Conheça Rodapé Invertido, Preços e Fotos de Acabamentos

Ultimamente mais uma novidade está para o universo da decoração de interiores, e convidamos você para que conheça Rodapé Invertido, que fica ótimo nas construções contemporâneas, uma vez que permite uma estética inovadora e moderna.

A ideia é justamente a de parecer que não tem rodapés, pois estes são negativos e garantem a parede um efeito flutuante.

Apesar de ser uma maneira bonita de decoração, não traz a mesma proteção que um rodapé convencional traz para a parede. Mas também não a deixa completamente desprotegida.

O que é

O rodapé invertido, fica escondido na parede,  e seu planejamento pede um recuo da parede invertido em L, resultando num visual que causa a impressão de parede flutuante.

Existem algumas vantagens em optar por rodapé invertido, pois esse acaba proporcionando um visual moderno e agradável, e ao mesmo tempo, não deixa a preocupação de combinar o rodapé com o restante da decoração.

Geralmente este tipo de rodapé é feito em alumínio que é um material bastante resistente, mas existem outros também.

Há quem diga que este tipo de rodapé deixa a parede sujeita a batidas e outros efeitos negativos por conta de não proteger adequadamente.

Vantagens

Bom, como tudo este tipo de rodapé apresenta sua vantagens e vamos citar algumas:

  • Este não fica exposto como o convencional. Daí a vantagem de não precisar se preocupar com a combinação do rodapé com o restante da decoração.
  • É um visual moderno e nada convencional. Pois, como não se vê o rodapé, a impressão é de que a parede está flutuando.
  • É um elemento a mais nas decorações modernas.
  • O recuo e tamanho fica a critério de cada pessoa.

Desvantagens

Existem desvantagens também, e vamos deixar algumas aqui:

  • O primeiro é o simples fato de ser recuado.
  • Como é embutido na parede, acaba não dando a proteção necessária para a parede, deixando-a sujeita a cantos e quinas quebradas.
  • A limpeza exige mais cuidados, uma vez que toda a volta fica desprotegida. E mais ainda quando o revestimento é de gesso, que é bastante sensível.
  • Como a parede fica flutuando, fica mais susceptível, então é preciso tomar cuidado com tudo o que encosta nesta.
  • O vão que fica entre a parede e o chão, pode acumular sujeira. E este espaço, especialmente se for mais baixo, dificulta a limpeza.

Quanto Custa

Este é um produto que já está tomando conta do mercado, mas não custa tão barato assim. As versões em alumínio, por exemplo, barra de 2 m custam em média 40,00 reais e não dá para esquecer que devem ser instalados antes do acabamento final da parede, uma vez que este fica como se fosse embutido.

Fotos e decorações Comentadas

A decoração contemporânea está cada vez  trazendo mais detalhes inusitados e interessantes que permitem um visual sofisticado, fino e de muito bom gosto. É o que você confere nas imagens abaixo.

Essa cava na parede rente ao piso, é pequena e vai de 2,5 cm a 5 cm no máximo, apesar de tem quem as queira maior. mas é um tanto discreta.

É uma ótima opção inclusive para contornos de escadarias, especialmente as mais estreitas, uma vez que não ocupa espaço. Repare na imagem e vê se você aprova!!!!

Assim como é feito rente ao piso, também pode ser pensado rente ao forro, criando aquele efeito cavado. Mas ainda é mais comum no piso, e bem útil, pois não ocupa espaço.

É importante saber que o rodapé invertido ao contrário do convencional, que somente é instalado depois, precisa ser instalado antes de a parede ser terminada, para que o acabamento fique perfeito.

Uma das desvantagens de optar por este tipo de rodapé, é que por ser uma entrada na parede e bastante baixa, pode ser uma maneira de acumular a sujeira, especialmente se o espaço for bem baixo.

Também é preciso tomar cuidado quanto aos impactos contra esta parede, pois ela acaba ficando sem proteção, e facilmente poderá quebrar as quinas.

O ideal para quem quer evitar parede com cantos e quinas quebrados, é adotar esse tipo de rodapé em locais de menor trafego como quarto, por exemplo.

Aqui você tem uma imagem mais detalhada de como irá ficar a parede da sua casa, caso decida optar por rodapés negativos, ou invertidos, uma nova tendência na construção do mercado atual.

Mas o fato é que é um detalhe muito bonito que garante um efeito visual moderno e elegante, e que sua possibilidade não deve ser descartada, quando se trata especialmente de estética.

O rodapé negativo fica bem como divisória da parede com qualquer tipo de piso, desde os porcelanatos até os pisos comuns ou laminados, em madeira, entre outros.

Então é isso, você já tinha ouvido falar sobre o rodapé invertido? Se não agora você já está a par do que é, e sabe que é uma tendência inovadora e moderna que veio para dar mais uma opção em decoração de interiores, seja para sua casa ou para seu ambiente comercial.

Para fazer este tipo de rodapé é preciso ter a consciência de que exigirá cuidados especiais para que possa manter o ambiente bonito e bem apresentável sempre. Está certo?