Como Pregar Um Botão de Camisa, Passos

Olá, hoje vamos falar em Como Pregar Um Botão de Camisa, já que é bastante comum acontecer de quando menos se espera, o botão cair, e agora? Mas se você sabe pregar esse botão a solução é bem mais simples do que se imagina.

Já aconteceu com você de bem na hora de sair cair o botão daquela camisa ou blusa que você escolheu para compor o look? e pior, você não sabia como costurar o botão de volta?

Puxa, saiba que isso é muito mais simples do que imagina e  não tem nenhum segredo. Por isso vamos deixar algumas dicas aqui para que você esteja preparadas para esses imprevistos, ok?

Verifique a Disponibilidade de um botão Reserva

Bom caso tenha perdido o botão ou este quebrou, se a peça for comprada pronta, geralmente tem 1 ou 2 botões de reserva na barra ou na lateral da peça pelo lado de dentro. Se você buscar lá, com certeza irá encontrar.

como pregar botao de camisa 490x325 Como Pregar Um Botão de Camisa, Passos

E essa é uma grande vantagem, pois você não ficará sem o botão. No entanto, caso aconteça de você não ter outro botão, busque em casas especializadas aquele que chegue mais próximo do modelo, cor e tamanho que tem na peça.

Itens de Costura Necessários

Para fazer algo simples como isso é importante que você tenha os materiais básicos disponíveis como:

  • Agulha de costurar a mão
  • Linha de costura na cor da roupa ou do botão, dependendo de como é
  • tesoura para corta o fio
  • e claro, o botão certo

Botão 2 furos

O botão de 2 furos é o mais fácil de pregar e não existem segredos realmente. Então, você deverá fazer como especificado:

  • Tenha todo o material em mãos.
  • Escolha o botão adequado e a linha que combine.
  • Bom passe a linha na agulha.
  • Dobre a linha ao meio e faça um nozinho na ponta.
  • caso não saiba fazer o nó, pegue a ponta da linha e envolva em torno do dedo indicador.
  • Agora enrole o fio entre os dedos e puxe com as unhas para formar o nozinho.
  • Marque certo a altura que deverá ficar o botão.
  • Acerte este no lugar e tenha a certeza de que este estará alinhado com a casa.
  • Enfie a agulha por dentro de um dos furos do botão e puxe todo o fio para o outro lado.
  • Depois coloque um alfinete por baixo do botão para evitar que a linha fique muito apertada.
  • Enfie a agulha pelo próximo botão, e puxe tudo novamente.
  • Faça este procedimento quantas vezes for necessário para que oi botão fique bem preso.
  • Na última vez empurre a agulha entre o tecido e o botão e enrole a linha dando umas 6 voltas em torno entre o botão e o tecido.
  • Enfie a agulha pelo tecido para o lado avesso e faça uns 3 ou 4 arremates para garantir de que seu botão ficará bem preso.
  • corte o fio.

Botão 4 Furos

O botão de quatro furo dá um pouco mais de trabalho para pregar. Mas é só seguir os passos:

  • Depois de arrumar o fio na agulha e fazer o nozinho, disponha o botão na mesma direção dos outros.
  • Passe a agulha pelo tecido e por um dos furos do botão, puxando-a completamente.
  • Finque o alfinete entre os furos que você vai trabalhar para evitar que fique muito apertado.
  • Trabalhe neste 2 furos paralelos o necessário e depois passe para os outros 2.
  • Você poderá trocar pelos pares opostos  até que o botão esteja realmente firme.
  • Retire o alfinete.
  • Então empurre a agulha entre o tecido e o botão e enrole o fio entre o botão e o tecido por umas 6 vezes.
  • Passe a agulha para a parte interna e faça um arremate repetindo o nozinho umas 4 vezes.
  • Corte o fio.

Como deve ser os pontos

Os pontos devem ser na largura dos furos dos botões, e geralmente devem ser colocados no mesmo lugar para ficar um acabamento mais bonito e refinado.

Dicas importantes

  • Dobre a linha 2 ou 4 vezes para facilitar o trabalho prendendo o botão mais rapidamente.
  • Faça a linha entrar e sair pelo mesmo espaço.
  • Mantenha o botão alinhado com ou outros, os furos numa mesma direção e assim por diante.
  • Botões que serão bastante usados devem ser mais reforçados com várias voltas em torno e arremate do lado avesso.
  • Botões de 4 furos devem ser dispostos de acordo com os outros botões, na mesma direção.
  • Busque a cor da linha o mais próximo possível da usada nos outros botões.
  • Não use linha muito curta, mas também não tão grande.
  • Se puder, use ‘linha para botão’ que é um tipo de linha mais resistente, especialmente em roupas mais grossas como casacos, por exemplo.
  • Em roupas mais finas poderá usar linhas comuns mesmo, mas bem costurado e arrematado.

*E por fim, aposte num dedal para empurrar a agulha, especialmente se estiver lindando com um tecido mais grosso e firme. assim evitará de furar o dedo, o que não é nada agradável.

Na verdade não existem segredos, e você tem Como Pregar Um Botão de Camisa mesmo sem ter feito isso antes, só precisa ter um pouco de paciência e seguir todos os passos que aqui estão descritos.

Leia também:
Como Apertar a Cintura de um Shorts Jeans ou de Alfaiataria

Como Fazer Pontos de Costura A Mão Para Feltro

Como Apertar a Cintura da calça Jeans ou Calça Social

Como remendar calças jeans e personalizar a peça

Como passar batom em boca grande … Veja o make perfeito