Atividades de Alfabetização 1 ano abcdário

Olá, vamos falar um pouco sobre Atividades de Alfabetização 1 ano abcdário, com o intuito de ajudar a clarear a mente, garantindo atividades ainda mais interessantes e que realmente despertem no aluno a vontade de aprender e descobrir.

Para escolher as atividades de forma adequada, é importante estar atento às necessidades dos alunos, sempre estando disponível a reforçar e revisar conteúdos, sempre que necessário.




É importante buscar por atividades que estejam de acordo com os  conteúdos essenciais da grade curricular, focalizando em desenvolver  no aluno o raciocínio lógico, o despertar do espírito de criticidade e investigativo sobre o eu e a comunidade.

Conhecendo a vogais

A leitura das letras do alfabeto e a interpretação de textos, são focos que ajudam a despertar os vários campos da aprendizagem no aluno em fase de alfabetização. E a atividade abaixo pode ser uma ajuda e tanto!!!


Começar com as vogais é uma maneira ainda mais fácil de fazer com que as crianças entendam mais tarde a junção das letras através dos seus sons. E aqui você tem uma atividade sensacional.

Estas podem ser atividades aparentemente muito simples, mas que sem sombra de dúvidas irá ajudar seus alunos a entenderem e memorizarem de maneira mais interessante e gostosa as 5 vogais do alfabeto.

Relacionando a letra inicial com a imagem, a criança sem perceber está internalizando o som, a organização e sequência das letras numa palavra. Além de que irá reconhecer ainda melhor a letra e buscar usá-la de maneira correta.

Acrescentando mais palavras ao vocabulário das vogais, mostrando para o aluno que existem muitas palavras que começam com a mesma letra e tem sentido completamente diferente.



Consoantes e sílabas

Trabalhar as famílias silábicas sempre é uma excelente caminho para ensinar os pequenos a ler e escrever da maneira correta. A pronúncia relacionada com a escrita, sempre vai facilitar. E aqui você tema família do B.

A família do C sempre é um motivo de certa confusão na cabeça dos pequenos, pois enquanto CE e CI tem som de C, CA, CO e Cu trazem o som de Q. E isso precisa ficar bem claro na mente da criança desde o princípio.

A família do D é divertida e interessante, pois lembra de muitas coisa interessantes como dado, dedo, dinossauro, doce e duende. É importante inserir no aprendizado do aluno tanto a letra caixa alta como a gráfica e manuscrita.

É importante conversar com os alunos sobre o alfabeto, o que é, quais são as letras que o compõe, os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e sua utilização enquanto meio de comunicação.

A família do G também traz certa complexidade, pois enquanto a GE e Gi trazem um som, GA, Go e Gu trazem outro som. E isso, se não for bem trabalhado pode confundir a cabeça dos pequenos.

O H é a letra que não tem som mas é essencial no início de algumas palavras e nomes próprios, e também é encontrada no meio de muitas outras palavras. Como ensinar? Através de atividades interessantes!!!!

Para crianças com dificuldade de memorização, é muito importante usar da repetição para que possam internalizar. E as atividades precisam ser bem criativas e interessantes para despertar a vontade de aprender.

Como já falamos, ensinar o aluno a ler as imagens e símbolos é de fundamental importância, e depois você poderá desafiá-lo a copiar as palavras e símbolos descritos na tabela e também dar um tempinho para pintarem os desenhos.

Na Educação Infantil o professor precisa usar de muita criatividade para colaborar no ensino aprendizagem do aluno. Usando tabelinhas das famílias silábicas, letras do alfabeto móvel, desenhos, brincadeiras e joguinhos, a aula poderá ser um sucesso.

Atividades como estas aqui apresentadas puxam primeiramente para a leitura e a partir desta, a memorização, cópia, criação de novas palavras e muito mais para garantir o aprendizado na sua plenitude.

É interessante também, junto com a imagem apostar em outras atividades como cantar musiquinhas, versinhos e outras atividades interessantes que fazem a criança despertar para o aprendizado.

Bom, aqui você tem a família alfabética toda com suas complexidades ou simples, elas são realmente bem interessantes, e você poderá imprimir no tamanho que desejar para dar uma cópia para cada um dois seus alunos.

Essas tabelas também são uma boa sugestão de atividade de casa para que as crianças aprendam a ler, memorizar e escrever da maneira correta.

É a partir de atividades como estas, que as crianças começam a dar os primeiros passos para o aprender a ler e escrever. Essas dão início ao processo de alfabetização.

Além de aprender a ler e escrever o código de comunicação que é o alfabeto, a criança também começa a juntar esses códigos e também começa a interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.

Através de atividades interessantes e dinâmicas, é possível tornar o aprendizado infantil mais interessante e facilitado, e para isso é importante ter algumas alternativas que sejam aliadas nesse processo.

Então, Agora você já tem uma atividade para cada letra do alfabeto e suas famílias, garantindo mais uma maneira interessante de facilitar o aprendizado das crianças.

Aposte em Atividades de Alfabetização 1 ano abcdário que realmente lhe ajudem a otimizar o seu trabalho em sala de aula.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

Atividades de Alfabetização 1 ano abcdário



Leia também: