Brincadeiras para Estimular a Memória do Bebê

Olá, hoje vamos falar para você mamãe e papai que estão em busca de Brincadeiras para Estimular a Memória do Bebê.

Desde os primeiros meses de vida o bebê deve ser estimulado e isso pode ser de maneira simples, mas traz grandes resultados, especialmente quando se trata da memória.

Então, se você quer estimular a memória do seu bebê desde muito cedo, comece conversando muito com seu bebê, adotando musiquinhas, e ainda muitas outras atividades como as que você confere abaixo.

Atividades estimulantes

Nada melhor do que os pais para fazerem este trabalho de estímulo dos pequenos. E aqui deixamos algumas dicas legais do que fazer, confira:

brincadeiras para memoria do bebe 490x488 Brincadeiras para Estimular a Memória do Bebê

  • A partir dos 6 meses poderá folhear livros para seu bebê ver, conte histórias e mostre as figuras. Prefira livros com figuras menos complexas.
  • Pegue álbuns de família e mostre fotos para ele, aponte para pessoas conhecidas e diga o nome e dê alguma referência da pessoa para que fique na memória emocional da criança.
  • Coloque seu bebê na frente do espelho, pois a partir dos 8 meses ele já tem condições de se reconhecer e juntos compare, nariz, boca, olhos, cabelo, orelhas e mais.
  • Use brinquedos sugestivos como aqueles que ao apertar revelam o rugido de um leão, uma lâmpada que acende e assim por diante.
  • A partir dos 6 meses é uma delícia brincar de esconde esconde com seu bebê. Você pode se esconder, mas também poderá esconder objetos….
  • Acaricie suavemente seu bebê para que este entenda que seu corpo tem limites e pode sentir diferentes sensações.
  • Ofereça brinquedos de encaixe, antes mesmo do seu bebê completar o primeiro ano de vida, pois estes podem dar estímulo a memória visual e espacial.
  • Sempre ofereça ao seu bebê brinquedos diferentes que lhe sejam um desafio, mas sem exageros.
  • Faça ligações para pessoas próximas, das quais o bebê possa reconhecer a voz e deixe-o escutar e então diga-lhe de quem era a voz.
  • Também faça chamadas de vídeo para que ele possa ver…
  • Ofereça joguinhos da memória, a princípio com poucas peça e maiores e com o passar do tempo, mais complexos.

Qual a importância das Atividades

É nos primeiros anos de vida que os bebês podem desenvolver seu cérebro, através de conexões que podem determinar as capacidades e o potencial de uma pessoa para toda a vida.

Através de brincadeiras, é possível a criança fazer novas sinapses. Pois por mais que achemos de que os bebês não tem condições, a verdade é que estes são verdadeiras máquinas de aprendizado.

Logo após o nascimento, os pequeninos já começam a absorver informações, e portanto é responsabilidade dos pais, fazer com que estes absorvam somente coisas boas.

Mas uma coisa os pais precisam saber. Quando se fala de ensinar não quer dizer ensinar matemática e português o mais cedo possível para os pequenos, isso não fará bem para eles.

Mas uma coisa é certa, estes devem ser crianças e aprender como crianças, brincando, fazendo com que esses explorem, experimentem, corram, pulem, gritem, se sujem, e até se machuquem de vez em quando. o importante que ela esteja livre e assim vá construindo suas sinapses.

Brincadeira Esconde Achou

Como já falamos logo acima, as brincadeiras de esconde achou são excelentes para desenvolver a memória. Faça o seguinte:

  • Primeiramente escolha um brinquedo que seu bebê gosta muito e coloque a frente dele
  • Agora esconda o brinquedo
  • comece a questionar o bebê sobre onde está o brinquedo? E olhar para cada direção que disser que poderá estar, falando o nome do local. Por exemplo, está no teto? e olha para o teto e assim por diante.
  • questione se o brinquedo está nas suas mãos, e caso esteja, diga: sim, está nas minhas mãos!!!
  • Logo você verá que seu bebê começará a procurar de verdade!!!!

Jogo da Memória

Vamos falar de jogos da memória, e aqui não precisa ser exatamente um jogo, mas pode ser desde uma musiquinha, historinhas ou um verso que a criança vá memorizando pela repetição.

O jogo da memória em si, é excelente ferramente para que o bebê comece a memorizar. E no começo as peças podem ser maiores e poucas, com imagens mais simples, para que este relacionem as iguais, e com o passar do tempo, poderão ficar mais complexas.

Brinquedos Com peças que se Encaixam

Os brinquedos de encaixe são excelente maneira de estimular a memória visual e espacial. E de início poderão ser apresentados as crianças brinquedos de encaixe mais simples, já a partir de 1 aninho de idade.

À medida que seu bebê cresce, você vai perceber que o brinquedo já está se tornando mais fácil, então poderá trocar e aos poucos ir inserindo mais complexidade a brincadeira.

Dando Nomes aos Objetos

Tudo o que você pegar para oferecer ao seu bebê ou que ele pegar, deverá ser nomeado para que o bebê saiba o que está pegando. Isso é muito importante e ajuda a desenvolver a memória.

Trabalhando com Cores

Trabalhar com as cores ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio, motora e cognitiva, auditiva e da fala. 

Você pode pegar objetos semelhantes mas de cores diferentes e falar o nome das cores para que a criança entenda que se trata da cor e não do formato.

Ouvindo Músicas

O bebê começa a ouvir e sentir já no útero materno, e depois que este nasce, pode ser incentivado desde muito cedo a desenvolver o gosto pela música.

De acordo com estudos, crianças que acostumam a ouvir músicas, aprendem mais fácil outro idioma e começam a falar mais rápido.Também aprendem a se relacionar melhor com outras pessoas, a memorizar, concentração e a usar a criatividade.

Leia também:
Desenvolvimento do bebê com 12 meses, um ano de vida

Desenvolvimento do bebê de 6 meses de vida, Situações normais

Medidas de água e chá para dar pro Bebê

Conheça as Vacinas que o bebe deve tomar

Princesa Sofia Png para Imprimir ou Fazer Edições