Aciclovir Comprimido e Pomada, Indicações, dosagem, Tratamento

Nós seres humanos estamos sempre sujeitos a doenças das mais variadas, basta que o sistema de proteção do corpo se encontre debilitado. Dentre essas doenças existem aquelas de origem viral causadas por vírus dos mais variados.

Por isso, as vezes é necessário fazer uso de medicamentos específicos para o tratamento e é sobre algumas dessas doenças que vamos fazer alguns comentários.




Também vamos aproveitar para falar um pouco sobre o Aciclovir comprimido e pomada que é bastante recomendado pelos médicos para combater essas doenças.

O que é o remédio

Aciclovir é um medicamento com ação anti-viral que pode ser encontrado na forma de solução oftalmológica, comprimidos, pomada ou ainda na forma injetável, bastante recomendado em tratamentos contra a Herpes em humanos.


Composição

  • Comprimidos – cada comprimido contém 200 mg ou 400 mg de Aciclovir Hidratado,
  • Pomada dermatológica – cada grama da pomada contém 50 mg de Aciclovir,
  • Pomada oftalmológica – cada grama da pomada contém 0,03 g de Aciclovir,
  • Solução injetável – cada frasco ampola contém 250 mg de Aciclovir.

Como usar esse medicamento – a maneira de usar o medicamento vai depender da doença que será tratada. Porém, independente da situação, é importante buscar pela recomendação médica antes de começar um tratamento, pois o médico antes irá avaliar o quadro clínico do paciente.

Comprimido ou Pomada

Aciclovir comprimido e pomada,  é um medicamento bastante poderoso para combater algumas infestações por Herpes.

Como comprimido, ele é indicado para tratamentos de Herpes Zoster enquanto que como pomada, é mais recomendado no tratamento de herpes simplex, incluindo herpes labial e genital seja em casos iniciais ou recorrentes.

Ainda para complicações nos olhos, recomenda-se o medicamento na forma de pomada oftalmológica.

Aciclovir para Catapora

A Catapora é uma doença auto-imune na grande maioria dos casos. Em pessoas saudáveis sem a debilidade do sistema imunológico, praticamente não é exigido um tratamento mais específico.

Aciclovir em forma de Pomada

Nesse caso, aconselha-se apenas a não coçar as lesões para não acontecer as infestações por bactérias secundárias. Nas crianças, é melhor evitar as unhas crescidas que facilitam para ferir as lesões.

O uso de Aciclovir é bastante recomendado para tratar a catapora, porém, é indicada para crianças acima de 12 anos de idade. Devemos lembrar de que o medicamento não elimina o vírus, apenas ameniza os sintomas e diminui o tempo de permanência da doença e os riscos de complicações.



Como usar esse medicamento – para tratar da Catapora, a recomendação é de 1 comprimido de Aciclovir 200 mg ingerido 4 vezes ao dia por um período de 5 dias.

Pacientes com complicações pela catapora como hepatite, pneumonia ou encefalite devem ser tratados com Aciclovir na forma intravenosa.

Para Herpes Genital

Aciclovir para combater a Herpes Genital também é muito recomendado, tanto em casos iniciais como os recorrentes.

Quando acontece a infecção primária, os sintomas são bastante intensos, mas se for combatida logo de início, é possível reduzir bastante os graus de severidade da doença.

Como usar o medicamento – para combater a herpes vaginal, a recomendação médica costumeira é de 1 comprimido de 200 mg ingerido 5 vezes ao dia ou então 1 comprimido de 400 mg ingerido 3 vezes ao dia.

O tempo recomendado para o tratamento é de um período de 7 a 10 dias sem interrupção.

Já para casos reincidentes da doença, a recomendação médica costuma ser de 800 mg de Aciclovir ingerido 3 vezes ao dia, por 2 dias seguidos, ou de acordo com a recomendação mais específica do médico responsável.

Para Herpes Labial

Para combater a herpes labial com Aciclovir, é importante que o tratamento comece assim que se diagnostique o problema, para evitar o fortalecimento da doença.

Quando a infestação acontece pela primeira vez, a recomendação do tratamento pelo médico costuma ser de 1 comprimido de 400 mg ingerido 3 vezes ao dia por um período que pode variar de 7 a 10 dias dependendo da gravidade.

Quando se trata de um caso recorrente, a recomendação médica costuma ser com o uso do medicamento na forma de pomada ou mesmo de comprimido.

Com respeito à pomada, sua eficácia não é tanta quanto o medicamento ingerido. Deve-se aplicar a pomada diretamente sobre as feridas 5 vezes ao dia por um período de 4 dias.

Para tratamentos com comprimidos para a doença recorrente, a recomendação médica é de 200 mg a 400 mg, 5 vezes ao dia por um período de 5 dias.

Para Herpes Zoster

Herpes Zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e costumeiramente vem acompanhada de muita dor. A doença pode se manifestar em partes variadas do corpo, porém, é mais comum no rosto e no tronco, com a característica de se manifestar em apenas 1 dos lados do corpo.

Aciclovir em forma de Comprimido

Pacientes infestados com a Herpes Zoster devem iniciar o tratamento com o Aciclovir o quanto antes, preferencialmente até 72 horas após a infestação, para que o medicamento surta melhor efeito.

Para pessoas saudáveis, o tratamento pode ser feito por via oral com dose de 800 mg, 5 vezes ao dia por um período de até 7 dias.

No caso de pacientes imunossuprimidos ou então para os casos mais graves da doença, a recomendação é que o tratamento seja feito por via intra-venosa por um período de até 7 dias com a supervisão de um médico responsável.

Efeitos Colaterais

Entre os efeitos adversos mais comuns que o Aciclovir pode apresentar estão:

  • Por via oral comprimidos – dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, tontura e mal-estar,
  • Na forma de pomada – com menor frequência pode ocorrer reações alérgicas na pele como a coceira na região tratada,
  • Na forma intra-venosa – pode ocorrer dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar, tontura e diarreia. Além disso, pode ocorrer insuficiência renal e pedras nos rins.

Nomes Comerciais

Entre os nomes comerciais do Aciclovir que são mais conhecidos no mercado podemos citar:

  • Cicloviral,
  • Ezopen,
  • Aciclomed,
  • Aviral,
  • Ziclovir,
  • Zov.

Preço

O valor do Aciclovir comprimido e pomada varia de acordo com a sua apresentação.

  • Comprimidos – uma embalagem com 25 comprimidos de Aciclovir 200 mg tem um valor aproximado de R$ 71,00 reais.
  • Creme dermatológico – a embalagem com 10 gramas de pomada creme dermatológica de Aciclovir tem um valor aproximado de R$ 21,00 reais.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Aciclovir Comprimido e Pomada, Indicações, dosagem, Tratamento



Leia também: