COMO USAR: Óleo de gengibre para combater a caspa

Usar o óleo de gengibre para combater a caspa pode garantir resultados surpreendentes tanto para combater a caspa como para fortalecer o couro cabeludo, e isso, graças às propriedades antiinflamatórias que o gengibre possui. Além disso, essa raiz contém outros nutrientes como as vitaminas e minerais para contribuir não apenas com a saúde dos cabelos como de todo o organismo.

Por conta dos muitos benefícios que essa raiz preparada como chá, combinando em sucos ou mesmo na alimentação oferece a saúde, não podemos nos ater apenas ao óleo para combater a caspa, por isso, vamos um pouco mais além.

O óleo de gengibre é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas para quem tem essa planta à disposição ou encontra ela no mercado pode preparar esse óleo em casa, o que se tornará mais barato e mais garantido.

Sobre a raiz – o gengibre segundo se tem notícias é usado a mais de 3 mil anos e o seu consumo regular contribui para prevenir e combater muitas doenças, uma vez que dentre os seus nutrientes ele também oferece propriedades antioxidantes e sendo assim, previne e combate as células do câncer especialmente de pele.

oleo de gengibre para caspa 490x301 COMO USAR: Óleo de gengibre para combater a caspa

Sabemos que a caspa é um problema que praticamente todo mundo enfrenta pelo menos em uma fase da vida, mas se ingerirmos o chá de gengibre ou mesmo preparado em sucos podemos prevenir esses transtornos no couro cabeludo, e, além disso, o óleo preparado com essa raiz também favorece com muita eficácia.

O que é a caspa – a caspa aparece por conta do processo de descamação provocado pelas células mortas que precisam dar lugar as células novas. Na verdade as células do couro cabeludo são muito pequenas a ponto de em uma situação normal passam despercebidas.

Porém, quando existe algum tipo de inflamação na pele do couro cabeludo o indivíduo perde escamas maiores com uma coloração esbranquiçada o que denominamos de caspa. Em problemas mais avançados ocorre o que denominamos Dermatite Seborréica que é um estágio mais avançado da caspa e pode afetar tanto os cabelos secos como os cabelos oleosos.

A presença de caspa na cabeça também pode causar a perda de cabelos, porém a preocupação maior é com o estágio mais adiantado que além da caspa aparecer com maior intensidade causa uma perda de cabelos mais acentuada ainda.

A caspa não tem cura – como se sabe, a caspa não pode ser curada em sua totalidade, mas pode sim ser controlada para que o indivíduo conviva com ela sem transtornos, porém para que um tratamento seja eficaz, é preciso usar o medicamento correto.

Como já adiantamos, o óleo de gengibre é uma das opções bastante vantajosas para devolver a saúde e a beleza dos cabelos, desde que o tratamento seja persistente. E não fica nisso, pois por devolver a saúde aos cabelos, o uso do óleo também promove o crescimento rápido e cheio de vigor, uma vez que todo o couro cabeludo fica bem nutrido.

O óleo em geral é passado diretamente no couro cabeludo e não nos cabelos. Nesse caso, passamos o óleo e com a ponta dos dedos fazemos massagens com movimentos circulares para estimular a região.(AINDA SOBRE O ASSUNTO: Como acabar com a caspa no cabelo 12 receitas que ajudam ).

Depois de passar o óleo e massagear por pelos 10 minutos durante a noite antes de ir para a cama, providencie uma toca para cobrir a cabeça para que esse óleo possa agir enquanto você dorme. No dia seguinte, basta lavar a cabeça com água quente e co xampu de sua preferência.

O tratamento para dar certo precisa ser continuado por pelo menos 15 dias, mas dependendo do seu caso, os resultados já começam a ser percebidos logo nos primeiros dias do tratamento.

Receita para o preparo desse óleo – providencie um pedaço de raiz de gengibre de aproximadamente 8 cm. Além disso, tenha mãos em mãos 100 ml de azeite de oliva extra virgem.

Rale bem a raiz do gengibre e coloque-o em um recipiente com tampa para misturá-lo ao azeite de oliva. Deixe em local escuro por pelo menos 5 dias antes de começar a usar sem precisar coar.

Basta então passar o óleo no couro cabeludo e deixar agir para em pouco tempo começar a perceber os resultados.

Outra receita de óleo – Providencie um pedaço de aproximadamente 6 cm de raiz de gengibre sem a casca preferencialmente fresco e também 1 colher de óleo de gergelim que podemos encontrar nas lojas de produtos naturais.

Rale o gengibre no ralo bem fino e misture uma 1 da raiz com a colher de óleo de gergelim. Aguarde alguns minutos e então com a ajuda de um chumaço de algodão passe sobre o couro cabeludo fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos.

Deixe esse óleo agir por algumas horas, e se for possível faça o tratamento a noite e proteja a cabeça para dormir enquanto o óleo vai agir. No dia seguinte, é só lavar a cabeça com água morna e o xampu de sua preferência.

Outros benefícios do óleo – para quem imagina que o óleo de gengibre funciona apenas para combater a caspa, é por que não conhece as propriedades dessa raiz. Com o óleo de gengibre podemos combater a enxaqueca com resultado rápido e bastante eficaz. (LEIA TAMBÉM: Peeling capilar caseiro para recuperar a força e o brilho ).

Com o mesmo óleo de gengibre podemos fazer as massagens no corpo para combater as dores musculares e as dores reumáticas. Por conta ainda de suas propriedades, o gengibre é um excelente hidratante para a pele e ajuda a combater as manchas no corpo como também as acnes e espinhas.

Por ser um excelente hidratante para a pele, o uso de óleo de gengibre para massagear o rosto contribui também para combater os sinais do envelhecimento precoce, especialmente as temidas rugas que denominamos de Pé de Galinha.

Vaso dilatador – o gengibre também oferece propriedades medicinais agindo como um excelente vasodilatador. Por conta disso, o óleo também é aconselhado para melhorar a circulação sanguínea tratando celulites e varizes com bastante eficácia.

Náuseas e tonturas – o óleo preparado com o gengibre também é bastante eficaz para combater as náuseas e tonturas, e nesse caso, basta colocar algumas gotas em um recipiente com 200 ml de água para fazer uma inalação. Para ajudar nesse momento, um chá preparado com 1 xícara de água fervente e 1 colher de gengibre ralado também vai garantir uma melhora rápida.

Problemas respiratórios – para combater dores de garganta, gripe e resfriados, uma boa idéia é esfregar o óleo de gengibre na região do pescoço massageando com suavidade para aquecer e depois cobrir para manter região aquecida. Além disso, também nesse caso é bastante conveniente fazer uma inalação com o óleo de gengibre e água fervente.

Para beneficiar-se do gengibre, podemos usar o óleo com bons resultados, mas também podemos usar diretamente a raiz no preparo de chá, sucos, ou mesmo adicioná-lo aos alimentos, pois os efeitos para o organismo são espetaculares, uma boa idéia também deseja perder alguns quilinhos.

O gengibre também beneficia o aparelho digestivo, combate a asma, bronquite, doenças nervosas e outros males do corpo.

A partir de agora, você já tem motivos suficientes para acrescentar o gengibre em sua alimentação. Por isso, não se atenha apenas ao uso do óleo da planta, como também de toda a raiz.

Leia também:
Loção e Shampoo para Dermatite Seborreica no Couro Cabeludo

Como acabar com a caspa no cabelo 12 receitas que ajudam

Remédio para Foliculite no Couro Cabeludo, Tratamento

Peeling capilar caseiro para recuperar a força e o brilho

Remédio Minoxidil para Queda de Cabelo, Conheça