ESCADAS PARA SOBRADOS de diversos modelos para um lar mais moderno

No projeto de uma construção escolher o melhor modelo entre as escadas para sobrados certamente é muito importante, pois além da necessidade de serem funcionais, elas precisam contribuir com a melhor aparência na decoração e assim valorizar todo o imóvel, e no caso de um sobrado, essa preocupação é ainda maior uma vez que os ambientes íntimos da família ficam sempre no andar superior e todos dependerão de usar essa escada.

Essas escadas em nossos dias podem apresentar uma grande variação de modelos quando também são usados materiais bem diversos na construção com a ideia de garantir a satisfação de todos e também confirmar a qualidade do trabalho. Com respeito às escadas internas em uma residência ainda podemos pensar que elas podem se tornar a principal atração no imóvel, mais um motivo para valorizar essa obra.

As escadas construídas para atender nos imóveis com sobrado podem oferecer formato em U, formato em L, Circular ou então simplesmente reto com um ou mais lances, mas cada caso vai sempre depender de um projeto bem adequado levando-se em conta os espaços que o ambiente onde ela será colocada oferece.

Ao se projetar uma escada em ambiente interno precisamos sempre analisar com cuidado sobre cada possibilidade, visando o melhor para a comodidade de todos e prezando especialmente pelo melhor aproveitamento dos espaços.

Imagem 2 – As escadas em sobrados dão aquele toque especial dependendo do modelo, elas deixam o ambiente mais moderno e automaticamente decorado, esta abaixo possui modelo em U e degraus vazados com corrimão em inox.

Imagem 3 – São vários os modelos de escadas que você pode ter como inspiração na hora de construir a escada em seu sobrado, esta aqui na imagem abaixo possui o modelo em L, os degraus no modelo comum e corrimão em vidro.

Imagem 4 – Aqui está mais um modelo da escada em U, é um dos modelos que mais ocupa espaço, por isso deve-se prestar atenção no espaço disponível, com os degraus vazados em madeira e ferro nos degraus e corrimãos.

Imagem 5 – O modelo de escada em U é o mais usado nos sobrados, principalmente em sobrados grandes, esta aqui está com um design bem moderno, com os degraus em modelo comum com granito branco e bege e corrimão de vidro.

Imagem 6 – O modelo de escada em L, já é um modelo mais sofisticado, usado geralmente em sobrados nobres, esta aqui possui os degraus vazados em granito e inox, e abaixo dela um pequeno jardim de inverno, dica bem moderna.

Independente do modelo de escada escolhido, também é preciso dar uma atenção para a segurança, e no caso de existirem crianças que habitarão esse imóvel ou ainda as pessoas idosas, essas escadas precisam favorecer o acesso dessas pessoas.

Vamos então a alguns modelos

Escada em formato de L – esse é o tipo de escada bem preferido para ser instalada em ambientes menores. Em geral essas escadas são construídas junto a parede, porém, não é uma regra, apenas uma questão de escolhas.

Esse modelo de escada forma um ângulo de 90 graus mostrando o formato real de um L. Com respeito a mudança de direção, o primeiro patamar vai oferecer um número de degraus variado, isso de acordo com o projeto apresentado.

Escada reta – esse é o modelo mais tradicional de escadas e pode apresentar um lance apenas ou mais, isso de acordo com o gosto e necessidade na construção. Com respeito ao número de lances na escada precisamos ter consciência de quem vai usar essas escadas, mas já podemos adiantar que se houver mais de um lance, favorecerá tanto para pessoas idosas como para crianças.

Imagem 8 – A escada no modelo reta de um lance também é usada em sobrados grandes, ela geralmente é construída no meio de duas paredes como essa abaixo e no formato reto, esta com os degraus comuns em madeira rústica.

Imagem 9 – Aqui está mais uma dica da escada em L com um design bem moderno, os degraus em modelo comum com material em granito escuro com detalhes em branco e o corrimão pra destacar em inox, ficou linda e combinou bem.

Imagem 10 – Esta escada provavelmente foi feita em um sobrado grande, pois ela possui o modelo em U e em L também, no modelo em madeira com degraus vazados e viga central, e o corrimão em ferro branco com vidro.

Imagem 11 – Mais um modelo de escada no modelo reta de um lance, complementando uma decoração de um sobrado retrô, e a escada com os degraus em modelo comum em granito e o corrimão em inox no modelo reto.

Imagem 12 – Aqui está mais um modelo de escada em U bem moderna e sofisticada, no modelo com degraus vazados e com viga central, em granito branco e com os corrimãos em ferro branco também, pra combinar com a decoração.

Na hora de se projetar esse tipo de escada também convém pensar na possibilidade de aproveitar bem os espaços em baixo dela, e para isso, existem muitas ideias que dão certo.

Escada Helicoidal – esse é um tipo de escadas em algumas situações não são bem recomendadas, nesse caso, em residências onde existem animais, crianças ou idosos, porém é uma opção para ambientes pequenos, pois a escada é projetada com um eixo central em formato de caracol e com isso, ocupa muito pouco espaço realmente. Esse modelo de escada tem uma forte inclinação, e para

Escada em U – esse tipo de escada segue uma linha reta até um primeiro patamar e então muda de direção. Essa mudança de direção pode acontecer em qualquer altura, de acordo com o projeto específico, lembrando da necessidade de se aproveitar bem os espaços em baixo da escada.

As escadas em U podem ser projetadas tanto para uma área central do imóvel para dividir ambientes como junto a parede, uma opção que deve ser analisada com carinho. Dependendo do projeto proposto, podemos aproveitar o espaço inferior tanto para um bonito jardim de inverno como para um pequeno banheiro.

Imagem 14 – As escadas neste modelo da imagem abaixo, conhecido como escada flutuante, é um modelo muito moderno também, usado em sobrados luxuosos e sofisticados, esta aqui com os degraus em granito e corrimão reto em inox.

Imagem 15 – Escada em leque é uma ótima dica também, mas deve-se ter em mente que é um modelo um pouco perigoso, por possuir os degraus do meio menores, onde o pé não cabe completamente, e os degraus vazados neste modelo, mas com corrimão em toda escada.

Imagem 16 – Repare só como este sobrado na imagem abaixo é bem moderno e com uma decoração muito moderna e sofisticada, com a escada em modelo reto de um lance, com os degraus em madeira bem resistente com viga central.

Imagem 17 – Mais um modelo que é muito usado em sobrados grandes e luxuosos, elas ocupam bastante espaço e devem ser colocadas em sobrados grandes, este modelo circular com os degraus comuns e os corrimãos em ferro branco.

Imagem 18 – Outro modelo de escada em L com os degraus vazados em madeira rústica e bem resistente, e o corrimão todo em vidro temperado, um modelo de escada bem discreta e mais simples pro canto da parede.

No caso de essa escada ser projetada para a área central do ambiente servindo de divisória, é importante observar o material de acabamento usado, pois de alguma forma ela deverá combinar com ambos os ambientes, do contrário, ou a escada perderá o encanto ou o restante da decoração.

Escada estilo Santos Dumont – essa escada leva esse nome pelo fato de ser encontrada na casa onde Santos Dumont viveu. Nessas escadas os degraus são diferentes uma vez que o pisante é cortado para a esquerda e para a direita sempre em uma ordem intercalada. Apesar de ser um modelo de escada que chama a atenção pelo design, pode não ser muito recomendada, já que propicia acidentes para quem não se cuidar ao pisar cada degrau.

Escada circular ou curva – esse é um tipo de escada típico para ambientes mais amplos e mais sofisticados. Essas escadas possuem uma curva que se destaca na decoração, e tanto essa curva pode ser mais extensa como pode ser mais curta.

Esse modelo de escadas ficou muito famoso no filme “E o Vento Levou”. Um projeto e construção para essas escadas pode ser bem ousado, mas para quem pode investir e tem espaços no imóvel para construir essas escadas, certamente não vai se arrepender.

Imagem 20 – Mais um sobrado com decoração totalmente moderno e sofisticado, e com um design luxuoso e chique, a escada com degraus grandes no modelo comum e escada no modelo em U, material em madeira rústica com corrimão em vidro e inox.

Imagem 22 – Outro modelo de escada em L e no estilo flutuante, com os degraus bem grossos e resistentes, é um modelo muito moderno e sofisticado, mas claro que deve-se tomar cuidado, pois é um modelo um pouco perigoso para crianças.

Imagem 24 – Mais outro modelo de escada no estilo reta de um lance com os degraus grandes e com viga central grande também, e o modelo em granito bem resistente com o corrimão em inox e vidro, com luzes de LED na parede iluminando os degraus.

Escada com degrau flutuante – esse tipo de escada que também pode ser construída com materiais variados não apresenta um suporte ou vigas já que cada degrau é chumbado diretamente na parede. Além disso, os degraus também não apresentam os espelho, e quanto ao corrimão, esse acessório também não é obrigatório.

As escadas com degrau flutuante por não apresentarem os espelhos em cada degrau e não exigirem a presença de um corrimão ou guarda-corpo podem não ser recomendadas para imóveis onde existem as crianças, os idosos ou mesmo os animais, pense nisso.

Escada com degrau vazado e viga – outro modelo de escada que confirma um bonito design, a escada com degrau vazado e viga traz uma viga única para sustentar cada degrau. Essas escadas podem ser no formato reto com um ou mais lances ou em forma de U. Por não apresentarem os espelhos, melhor é que essas escadas apresentem os corrimões ou guarda-corpo.

Esses são alguns dos formatos que as escadas para sobrados podem apresentar, independente dos materiais utilizados na construção. Para cada caso, é preciso levar em conta o estilo da decoração, os elementos decorativos presentes, e acima de tudo a comodidade que essas escadas poderão permitir para os usuários.

Imagem 26 – Outro modelo de escada em U muito moderna e bonita, dando o toque especial na decoração do sobrado, com plantas embaixo da escada, com os degraus em modelo comum e com corrimão em apenas uma lateral da escada.

Imagem 28 – Mais outro modelo de escada levemente no estilo de escada circular, toda em granito branco com duas vigas nas laterais e o corrimão em ferro branco pra combinar com a decoração na casa, tudo muito bonito e combinando.

Imagem 30 – Outro modelo de escada em L, bem moderna e que não ocupa tanto espaço no sobrado, com os degraus em granito e no modelo comum, com luzes de LED na parede iluminando a escada e dando um toque moderno, com degraus em inox e vidro.

Outro detalhe que precisamos analisar no momento de projetar essas escadas para sobrado é com respeito a possíveis mudanças no imóvel, pois no caso de precisar retirar móveis do andar superior ou então levá-los para cima, as escadas precisam ser condizentes a essas necessidades.

Escadas de madeira – independente do formato de escadas para sobrados, a madeira é um material que certamente garante um visual espetacular nos ambientes, pois combina facilmente na decoração. A madeira garante a qualidade para muitos anos de vida, mas deve ser tratada para evitar infestação de cupins.

Com respeito as escada projetas em madeira, não poderíamos deixar de citar sobre os modelos mais criativos que podemos encontrar. Experimente conferir na internet, pois são modelos elegantes e bem ideais especialmente para ambientes pequenos.

Escadas de vidro – as escadas de vidro estão cada vez mais entre as preferidas para os imóveis modernos. Ficam muito bem para os variados modelos de escada, mas precisam combinar ou com uma estrutura de madeira, ou com metal ou ainda com uma estrutura em alvenaria.

Escadas em alumínio – por ser um material leve, bonito, resistente e durável, as escadas em alumínio são cada vez mais buscadas para os imóveis modernos. Essas podem vir combinando com outros materiais para garantir toda a sofisticação que se espera de uma decoração.

Imagem 32 – Outro modelo de escada que é muito moderno e sofisticado, é a escada em modelo Helicoidal, Caracol ou Espiral, que é esse modelo com curvas, neste abaixo com degraus vazados e toda em Inox, lindíssima escada pra decorar o ambiente.

Imagem 33 – Outro modelo de escada bem diferenciado e moderno para dar aquele toque especial nos sobrados, toda em madeira rústica e no modelo em Espiral, toda detalhada e com os degraus vazados, mais um lindo modelo.

Imagem 34 – Esta escada se adequou super bem à decoração também, combinando a madeira dos degraus com a madeira da parede ao lado, a escada no modelo reta de um lance e degraus flutuantes super moderna e diferenciada.

Imagem 35 – Outro modelo de escada em U com os degraus em granito e no modelo vazado com viga lateral em inox, sem corrimão, apenas com as paredes de apoio, por isso deve-se ter cuidado com as crianças na escada ou idosos.

Imagem 36 – Agora para as pessoas que gostam de diferenciar na decoração e design da casa e sobrado, esta escada aqui possui um modelo todo diferenciado, com a escada em modelo meio circular com os degraus vazados e vários corrimãos e barras de ferro cruzadas.

Essas são apenas algumas das muitas ideias que se tem sobre escadas para sobrados, porém, por depender de um projeto, cada caso precisa ser analisado com muito cuidado. Afinal de contas, são inúmeros detalhes que precisam ser levados em conta para que essas escadas depois de construídas se tornem realmente funcionais e participem com muito sucesso na decoração.

Já mencionamos que existem casos em que essa escada que dá acesso ao andar de cima no imóvel com sobrado pode ser o destaque em uma decoração, mas também, quando mal projetada e construída, poderá atrapalhar tudo.

Independente do projeto escolhido para essas escadas preocupe-se especialmente com a segurança que ela deve apresentar e com as facilidades para a utilização, pois mesmo para pessoas com uma boa condição física pode existir momentos em que as estão faltando.

Por isso, se você vai construir um imóvel com sobrado e tem dúvidas sobre o tipo de escada colocar nesse imóvel, aproveite para fazer uma pesquisa nos sites especializados em decoração de interiores na internet para conferir as muitas ideias sobre essas escadas com seus formatos e detalhes característicos.

Imagem 38 – Mais uma dica bem moderna para as pessoas que estão construindo seus sobrados e procuram por dicas de modelos de escadas, com os degraus vazados em madeira, corrimão em inox e um degrau em concreto pra colocar coisas embaixo da escada.

Imagem 40 – Para terminar, mais um modelo bem sofisticado e luxuoso de escada em modelo circular, com a escada em madeira e inox com degraus vazados e vigas laterais com corrimão em inox também para combinar, lindíssima escada e decoração.

Depois disso, com certeza ficará mais fácil decidir pelo que colocar no projeto de construção. Faça então os seus planos e decida-se pelo que melhor lhe convir.

Depois de tudo decidido e com o projeto estrutural em mãos, certifique-se de que os profissionais que realizarão essa obra sejam realmente capacitados para esse trabalho.

Com respeito ainda a essas escadas, não podemos deixar de lembrar que em nossos dias já existem algumas empresas especializas em projetar e construir essas escadas dentro do imóvel, uma boa ideia para quem desejar reformar esse sobrado. Por isso, busque por maiores informações sobre essa empresas e certifique-se sobre a qualidade de trabalho que elas podem oferecer.