis bem diferenciados, em madeira com tom claro e granito preto destacando bem e contrastando, a ilha no centro da cozinha nos mesmos materiais servindo como pequena mesa.

Imagem 9 – Aqui a ilha possuiu um modelo bem grande, mas que serviu apenas para embutir o fogão cooktop e para instalar a pia para lavar louças, a pequena mesa para as refeições diárias foi embutida na ilha, e repare que os eletrodomésticos foram embutidos na parede.

Imagem 10 – Aqui nesta decoração, a ilha com um formato diferenciado, servindo de um lado onde ela é aberta como uma pequena mesa par as refeições diárias, e no outro lado com gavetas para guardar os utensílios da cozinha, muito versátil e combinou bem com a decoração.

Imagem 11 – A cozinha na imagem abaixo possui uma decoração muito moderna, com os móveis planejados e embutidos, com eletrodomésticos embutidos também e tudo combinando, com detalhes decorativos dando o toque especial, e a ilha com o cooktop embutido.

Imagem 12 – Mais uma ilha com um formato maior, que está servindo aqui como uma mesa com três banquetas e como base para embutir o fogão cooktop com coifa em um modelo bem diferenciado, a decoração com nichos em madeira com objetos decorativos.

Com respeito à ilha que vai fazer parte da decoração, ela pode ser construída no local com o uso de alvenaria revestida com material especial, além de bancadas em material diferenciado, ou podemos optar por uma ilha fabricada sob planejamento na indústria, e, nesse caso ela pode ser em madeira maciça, ou MDF, MDP, e ainda trazem uma bancada com material de escolha do cliente.

Boas sugestões em material para tornar essa ilha bonita e muito moderna não faltam, mas é preciso entender, nesse caso, de que cada modelo com o material usado na fabricação, logicamente tem o seu valor bem respectivo.

Sabemos que hoje em dia poucas pessoas se contentam com pouco, pois a busca pela comodidade dentro de casa é incessante e sempre se exige cada vez mais numa busca pela satisfação do próprio eu. Por isso, com respeito a modelos de decoração, a palavra mágica é exclusividade, ninguém mais aceita copiar idéias.

Hoje a indústria oferece soluções para cada situação no imóvel, seja para espaços mais compactos como para grandes ambientes, e os móveis em geral são fabricados com o MDF ou o MDP que são materiais alternativos que substituem com muito êxito a madeira maciça.

Imagem 14 – Mais uma cozinha com a ilha bem grande servindo como mesa e também para o cooktop, os móveis planejados, com eletrodomésticos embutidos, e itens decorativos bem coloridos combinando com alguns eletrodomésticos da cozinha.

Imagem 15 – Os móveis estão cada vez mais modernos e diferenciados para complementar decorações de cozinhas modernas e sofisticadas, esta cozinha abaixo ficou belíssima, com vários objetos decorativos, e a ilha com o cooktop embutido e uma mesa pequena embutida também.

Imagem 16 – Nesta decoração aqui também, a ilha na cozinha também possuiu a mesa pequena para refeições diárias embutida e o fogão cooktop embutido também com coifa, a parede toda detalhada com papel de parede e portas em madeira, a mesa bem moderna também com cadeiras coloridas.

Imagem 17 – Mais uma ilha com fogão embutido e uma mesa em madeira embutida ao redor também, ficou bem diferenciado e poupou espaço da cozinha, tendo mais espaço para colocar outros móveis, como foi colocado o armário embutido com um painel em madeira.

Imagem 18 – Mais uma cozinha que serve como inspiração às pessoas que buscam por dicas de decorações de cozinhas modernas, com os móveis todos planejados e eletrodomésticos embutidos, ilha com fogão e mesa embutidos, e deixando tudo bem organizado e combinando.

Imagem 19 – A decoração desta cozinha está bem parecida com a decoração da cozinha da imagem acima, com o formato da cozinha retangular, possuindo móveis nas duas paredes paralelas e a ilha no centro servindo como uma pequena mesa e fogão embutido.

Imagem 20 – Aqui também, a cozinha no mesmo formato, com móveis e eletrodomésticos embutidos nas paredes maiores paralelas e no centro a ilha servindo também como uma mesa um pouco maior e o fogão embutido na ponta da ilha com coifa.

Para atender então a esses anseios, com certeza o mercado também oferece soluções em materiais para atender a todo gosto e bolso, por isso, essas cozinhas com ilha no meio podem ser decoradas de uma forma bem simples, sem desmerecer suas qualidades, mas também tem opções para uma decoração luxuosa e muito moderna. Por isso é preciso pesquisar e conhecer esses materiais para organizar a decoração de acordo com o estilo escolhido no projeto.

Alguns padrões – independente dos espaços no ambiente da cozinha, para que uma ilha com bancada de alimentação ou sem ela possa oferecer a comodidade que se espera e contribua com a decoração, pelo menos algumas medidas padrão ela precisa oferecer, tais como:

Altura – a altura para essa ilha é de 110 cm para um modelo alto provido de bancada para alimentação enquanto que as banquetas devem ter uma altura de 75 cm. Além disso, ela deve apresentar uma distância mínima de 80 cm da altura do ponto da luminária que ficará colocada acima dela no teto.

Distância de outros móveis – ainda para maior comodidade de quem vai trabalhar na cozinha a ilha precisa ficar com pelo menos 120 cm de distância de outros moveis, e ao redor onde não houver móveis, o ideal é manter pelo menos com 80 cm de distância das paredes, com isso, haverá bastante espaço para circular.

Imagem 22 – Esta ilha aqui possui um modelo bem moderno, combinando o granito com o inox, fazendo com que ela fique bem resistente e servindo perfeitamente como base para embutir o fogão cooktop que combinou perfeitamente, os móveis todos combinando também.

Imagem 23 – A ilha geralmente sempre é escolhida com um modelo que combine com o restante da decoração e dos móveis, veja só na imagem abaixo como ela combinou com a decoração desta cozinha com móveis e decorativos em tons mais escuros de cores.

Imagem 24 – Aqui nesta cozinha, a ilha também combinou com a decoração, mesmo com alguns detalhes sendo bem chamativos, como a geladeira e outros eletrodomésticos da cozinha, a ilha fico num modelo combinando com os armários da pia, e ela serviu também como mesa e para embutir o cooktop.

Imagem 25 – Já aqui nesta decoração de cozinha, a ilha diferenciou, ao invés de combinar com o restante dos móveis e decoração, ela veio com um modelo e cor dando destaque na decoração, e deixando o ambiente mais colorido e alegre.

Para quem optar por um balcão com pia fora da ilha, a altura para essa bancada deve ser da mesma altura da bancada da ilha, isso para confirmar a harmonia da decoração. Ainda para ajudar nessa decoração os eletrodomésticos como fogão, geladeira e os demais aparelhos presentes precisam estar dispostos de forma a facilitar o trabalho, ou seja, sempre que possível a altura das mãos.

Alternativas para cores na cozinha

Cozinha com ilha e bancada de granito – uma alternativa muito moderna e que certamente agrada na decoração é uma cozinha provida de ilha central e bancada de granito cinza, uma ótima ideia tanto para ambientes pequenos como mais amplos. Ainda para contribuir com a sofisticação podemos apostar em outras cores com tons claros que permitam deixar o ambiente iluminado e cheio de vida.

Cozinha com ilha e bancada de Selestone – muita gente já conhece sobre as boas características do Selestone, uma pedra industrializada que é bastante resistente a manchas e riscos. Pois uma ilha com bancada projetada com esse material fica simplesmente magnífico, o custo pode ficar um pouco mais elevado, mas vale a pena investir.

Bom como as ideias para os móveis e as cores dessa decoração são bem variados, tornamos a lembrar de que para não errar quanto ao estilo, cores e tamanhos dos móveis que vão compor essa decoração, é imprescindível que se busque por um bom projeto decorativo onde tudo vai estar devidamente definido e com todas as medidas calculadas para não haver erros e toda a decoração funcionar na perfeita harmonia.

Imagem 27 – Já aqui nesta decoração, a ilha deu destaque, mas ao mesmo tempo ficou em um efeito tom sobre tom com a parede azul clarinha, com um formato diferenciado que de um lado serviu como uma pequena mesa, e do outro serviu como pia de lavar louças.

Imagem 28 – Esta cozinha aqui já possui uma decoração toda combinando novamente, com detalhes me madeira e inox nos móveis, inclusive na ilha, com fogão, forno e pia de lavar louças embutidos, o eletrodoméstico que deu destaque aqui nesta cozinha foi a geladeira colorida.

Imagem 29 – Aqui nesta decoração a ilha também combinou com o restante da decoração, com o material da ilha combinando com o material dos armários da cozinha, com o cooktop embutido e servindo como mesa pra duas pessoas, e os itens decorativos dando os toques de cor.

Imagem 30 – Para terminar, esta bela e moderna decoração, com uma ilha bem grande e diferenciada com o fogão e forno elétrico embutidos, com alguns eletrodomésticos embutidos na parede também ao lado da pia, e uma pequena mesa de madeira embutida ao lado da ilha com duas banquetas.

Independente afinal de modelos, tamanhos e opções em materiais para construir a ilha e os demais móveis que vão compor a decoração da cozinha, sabemos que esse não um investimento com valor acessível, por isso, no momento de buscar pela empresa que irá efetuar o trabalho de fabricação e montagem dessa cozinha, antes mesmo de projetar essa decoração, busque por empresas especializadas que possam dar provas de garantia para esse investimento.

Lembre-se que para o sucesso dessa decoração seja comprovado, é preciso uma combinação de qualidade no trabalho e também qualidade dos materiais empregados na nesses moveis.

Seja para uma cozinha estilo rústico clássico ou moderno, já adiantamos de que soluções existem e são bem diversas, mas é preciso investir em qualidade sempre para não se arrepender mais tarde.

Sabemos que toda a decoração depende de ideias corretas e bons planejamentos, por isso, planeje com calma, não se apresse, e a menos que se tenha uma boa experiência no ramo de decoração, busque ajuda e invista em qualidade, mesmo que o seu plano seja uma decoração mais simples no imóvel.

Inspire-se nas ideias – para sanar as dúvidas sobre esse tipo de decoração de cozinhas com ilha no meio, hoje em dia temos as vantagens da internet que oferecem dicas bem preciosas de como investir bem nesse tipo de decoração de cozinha moderno. Além disso, podemos contar com imagens inspiradoras para ajudar em nossas próprias ideias e assim investirmos com mais consciência.

Quem sabe ainda, nesses mesmos sites especializados em decoração você vai encontrar o modelo de cozinhas com ilha no meio que irá ficar bem em seu imóvel, mas para isso, é preciso tirar tempo para pesquisar, e depois planejar um bom orçamento para que tudo no final fique conforme o desejado.








Leia também...