antibiotico azitromicina

Antibiótico Azitromicina Indicações de Tratamentos

Mesmo nesses tempos modernos com todo o avanço da ciência e a tecnologia moderna para manter a população bem informada, ainda é muito possível haver uma infestação por bactérias e outros micro-organismos que podem causar doenças bem diversas.

Basta nos encontrarmos com o nosso sistema de defesa um pouco debilitado para que alguma coisa aconteça e essas infestações aconteçam.

Para combater essas infestações, medicamentos como o antibiótico Azitromicina pode ser administrado com muito sucesso e é sobre ele que vamos tecer alguns comentários a partir de agora.

Porém, ao buscar pela ajuda médica, é sempre importante saber desse profissional sobre os riscos que o medicamento recomendado poderá apresentar.

Além disso, busque saber da possibilidade de um tratamento com medicamentos naturais. Em casos menos severos, esses medicamentos podem ser de grande ajuda e oferecem menos riscos de efeitos colaterais.

 

Composição

 

Cada comprimido revestido contém 500 mg de Azitromicina di-hidratada.

 

antibiotico azitromicina 490x327

Para Infecção no Ouvido

 

Existem diferentes tipos de infecções no ouvido, porém a mais comum é denominada de Otite média aguda que causa a inflamação e infecção do ouvido médio localizado atrás do tímpano.

Essa é uma infecção bastante dolorosa que atinge especialmente o público infantil e é causada por vírus ou por bactérias que precisam ser combatidas logo que se apresentarem os primeiros sintomas.

É bastante comum esse tipo de inflamação acontecer motivada como sintoma de outras doenças como reações alérgicas ou gripe.

Muitas vezes a Otite média não necessita de tratamentos com antibióticos, pois ela pode desaparecer em um prazo máximo de 2 semanas, mas se acaso necessitar de um tratamento, este deverá ser administrado por um médico otorrino.

Como usar o medicamento – a Azitromicina para curar a Otite em adultos ou em crianças com mais de 45 kg deve ser usada em dose de 500 mg ao dia por 3 dias consecutivos

 

Para Dsts Clamídia e Gonorreia

 

A Clamídia e a Gonorreia são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo sendo que a Clamídia é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis enquanto que a Gonorreia é causada pela bactéria chamada Neisséria.

Para combater essas duas doenças DST podemos usar o antibiótico Azitromicina da seguinte forma:

Uma dose única oral de 1000 mg de Azitromicina.

Convém lembrar que quando se trata de doenças sexualmente transmissíveis, o parceiro também deve ser investigado, pois provavelmente ele vai estar infectado.

Também não podemos esquecer, que existem casos com poucos sintomas, e por isso, a atenção precisa ser redobrada e as relações sexuais devem ser evitadas, pelo menos até que se resolva o problema.

 

Inflamações na Garganta

 

Por se tratar de um antibiótico o remédio Azitromicina também é bastante eficaz no combate as inflamações na garganta que em geral acontecem sempre que o sistema imunológico se encontra com alguma deficiência.

Como muita gente já sabe, o antibiótico Azitromicina se tornou muito popular devido a sua eficácia e pelas facilidades de usá-lo em tratamentos.

Como usar o medicamento – para combater as inflamações na garganta, a dosagem geralmente recomendada pelos médicos é de 1 comprimido de 500 mg ao dia por um período de 3 dias.

Porém, é importante que se busque pela recomendação médica, pois em se tratando de antibiótico, os cuidados com a administração devem ser sempre mais intensos.

 

Para Pneumonia

 

O antibiótico Azitromicina também é muito eficaz no combate a Pneumonia, pois também esta é uma doença infecciosa causada por bactérias e por vezes também por fungos ou alguns vírus.

Como usar a Azitromicina – como em alguns outros casos, graças a versatilidade desse medicamento, o combate a Pneumonia acontece com doses de 500 mg diária por um período de 3 dias.

Para maior segurança no tratamento, é preciso buscar aconselhamento médico antes de decidir-se pelo medicamento, não esquecendo que se trata de um antibiótico e com estes, não podemos facilitar.

 

Para Sinusite

 

Como já se sabe, Azitromicina Di-hidratada é um poderoso antibiótico capaz de tratar uma variedade de complicações relacionadas a infecções no organismo.

Entre essas complicações, esse medicamento pode combater a Sinusite.

A Sinusite é uma inflamação que acontece na mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maças do rosto e olhos.

Esse tipo de inflamação que pode ser aguda ou crônica pode acontecer por conta de uma infecção, quem sabe um quadro alérgico ou então por qualquer outro fator que impeça a correta drenagem da secreção dos seios da face.

Agentes infecciosos como as bactérias, fungos e vírus são os principais causadores desse tipo de inflamação. Mas também existem os fatores alérgicos que podem contribuir.

Quando então, esse problema é causado por uma infecção bacteriana, na consulta ao médico, este irá recomendar o uso de antibióticos como a Azitromicina.

Com respeito ao tratamento, por se tratar de antibióticos, somente o médico é quem poderá garantir a melhor forma de tratamento. Para isso, precisará levar em conta a gravidade do problema e também a idade do paciente.

Trata Faringite

 

A Azitromicina também é recomendada para tratar da Faringite que é uma inflamação que acontece na Faringe.

A Faringe para quem ainda não sabe é um importante órgão localizado na região da garganta. Esse órgão faz ligação entre o nariz e a boca e também faz conexão da laringe com o esôfago.

Assim, quando a faringe inflama, o indivíduo sente uma certa irritação, dor, coceira e muito desconforto na região da garganta.

Esse é mais um tipo de inflamação que costuma acontecer nos meses mais frios do ano. No inverno, o ar é mais seco e as pessoas costumam se concentrar em ambientes fechados com pouca ventilação.

Com isso, as bactérias e vírus encontram maior facilidade para agirem e causarem as infecções.

E quando então a Faringite é provocada pela ação de bactérias o tratamento precisará ser feito com antibióticos e, nesse caso a Azitromicina é uma das opções que o médico poderá recomendar.

É preciso entender que quando se trata de bactérias atacando o organismo, estas precisam ser combatidas rapidamente e por isso, os antibióticos são necessários.

Para Bronquite

 

A Bronquite é um processo inflamatório que afeta os brônquios e na sua forma aguda, a doença é considerada muito comum. Porém, é a doença na sua forma crônica que certamente vai preocupar mais.

Essa é uma doença respiratória que geralmente é associada a outra complicação de saúde, por exemplo, as gripes. Quando não tratadas de forma adequadas, elas então podem se tornar crônicas e dificultar o processo de cura.

No caso de uma bronquite aguda, a causa mais comum para a doença são os vírus e, nesse caso,muito provavelmente o médico irá recomendar repouso, ingestão de líquidos saudáveis e um medicamento com ação antipirética.

Porém, quando se trata de uma infecção bacteriana, mais uma vez precisa entrar em ação um medicamento antibiótico como a Azitromicina.

O uso para Crianças, doses

 

Todo ser humano deveria saber que medicamentos a base de antibióticos devem ser usados com muito cuidado e sempre com a prescrição de um médico responsável.

Quando é de fato necessário o uso de antibiótico como a Azitromicina di-hidratada para crianças, a dose máxima recomendada para qualquer tratamento é de 1500 mg.

Porém, a Azitromicina di-hidratada na forma de comprimidos revestidos só deve ser administrada para crianças que pesem mais de 45 kg e, nesse caso, a dose total em crianças é de 30 mg/kg de peso.

Também devemos lembrar que para cada situação, o médico com consciência irá determinar um tipo de tratamento com esse antibiótico. Para isso, certamente ele vai levar em conta a gravidade do problema descoberto através de exames e é claro a idade dessa criança.

No caso da necessidade de uma dose total de 30mg/kg de peso para a criança, a dose deve ser administrada em dose única diária de 10 mg/kg de peso durante 3 dias seguidos com a administração feita sempre no mesmo horário.

O Uso para Adultos, doses

 

Com respeito ao medicamento recomendado para os adultos, também nesse caso, a Azitromicina deverá ser usada com cuidado e sempre com a recomendação de um médico responsável.

Para tratar de doenças sexualmente transmissíveis provocadas por bactérias sensíveis a Azitromicina, a dose é de 1.000 mg em dose única.

No caso de outras complicações infecciosas provocadas por bactérias sensíveis, a indicação do medicamento na forma oral é de 1 dose total de 1500 mg. Essa dosagem deverá ser administrada em doses diárias de 500 mg durante 3 dias seguidos e sempre no mesmo horário.

Nomes Comerciais, preços

 

A Azitromicina é encontrada no mercado com alguns nomes comerciais, tais como:

  • Azi,
  • Zithromax,
  • Astro.

O valor desse medicamento certamente pode variar bastante de acordo com o local onde for adquirido. Mas para termos uma noção desses valores, eles podem variar de R$ 15,00 reais a até R$ 45,00 reais.

Preços e Receita Médica

 

Complicações de saúde que acontecem por conta de infecções bacterianas ou por outros micro-organismos precisam ser investigadas a fundo para daí então se administrar o tratamento mais ideal. Para essa investigação geralmente são feitos exames diversos e por isso, é preciso buscar por um médico especialista para resolver o problema.

A partir então do diagnostico estabelecido, o profissional médico irá administrar o melhor medicamento, no caso um anti-inflamatório ou mesmo um antibiótico mais específico com o tratamento correto.

Apesar de alguns comentários sugerirem a possibilidade de se conseguir a Azitromicina sem uma receita médica, essa informação e essa atitude não é segura, portanto, não exite em buscar por ajuda médica.

Preço da Azitromicina 500 mg – esse antibiótico muito popular no mercado tem um valor aproximado de R$ 40,00 reais a embalagem com 5 comprimidos, o suficiente para se fazer um tratamento completo para a maioria das doenças.

Efeitos colaterais e contra-indicações – apesar de ser um medicamento aparentemente sem muitas reações adversas, podem surgir alguns efeitos sim, que devem ser relatados, tais como:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia

Esses efeitos são mais prováveis quando são administradas doses maiores ou iguais a 1000 mg ao dia, mas como já adiantamos, nem sempre eles acontecem.

Além disso, a Azitromicina não deve ser administrada em pessoas com complicações hepáticas, principalmente no caso de Cirrose ou Hepatite, uma vez que o medicamento é bastante tóxico para o Fígado.

Esse medicamento também não deve ser ingerido por mulheres grávidas. Não existe comprovação segura que ele possa fazer algum mal nesse caso, mas por motivo de segurança, melhor é não usá-lo.

Por fim, a Azitromicina não deve ser ingerida por mulheres no período de amamentação, pois o medicamento será de alguma forma absorvido pelo bebê através do leite.

Atenção – por se tratar de antibiótico, é importante que esse medicamento seja utilizado conforme a orientação do médico. A suspensão do medicamento sem que haja indicação prévia do médico, poderá levar à um comprometimento ainda maior da saúde do paciente, pois as bactérias causadoras da infecção poderão se tornar mais resistentes.Leia tambémRemédio para Foliculite no Couro Cabeludo, Tratamento

Antibiótico para Infecção Urinária em Bebê e Criança pequena

Remédio e Antibiótico para Intoxicação Alimentar, Tratamento

Pomada para Piodermite em Crianças e Adultos, Tratamento

Antiinflamatorio para Tendinite no Pé e Tornozelo, Nomes