Aciclovir Comprimido e Pomada, Indicações, dosagem, Tratamento

Aciclovir em forma de Pomada

 

Nós seres humanos estamos sempre sujeitos a doenças das mais variadas. Basta que o sistema de proteção do corpo se encontre debilitado.

Dentre as doenças que nos perseguem, existem aquelas de origem viral causadas por vírus dos mais variados. Por isso, as vezes vamos precisar de medicamentos específicos para combater o mal com segurança.

Por conta dessas necessidades, vamos aproveitar para falar um pouco sobre o Aciclovir comprimido e pomada. Esse é um dos medicamentos recomendado pelos médicos para combater essas doenças.

Para que serve

 

Aciclovir é um medicamento com ação anti-viral que pode ser encontrado na forma de solução oftalmológica, comprimidos, pomada ou ainda na forma injetável, bastante recomendado em tratamentos contra a Herpes em humanos.

Composição

  • Comprimidos – cada comprimido contém 200 mg ou 400 mg de Aciclovir Hidratado,
  • Pomada dermatológica – cada grama da pomada contém 50 mg de Aciclovir,
  • Pomada oftalmológica – cada grama da pomada contém 0,03 g de Aciclovir,
  • Solução injetável – cada frasco ampola contém 250 mg de Aciclovir.

Como usar esse medicamento – a maneira de usar o medicamento vai depender da doença que será tratada. Porém, independente da situação, antes de tudo, é importante buscar pela recomendação médica.

Na consulta médica, o profissional fará uma avaliação clínica do paciente. A menos que exista algum problema maior, o profissional poderá recomendar o medicamento com segurança.

Aciclovir cura…

Embora se reconheça a eficácia desse medicamento, é importante lembrar o leitor de que Aciclovir não cura as viroses. Na verdade, a ação do medicamento apenas reduz o tempo da doença e impede sua evolução.

Aciclovir é eficaz para tratar de infecções agudas, porém, não elimina o vírus do corpo em definitivo. Por isso, além do tratamento, é preciso valorizar os cuidados com a saúde.

Quando se trata de doenças infecciosas, é importante manter o sistema de defesa do corpo fortalecido.

 

Comprimido ou Pomada

 

Aciclovir comprimido e pomada,  é um medicamento bastante poderoso para combater algumas infestações por Herpes.

Na forma de comprimido, esse medicamento é indicado para tratamentos de Herpes Zoster e também Herpes Simplex.

Na forma de pomada dermatológica, é mais recomendado no tratamento de herpes simplex, incluindo herpes labial e genital seja em casos iniciais ou recorrentes.

Também tem o medicamento na forma de creme oftalmológico. Esse é indicado para tratamento de Ceratite por Herpes Simples.

Para entender melhor, a Ceratite é uma infecção que ocorre na Córnea (camada mais externa do olho) provocada por uma infecção desse vírus.

O Aciclovir age no organismo humano, bloqueando o mecanismo de ação do vírus herpes simples.

Como usar o Aciclovir pomada oftalmológica – em geral, o tratamento é assim recomendado.

  • Primeiramente é preciso higienizar devidamente as mãos.
  • Aplique 1 cm da pomada liberada pela bisnaga, mas cuide para que ela penetre no interior da pálpebra inferior. A dose recomendada não diferencia para os grupos etários.

A princípio, as aplicações devem ser realizadas 5 vezes ao dia, apenas no olho afetado. Ademais, o tratamento deverá ser feito com intervalos de 4 horas.

Após a melhora dos sintomas, certamente será importante persistir com o tratamento por mais 3 dias, salvo outras recomendações médicas.

Composição 

  • Aciclovir Comprimidos – cada comprimido contém 200 mg ou 400 mg de Aciclovir.
  • Aciclovir pomada – cada grama de pomada dermatológica contém 50 mg de Aciclovir.
  • Aciclovir pomada oftalmológica – cada grama da pomada contém 0,03 g de Aciclovir.

 

Aciclovir para Catapora

 

A Catapora é uma doença auto-imune na grande maioria dos casos. Em pessoas saudáveis sem a debilidade do sistema imunológico, praticamente não é exigido um tratamento mais específico.

Aciclovir em forma de Pomada

Nesse caso, aconselha-se apenas a não coçar as lesões para não acontecer as infestações por bactérias secundárias. Nas crianças, é melhor evitar as unhas crescidas que facilitam para ferir as lesões.

O uso de Aciclovir é bastante recomendado para tratar a catapora, porém, é indicada para crianças acima de 12 anos de idade. Devemos lembrar de que o medicamento não elimina o vírus, apenas ameniza os sintomas e diminui o tempo de permanência da doença e os riscos de complicações.

Como usar esse medicamento – para tratar da Catapora, a recomendação é de 1 comprimido de Aciclovir 200 mg ingerido 4 vezes ao dia por um período de 5 dias.

Pacientes com complicações pela catapora como hepatite, pneumonia ou encefalite devem ser tratados com Aciclovir na forma intravenosa.

 

Para Herpes Genital

 

Aciclovir para combater a Herpes Genital também é muito recomendado, tanto em casos iniciais como os recorrentes.

Quando acontece a infecção primária, os sintomas são bastante intensos, mas se for combatida logo de início, é possível reduzir bastante os graus de severidade da doença.

Como usar o medicamento – para combater a herpes vaginal, a recomendação médica costumeira é de 1 comprimido de 200 mg ingerido 5 vezes ao dia ou então 1 comprimido de 400 mg ingerido 3 vezes ao dia.

O tempo recomendado para o tratamento é de um período de 7 a 10 dias sem interrupção.

Já para casos reincidentes da doença, a recomendação médica costuma ser de 800 mg de Aciclovir ingerido 3 vezes ao dia, por 2 dias seguidos, ou de acordo com a recomendação mais específica do médico responsável.

 

Para Herpes Labial

 

Para combater a herpes labial com Aciclovir, é importante que o tratamento comece assim que se diagnostique o problema, para evitar o fortalecimento da doença.

Quando a infestação acontece pela primeira vez, a recomendação do tratamento pelo médico costuma ser de 1 comprimido de 400 mg ingerido 3 vezes ao dia por um período que pode variar de 7 a 10 dias dependendo da gravidade.

Quando se trata de um caso recorrente, a recomendação médica costuma ser com o uso do medicamento na forma de pomada ou mesmo de comprimido.

Com respeito à pomada, sua eficácia não é tanta quanto o medicamento ingerido. Deve-se aplicar a pomada diretamente sobre as feridas 5 vezes ao dia por um período de 4 dias.

Para tratamentos com comprimidos para a doença recorrente, a recomendação médica é de 200 mg a 400 mg, 5 vezes ao dia por um período de 5 dias.

 

Para Herpes Zoster

 

Herpes Zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e costumeiramente vem acompanhada de muita dor. A doença pode se manifestar em partes variadas do corpo, porém, é mais comum no rosto e no tronco, com a característica de se manifestar em apenas 1 dos lados do corpo.

Aciclovir em forma de Comprimido

Pacientes infestados com a Herpes Zoster devem iniciar o tratamento com o Aciclovir o quanto antes, preferencialmente até 72 horas após a infestação, para que o medicamento surta melhor efeito.

Para pessoas saudáveis, o tratamento pode ser feito por via oral com dose de 800 mg, 5 vezes ao dia por um período de até 7 dias.

No caso de pacientes imunossuprimidos ou então para os casos mais graves da doença, a recomendação é que o tratamento seja feito por via intra-venosa por um período de até 7 dias com a supervisão de um médico responsável.

 

Aciclovir Injetável

Aciclovir Injetável é um medicamento antiviral recomendado pelos médicos para tratar de infecções provocadas pelo vírus Herpes Simplex. Além disso, ele pode ser indicado para tratar de profilaxia de infecções provocadas por esse mesmo vírus.

Porém, ele é mais recomendado em condições em que o paciente apresenta deficiências em seu sistema imunológico (imunocomprometido).

Também devemos lembrar que o Aciclovir na forma injetável é recomendado para tratar da Meningoencefalite Hepática.

Composição – cada frasco ampola do medicamento contém 250 mg de Aciclovir.

Como usar o Aciclovir injetável

O tratamento com Aciclovir injetável também precisa ser recomendado diretamente pelo médico. Em suma, a dosagem varia de acordo com a infecção a ser tratada.

Em geral, a recomendação médica é definida da seguinte forma:

Adultos 

  • Para pacientes com Herpes Simplex, a recomendação é de 5 mg/kg a cada 8 horas, salvo para pacientes com Meningoencefalite.
  • Para pacientes com Meningoencefalite ou imunocomprometidos sem comprometimento dos rins, a recomendação é de 10 mg/kg a cada 8 horas.

Crianças

  • Crianças com idade de 3 meses a 12 anos de vida – a dosagem para o medicamento é avaliada de acordo com a área corporal do paciente.
  • Crianças com infecção por Herpes Simples – a recomendação é de 250 mg/m de área de superfície do corpo a cada 8 horas. Essa recomendação é válida se não se tratar de Meningoencefalite.
  • Crianças com comprometimento renal –  primeiramente, o médico responsável deverá avaliar o quadro clínico do paciente. Em conclusão, poderá determinar o tratamento com maior segurança para o paciente.
  • Recém-nascidos – o médico deverá recomendar o medicamento levando em conta o peso corporal da criança.

Além disso, para algumas situações, o Aciclovir injetável tem sido utilizado para tratar de herpes neonatal com doses de 10 mg/kg de peso.

 

Efeitos Colaterais

 

Em geral, os efeitos adversos mais comuns que o Aciclovir pode apresentar estão:

  • Por via oral comprimidos – dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, tontura e mal-estar,
  • Na forma de pomada – com menor frequência pode ocorrer reações alérgicas na pele como a coceira na região tratada,
  • Na forma intra-venosa – pode ocorrer dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar, tontura e diarreia. Além disso, pode ocorrer insuficiência renal e pedras nos rins.
  • Na forma de pomada oftalmológica – pode ocorrer Ceratite Superficial Punctada com manchas ou lesões superficiais na córnea. Nesse caso, não é necessário descontinuar o tratamento.

Também poderá ocorrer outros efeitos adversos mais comuns, tais como:

  • Sensação de picadas após a aplicação da pomada,
  • Irritação no local,
  • Inflamação como conjuntivite.

Se algum desses sintomas acontecerem, comunique o médico responsável para as providências cabíveis.

Outros efeitos colaterais que podem ocorrer:

  • Alterações na contagem de células no sangue. Como resultado, poderá existir riscos de outras infecções, sensação de cansaço ou hematomas inesperados.
  • Crises com sangramentos no nariz.
  • Inchaço repentino,
  • Palpitação ou sensação de aperto no peito,
  • Colapso,
  • Inchaço nas pálpebras, face, lábios ou outras partes do corpo.

Com a presença desses sintomas e havendo persistência, não perca tempo. Certamente é preciso buscar por orientação médica.

Contra-indicações do Aciclovir

Aciclovir em suas formas diferentes de administração é contra-indicado em situações como:

  • Para pacientes com sensibilidade à sua fórmula,
  • Na forma de comprimidos e injetável para crianças com menos de 3 meses de vida, exceto para tratar de Herpes Simples,
  • Para mulheres no período de gestação,
  • Para mulheres no período de amamentação,
  • Para pacientes com insuficiência renal. Nesse caso, a dose deverá ser estritamente avaliada pelo médico.

Além disso, o Aciclovir creme dermatológico não deverá entrar em contato com as mucosas. Portanto, tenha cuidado com as aplicações mantendo protegidos os olhos, a boca e a parte interna da vagina.

 

Nomes Comerciais

 

Entre os nomes comerciais do Aciclovir que são mais conhecidos no mercado podemos citar:

  • Cicloviral,
  • Ezopen,
  • Aciclomed,
  • Aviral,
  • Ziclovir,
  • Zov.

 

Preço

 

O valor do Aciclovir comprimido e pomada varia de acordo com a sua apresentação.

  • Comprimidos – uma embalagem com 25 comprimidos de Aciclovir 200 mg tem um valor aproximado de R$ 71,00 reais.
  • Creme dermatológico – a embalagem com 10 gramas de pomada creme dermatológica de Aciclovir tem um valor aproximado de R$ 21,00 reais.
  • Aciclovir pomada oftalmológica – a embalagem com 4,5 gramas de Aciclovir Oftalmológica tem um valor aproximado de R$ 35,00 reais.

Comentários finais

Sabemos que nem sempre é possível, mas enquanto temos condições de prevenir, melhor será que remediar. Portanto, é imprescindível que tenhamos hábitos de vida saudável, pois o sistema de defesa do corpo precisa estar fortalecido.

Por isso, comece com as escolhas dos alimentos. Pouca gente leva isso em conta, mas é primordialmente necessário se alimentar corretamente.

Quando os alimentos que fazem parte de nossa dieta são, de fato, ricos em nutrientes saudáveis, toda a alimentação contribuirá para nos mantermos protegidos contra as doenças.


Vale a Leitura