Cirurgia para nariz grande Rinoplastia antes e depois

 

A cirurgia para nariz grande é indicada para pessoas que tem esse órgão grande demais ou muito pequeno. Durante o procedimento podem ser realizados outros procedimentos como correção do septo nasal e retirada de carne esponjosa, que contribuem para algumas doenças.

Esse tipo de  cirurgia plástica pode ser feito de duas formas, sendo que cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.

Com a cirurgia é possível fazer algumas modificações, tais como:

  • Aumentar ou diminuir o nariz,
  • Dar maior projeção para a ponta do nariz,
  • Afinar as asas nasais,
  • Diminuir a giba óssea.

Enfim, a ideia é oferecer uma nova aparência ao paciente. Apesar de ser uma cirurgia bastante procurada pelas mulheres, também existem homens que se sujeita a ela, seja por necessidade ou por caprichos mesmo.

Técnicas Utilizadas

 

Existem duas técnicas cirúrgicas utilizadas pelos médicos. Sobre elas, vamos então, tecer alguns comentários, veja à seguir:

  • Cirurgia Aberta –  para esse procedimento, o médico fará um corte na parte inferior do nariz, logo acima do lábio. Feito esse corte, ele puxa todo o revestimento do nariz para ter maior visibilidade.

Essa técnica da Rinoplastia é mais recomendada quando existe a necessidade de maiores alterações no formato do nariz.

Cirurgia Fechada – esse é um procedimento que exige trabalho de um verdadeiro profissional. Trata-se de um procedimento cirúrgico que é realizado sem que o cirurgião possa observar o que está fazendo.

Para essa técnica, existem algumas vantagens, pois na verdade, a cirurgia é mais rápida e no final a cicatriz praticamente não existe. Por conta disso, a recuperação do paciente é mais rápida e consequentemente os transtornos se tornam menores também.

 

Cirurgia para Para diminuir o nariz

 

Para as situações em que o paciente deseja diminuir seu nariz são feitos implantes de próteses ou enxertos de cartilagem, enquanto que para diminuir o tamanho desse órgão é necessário a retirada de partes da cartilagem ou lixamento do osso, segundo as necessidades.

Podemos perceber uma boa diferença na ponta do nariz
cirurgia para afinar o nariz grande
Nariz mais arredondado e menos saliente, combinando bem com o rosto
fernanda souza cirurgia no nariz
Outra imagem que demonstra o sucesso na cirurgia,

Durante a cirurgia : Antes da cirurgia o paciente recebe anestesia local ou geral, sendo que nesse segundo caso é necessário a intubação para respiração artificial.

A cirurgia pode durar até 2 horas ou pouco mais, dependendo do problema a ser resolvido.

Leia também: Cirurgia para orelha de abano para diminuir a orelha

Exames importantes: Como qualquer procedimento cirúrgico o paciente precisa ser submetido a alguns exames para garantir sua segurança, tais como:

  • Exame de sangue
  • Avaliação cardiológica
  • Dosagem de sódio, potássio,
  • Exame de Imagem como a Tomografia computadorizada para avaliar melhor a estrutura nasal,
  • entre outros exames que podem variar de acordo com os demais procedimentos na cirurgia.

Além disso, para o preparo do paciente para a cirurgia, este deverá jejuar por no mínimo 8 horas. Porém, sobre esse jejum, apenas o médico poderá informar levando-se em conta o estado clínico do paciente.

Também é importante lembrar que os pacientes que fazem uso de medicamentos anti-coagulantes devem suspender a administração por no mínimo 7 dias. Ou então, de acordo com a recomendação do médico responsável.

Fotos de Rinoplastia antes e depois

 

 

fotos antes de depois da rinoplastia
De um nariz menos aparente para um nariz mais saliente e proporcional ao rosto
fotos de rinoplastia antes de depois afinamento do nariz
De um nariz mais rechonchudo para um nariz menos aparente, mas bem proporcional
fotos de rinoplastia antes de depois diminuir o nariz
De um nariz mais afilado e saliente, para um nariz arredondado combinando bem com o formato do rosto
fotos de rinoplastia antes de depois em adolescente
Aqui podemos ver uma diferença bem aparente no dorso nasal da muher
fotos de rinoplastia antes de depois
De um nariz mais cheio no rosto, para um formato mais afilado para combinar com o rosto

Cuidados pós-cirúrgicos

Após a cirurgia para Nariz grande: Depois da operação, certamente o médico irá recomendar alguns cuidados primordiais para o paciente. Estes são extremamente necessários, pois como toda a cirurgia, existem alguns riscos de complicação, especialmente quanto à infecções.

Além disso, o paciente precisará de muita paciência para suportar as dificuldades com a respiração. Sabe-se que pelo menos nos primeiros 7 dias pós-cirurgia, a respiração é difícil devido aos coágulos que se formam nas narinas.

Felizmente, com o uso dos medicamentos descongestionantes recomendados pelo médico, o problema essa dificuldade diminui gradativamente aliviando os transtornos.

Quanto a alimentação, é importante evitar a mastigação nesses primeiros 7 dias de recuperação. Por isso, certamente o médico irá recomendar uma alimentação mais pastosa para facilitar a deglutição enquanto o paciente se restabelece.

Além disso, é importante que o paciente guarde repouso moderado pelo menos durante os primeiros 15 dias de recuperação. Em geral, salvo alguma complicação, o paciente já poderá voltar às atividades rotineiras e também ao trabalho.

Entretanto, as atividades com maior esforço físico, só serão possíveis, após 60 ou 90 dias depois da cirurgia. Ademais, o médico deverá ser visitado para avaliar o quadro clínico do paciente e então, liberá-lo.

Preço da Cirurgia

No que diz respeito à cirurgia para nariz grande, é preciso levar em conta alguns fatores, tais como:

  • Local onde será feita a cirurgia,
  • Técnica que será utilizada,
  • Profissional que fará o procedimento,
  • Outros procedimentos que poderão ser incluídos,
  • Valores de internação,
  • Anestesistas,
  • entre outros fatores.

O que é preciso entender é que muitas vezes, o barato, sai caro. Apesar de ser aparentemente simples, uma cirurgia do nariz precisa ser feita por um profissional, de fato, capacitado.

Além disso, não podemos descuidar com o local onde é feita a cirurgia. Então, para quem pretende fazer uma cirurgia de estética, é importante estar preparado para investir em qualidade.

Falando então de preços para essa cirurgia, essa pode variar de R$ 12.000,00 reais a R$ 25.000,00 reais. Porém precisamos desconfiar de profissionais que oferecem a cirurgia com preços muito baixos.

Diante desses valores, existem aquelas pessoas que se perguntam se essa cirurgia pode ser feita pelo SUS. Na verdade, a resposta é não, salvo algumas exceções.

O SUS só dá prioridades para casos em que existe a real necessidade de uma Rinoplastia, como, por exemplo, um desvio de septo.

Além disso, é preciso ter paciência e aguardar na fila de espera. Nesse caso, cada paciente é avaliado para saber da emergência de uma cirurgia.

 

Tempo de Recuperação

 

Quanto ao período de recuperação do paciente, em geral após no máximo 90 dias, ele já está liberado para as atividades normais. Porém, isso depende de tudo correr dentro do previsto e não existir complicações.

Entretanto, existem casos quando o paciente apresenta a pele mais sensível que os resultados finais só aparecem depois de 2 anos.

A partir de que idade pode fazer

 

A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, idade em que o desenvolvimento do facial do paciente já está concluído.

É claro que também existem as exceções. Por isso, se uma criança se encontra com algum tipo de complicação que compromete a sua respiração, certamente que a cirurgia será recomendada mais cedo.

Cuidados extras …

Nessa primeira semana após a cirurgia o repouso deve ser absoluto com uma alimentação a base de alimentos que não exijam mastigação mais forte, para evitar maiores sofrimentos.

Quanto as dores, essas podem ser suportadas com os analgésicos receitados pelo cirurgião.

Entre outros cuidados a ser tomado pelo paciente, este também deve evitar abaixar a cabeça bruscamente, e também não poderá assuar o nariz. Já para as horas de sono, é desaconselhável dormir de bruços.

Na hora dormir, também existem alguns cuidados a serem observados. Nesse caso, pelo menos nos primeiros 5 dias de recuperação, é importante dormir com a cabeça mais elevada.

Esse cuidado é importante para evitar possíveis sangramentos e complicações maiores para o paciente. É importante lembrar que se ocorrer esse tipo de acidente, existe o risco de o paciente aspirar o sangue para o pulmão.

Além disso, ao dormir com a cabeça mais elevada, a língua do paciente fica em uma posição que favorece a respiração. Para segurança do paciente e o sucesso da cirurgia, o conselho é que o paciente durma de barriga para cima e nunca de lado ou de bruços.