Comprimido e Pomada para Dermatite de Contato Alergia na pele

Nós seres humanos sempre estamos sujeitos a enfrentar problemas inflamatórios na pele. Pois além dos micro-organismos presentes naturalmente na pele, ainda existem outros fatores que contribuem para trazer algum mal que podem causar muitos transtornos.

Assim, basta um ferimento na pele e o sistema imunológico deficitário para que as reações aconteçam na pele causando inflamações diferenciadas.

Entre as complicações inflamatórias que podemos enfrentar está a Dermatite de Contato causada por reações alérgicas na pele. Sobre esse assunto, vamos tecer alguns comentários e também aproveitar para citar opções em pomada para Dermatite de Contato que os médicos dermatologistas costumam recomendar para os tratamentos.

 

O que é

 

 

Dermatite de contato é uma reação na pele, que acontece devido a ação de alguma substância ou objeto, e devido a uma reação alérgica causa a inflamação na pele.

A Dermatite de contato pode ser classificada em dois tipos:

  • Dermatite de contato alérgica – os sintomas aparecem logo que se entra em contato com o agente causador da inflamação ou pode demorar até 6 dias para que eles se manifestem.
  • Dermatite de contato irritativa – o tipo mais comum da dermatite, nesse caso ela pode surgir logo em seguida do contato com o agente causador ou até 48 horas após.

 

Dermatite Alérgica

 

Também conhecida como dermatite de contato, a dermatite alérgica tem sido mais comum do que se imagina. Esta reação inflamatória da pele, acontece quando ela fica exposta a agentes causadores de alergias ou irritações da pele.

O problema acontece em decorrência ao contato com substâncias como o sabão, detergentes, cloro, uso de cosméticos, de perfumes, de bijuterias ou outros metais. Ainda o contato com plantas e até mesmo proveniente de picadas de insetos, entre outras. O resultado geralmente é de vermelhidão, muita coceira, e por vezes até inchaço e o aparecimento de feridinhas.

Apesar de tudo, este ainda é um problema que não apresenta riscos mais graves à saúde, ou, riscos de morte, mesmo que traga muito desconforto e a inflamação da pele. Porém, quando tratado, fica controlada.

Os sintomas acima descritos, podem aparecer imediatamente ao entrar em contato com o agente alérgico, ou levar até dias, meses ou anos, devido a insistência de contato com determinado produto.

Além do mais, pode ainda acontecer de as erupções aparecerem em locais distantes do que entrou em contato com o agente alérgico. Tudo vai depender da condição do sistema imunológico do paciente, do tempo em que este esteve em contato com o agente e da intensidade alérgica deste.

Ao tratar deste problema, é sempre importante identificar primeiramente o causador alérgico. E sempre deve ser acompanhado por um médico dermatologista.

É importante também adotar uma alimentação adequada para ajudar na reversão deste quadro. Além de que é bem provável de que o médico receitará algum creme, pomada ou outro medicamento, de acordo com a gravidade do problema.

Em casos muito graves, as vezes é necessário também o uso de anti-histamínicos, mas será o dermatologista que irá decidir.

 

Dermatite Irritativa

 

No caso da dermatite irritativa, é basicamente muito semelhante á dermatite alérgica. Sendo que a irritativa também é causada pelo contato com agentes que interferem no Ph natural da pele, ou seja, com produtos abrasivos, ácidos ou muito alcalinos. Dessa forma acaba desencadeando uma reação inflamatória da pele.

Assim, surgem os sintomas  que são muito semelhantes também entre a alérgica e a irritativa. Sendo comum as erupções cutâneas, vermelhidão no local, manchas avermelhadas pelo corpo, crostas e ressecamento, bolhas, dor e sensibilidade na pele.

Todos estes sintomas podem aparecer justamente no local que entrou em contato com o agente. No entanto, não é uma dermatite transmissível.

Importante: Não é tão simples assim, diferenciar uma dermatite alérgica de uma irritativa. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia,  geralmente pode aparecer no primeiro contato com o agente. Outros estudos já dizem que pode aparecer pela insistência de contato,  e quando o corpo julga ser exposição em excesso, acaba gerando o quadro chamado de irritabilidade acumulada.

Por isso, normalmente são feitos vários testes ou exames para conseguir definir se a dermatite é uma reação alérgica a algum componente do produto, ou, se é uma irritação causada pelo uso do produto em si.

 

Dermatite Ocupacional

 

Esta é um tipo de reação da pele devido ao contato com agentes alérgicos presentes no ambiente de trabalho. Na verdade, é uma Dermatite de contato que pode tanto ser alérgica como irritativa.

No entanto, em ambientes de trabalho, a versão mais comum é a irritativa. E a região do corpo mais afetada, geralmente é a das mãos, por entrarem em contato com produtos, excesso de umidade e de atrito.

Apesar de ser um quadro de rara gravidade, pode apresentar desconfortos, traumas, alterações estéticas, pruridos e ferimentos que acabam influenciando diretamente na vida social e nas atividades do profissional.

Existem fatores de causa direta e indireta:

Direta – Esta tem a ver com agentes biológicos, físicos, químicos ou mécânicos, que estão presentes no ambiente de trabalho, podendo causar ou agravar uma dermatose.

Indireta – Tem a ver com etnia, gênero, idade, antecedentes de morte, doenças preexistentes como dermatoses, e ainda fatores ambientais, hábitos e falta de higiene.

 

Causas da Alergia

 

Quando se trata de Dermatite de contato alérgica as causas podem ser:

  • Reação de cosméticos e perfumes,
  • Alguns tipos de plantas,
  • Alguns tipos de medicamentos,
  • Reação a algum tipo de tinta e produtos químicos,
  • Aditivos e corantes ou conservantes encontrados em alimentos.

Quando se trata de Dermatite de contato irritativa as causas podem ser:

  • Fezes ou urina,
  • Uso ou manuseio de sabonetes ou alguns produtos de limpeza,
  • Manuseio de solventes,
  • Poeira,
  • Contato com plantas ou bijuterias.

 

Sintomas Observados

 

Alguns sintomas muito comuns quando ocorre a Dermatite de contato:

  • Vermelhidão e coceira na pele,
  • Descamação e pequenas bolinhas com ou sem líquido na área da pele afetada,
  • Presença de pequenas feridas na pele,
  • Ressecamento da pele.

 

A pomada Betnovate

 

Betnovate é uma pomada para Dermatite de Contato com ação anti-inflamatória muito recomendada para combater esse tipo de inflamação como outras inflamações que acontecem na pele.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama de pomada Betnovate contém 1,0 mg de Betametasona.

Como usar esse medicamento – a pomada deve ser aplicada sobre as áreas da pele a serem tratadas 2 a 3 vezes ao dia sempre com camadas bem finas. Assim que os resultados forem alcançados, a dosagem poderá ser reduzida para 1 vez ao dia ou mesmo para o tratamento com dias alternados por mais alguns dias.

Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos mais comuns que esse medicamento pode apresentar são;

  • Coceira na pele no local do tratamento,
  • Sensação de queimação,
  • Dor no local da aplicação.

Contra-indicações – esse medicamento também tem várias contra-indicações. Por isso, nada de se auto-medicar, mas busque por um bom médico dermatologista para avaliar suas necessidades e a possibilidade de um tratamento com esse medicamento.

Valor desse medicamento – a embalagem com 30 gramas da pomada Betnovate tem um valor aproximado de R$ 41,00 reais.

 

A pomada Topison

 

Topison é uma pomada para Dermatite de Contato que também pode ser recomendada pelos dermatologistas, pois trata-se de um medicamento que age no alívio das manifestações pruriginosas e inflamatórias na pele causadas por agentes sensíveis aos corticosteroides.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama da pomada contém 1,0 mg de Furoato de Mometasona.

Como usar esse medicamento – a pomada deve ser aplicada sobre a área afetada da pele sempre com camadas bem finas. A aplicação deve ser feita 1 vez ao dia.

Efeitos adversos desse medicamento – entre os efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer com o uso desse medicamento estão;

  • Irritações na pele na região tratada,
  • Hipertricose,
  • Dermatite perioral,
  • Dermatite de contato,
  • Hipopigmentação,
  • Estrias,
  • Algumas infecções secundárias provocadas por micro-organismos resistentes ao medicamento.

Contra-indicações – esse medicamento é contra-indicado para pessoas com sensibilidade à fórmula do medicamento.

Valor desse medicamento – a embalagem com 20 gramas da pomada Topison tem um valor aproximado de R$ 57,00 reais.

 

A pomada Candicort

 

Candicort é um medicamento indicado para combater micoses na pele e outras complicações com inflamações.

Substâncias ativas nesse medicamento – cada grama da pomada contém:

  • 20 mg de Cetoconazol,
  • 0,5 mg de Betametasona.

Como usar esse medicamento – depois de higienizar corretamente a pele e certificar-se de que está bem seca, aplique uma camada fina da pomada sobre a área a ser tratada 1 vez ao dia.

Para casos mais complicados, poderá ser necessária a aplicação da pomada mais de uma vez ao dia, mas isso deverá ser recomendado pelo médico responsável pelo paciente.

Esse medicamento não deve ser utilizado por um período maior do que 15 dias e em crianças menores de 12 anos as camadas da pomada devem ser ainda mais finas para não causar super-dosagem do medicamento.

Efeitos adversos desse medicamento – entre os efeitos adversos mais comuns que esse medicamento pode apresentar estão:

  • Queimação na pele na área tratada,
  • Coceira,
  • Irritação na pele,
  • Ressecamento da pele na área tratada,
  • Queda de cabelos,
  • Desenvolvimento anormal dos pelos,
  • Alteração na coloração ou espessura da pele.

Contra-indicações – esse medicamento é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Para mulheres grávidas ou que estejam amamentando,
  • Para pessoas com infecções de pele como catapora, herpes simples ou zoster,
  • Para pessoas com tuberculose cutânea ou sífilis cutânea,
  • Para pessoas com sensibilidade à fórmula do medicamento.

Valor desse medicamento – a embalagem com 30 gramas da pomada Candicort tem um valor aproximado de R$ 31,00 reais.

 

Polaramine Anti Histamínico

 

Trazendo como princípio ativo o Maleato de Dexclorfeniramina, este é um medicamento anti-histamínico de uso oral que vem em apresentações de comprimido revestido.

Sua ação antialérgica se mostra eficiente no tratamento de alergias, pruridos, rinite alérgica, picadas de insetos, conjuntivite alérgica, urticária, dermatites atópicas e alérgicas.

O início da ação deste medicamento acontece em 30 minutos mais ou menos após a sua administração e seu efeito poderá se prolongar por até 48 horas.

É um produto que não deve ser usado por recém nascidos ou prematuros. Também não deve ser usado por menores de 12 anos, nem por pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula.

Ao administrar, o comprimido deve ser engolido inteiro, não podendo ser partido mastigado ou aberto.

A dosagem diária deve ser de 3 a 4 comprimidos, não podendo ultrapassar  a dosagem de 6 comprimidos ao dia.

Este é um medicamento que deve ser usado somente com prescrição médica.

 

Prednisona Comprimido

 

Este princípio ativo é indicado no tratamento de doenças endócrinas, osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, entre outras.

Deve ser administrado pela manhã com um pouco de água. Porém a dosagem deverá ser analisada de acordo com a necessidade de cada paciente.

Com vários efeitos colaterais este é um medicamento que deve ser usado unicamente com prescrição médica.

Falamos de Pomada para Dermatite de Contato, e também sobre outros assuntos e remédios relacionados ao assunto. Esperamos ter ajudado você a entender um pouco de como tudo isso funciona.

Leia também: