O que é NIDAÇÃO (A falsa menstruação) Entenda

Você sabe O que é NIDAÇÃO? Provavelmente você já ouviu falar sobre este assunto, mas quem sabe não tem ainda muito claro na sua mente o que quer dizer esse termo.

É por isso que estamos aqui, justamente para te ajudar a tirar dúvidas e deixar cada vez mais informada sobre os diferentes assuntos.

 

O que é Nidação

 

Podemos começar dizendo que Nidação é o princípio de tudo, ou seja, é a implantação de uma nova vida. Mas como será que isso acontece?

Quando um zigoto ou óvulo é fecundado pelo espermatozoide, e começa a multiplicação das células e viaja até o útero, onde se fixa, é o que chamamos de Nidação.

Toda gestação começa numa Nidação. Esta pode causar um sangramento que muitas vezes nem é visível, e acontece justamente porque o embrião precisa se fixar no endométrio, e como precisa ficar bem seguro, acaba buscando se afundar neste, para garantir de que não correrá risco de aborto ou deslocamento.

o que é nidação

 

Implantação

Podemos dizer que a implantação do embrião acontece em 3 estágios:

  • No primeiro estágio, com a implantação do óvulo, o embrião é conhecido como Blastocisto que se une as paredes uterinas. Nesse estágio, o embrião se encontra com 5 a 6 dias de vida.
  • Já no segundo estágio, o óvulo transpassa a parede do útero e com isso, fica mais protegido. Ainda nesse estágio, o óvulo adere ao endométrio que é a mucosa que reveste a parte interna do útero.
  • Em seguida, o óvulo  se fixa ao útero em definitivo ficando situado na cavidade endometrial.

Com a implantação do óvulo no útero, podemos dizer que se dá início a gravidez. A partir do momento em que ocorre a aderência do embrião na parede uterina, pequenas veias e artérias nesse membro se rompem provocando uma pequena perda de sangue.

Essa pequena perda de sangue, aparentemente inesperada, é um dos sintomas de que a gravidez já é realidade.

Como saber se é um sangramento de Nidação ou menstruação

 

Pois é, esta é uma dúvida que quase toda a mulher enfrenta. Mas vamos ver se conseguimos te deixar bem a par.

É claro que é muito fácil confundir essas duas situações, pois a nidação pode ser muito parecida com o início da menstruação.

O sangramento da nidação, aparece como uma leve sujeirinha amarronzada que pode vir junto com um filete de sangue vivo ou mais rosado.

Mas como saber se é um sangramento de nidação ou menstruação? 

Menstruação – Quando acontece a menstruação, o fluxo só vai aumentar.

Nidação – E quando se trata da nidação, o sangramento aparece e pode ter fim no mesmo dia ou em até 2 dias e m alguns casos até 3 ou 5 dias.

A Nidação é tão mínima que muitas vezes nem aparece na calcinha, e pode apenas borrar a calcinha, mas normalmente só suja levemente. Em muitos casos só irá aparecer mesmo no papel, na hora de limpar.

 

Nidação dá Cólica?

Quanto a resposta para essa pergunta, é positiva. Na verdade, quando acontece a nidação, muitas mulheres, sentem cólicas parecidas com as da menstruação.

Entretanto, mesmo quem algumas situações acontecem as pontadas no baixo ventre, pode acontecer de algumas mulheres nem perceber o que está acontecendo. Em alguns casos, o único sintoma que pode apontar para uma ovulação é o sangramento e nem mesmo esse sintoma é intenso.

Segundo especialistas, menos de 20% das mulheres, de fato, percebem um sintoma real como o sangramento que acontece com a fixação do óvulo no útero quando se dá a gravidez.

 

 

Este sangramento da Nidação precisa aparecer?

 

Não necessariamente. Muitas mulheres passam pelo processo de sangramento sem perceber sintoma ou sangramento algum.

É por isso que é bastante comum as mulheres se darem conta de que podem estar grávidas, somente quando a menstruação atrasa.

Se aparecer, a nidação costuma aparecer normalmente de 7 a 15 dias após o período fértil e o ato sexual. Quanto ao sangramento, esse é mínimo e, em alguns casos, pode até passar despercebido.

 

Sintomas da Nidação

 

É importante saber que nem toda a mulher vai sentir os sintomas da nidação com tanta evidência assim, e normalmente o que acontece é que ela só irá perceber que se trata de uma gravidez, devido a ausência da menstruação ou o leve sangramento da nidação quando este é visível.

Alguns sintomas mais comuns são:

  • Como uma leve cólica, dor discreta ou pontadas, os sintomas da nidação podem ser muito leves.
  • Podem aparecer também câimbras devido a fixação do embrião no útero.
  • A temperatura do corpo da mulher também pode ser alterada, sendo que esta se sentirá mais quente devido ao aumento da progesterona que passa a ser produzida com maior intensidade devido a fixação do embrião no útero.

Quando a mulher tem o sangramento muito pequeno devido ao sistema do seu corpo ou até pelo uso de anticoncepcionais durante muito tempo, fica difícil distinguir o que é nidação e menstruação, e nestes casos, o ideal mesmo é fazer testes de farmácia para garantir.

Este teste deve ser feito de 5 a 7 dias após o surgimento da borra ou sangramento.

 

Sangramento de Nidação significa risco?

 

Quanto a resposta para essa pergunta, a resposta é não, de maneira alguma. Não existe nenhum risco e acontece apenas pela implantação do zigoto no endométrio grosso o que causa sua descamação.

A preocupação só deverá existir se durar mais de 3 dias e o sangramento for de sangue vivo e maior do que o normal.

Na verdade, como citamos mais acima, o número de mulheres que apresentam algum sintoma chega no máximo a 20%. Ademais, quando ele acontece, é de um fluxo praticamente inexistente ou muito baixo.

O pouco sangramento que existe é muito natural e acontece o momento da fixação do embrião no endométrio quando então ocorre uma pequena descamação.

Em resumo, o sangramento da Nidação acontece sem nenhum fluxo e além disso, não ultrapassa a 3 dias. Se algo diferente disso, acontecer, desconfie, pois algo de errado pode estar acontecendo.

Tem cheiro a nidação?

No processo de nidação, os sintomas podem se apresentar de forma diferenciada de mulher para mulher. Portanto, algumas podem sentir sintomas mais evidentes, enquanto isso, outras praticamente não percebem nada.

Com isso, podemos deduzir, que diferentemente de um problema que poderia preocupar, a nidação, não apresenta cheiro diferente e, por isso, praticamente, acontece sem ser percebido.

Ainda que a Nidação seja um dos sintomas da gravidez, é preciso que se entenda que isso não indica uma gravidez real. A nidação mostra que alguma coisa diferente está acontecendo no corpo da mulher, podendo sim, ser uma gravidez.

Para haver Nidação precisa aparecer o sangramento?

Quando acontece a Nidação, a princípio, não existe um sangramento. Pelo menos, não na grande maioria das mulheres, pois pode acontecer de não existir sintomas algum.

No entanto, a cólica provocada pela Nidação é muito comum, muito parecida com a da menstruação.

Todavia, é importante entender que quando ocorre a aderência do embrião à parede uterina, pequenas veias e artérias podem se romper nessa região e isso, automaticamente vai resultar em perda de sangue.

Dessa forma, quando o embrião se fixa no endométrio, poderá provocar uma descamação e se existir um acesso, o sangue será expelido pelo canal vaginal.

Porém, é preciso estar ciente que não se trata de um fluxo de sangue que preocupe. São apenas gotas e costumam acontecer por um curto espaço de tempo.

O que poderá inibir a Nidação?

Existem alguns fatores que poderão interferir no aparecimento da Nidação, mas entre os mais comuns temos:

  • Alterações na estrutura do Endométrio – esse é um fator muito importante que poderá dificultar uma gravidez.
  • Endométrio Não Trilaminar – o Endométrio precisa de uma espessura adequada para que o embrião possa se fixar. Então, o fato de ele não ser trilaminar, certamente dificultará a fixação do embrião e consequentemente evitará a nidação.
  • Endometriose – essa é uma anormalidade caracterizada com o crescimento do Endométrio fora do útero. Esse problema também comprometerá a nidação e consequentemente a gravidez.
  • Útero Bicorno – mais um situação que pode inibir uma nidação. Ás vezes o útero apresenta uma deformação relacionada a uma bifurcação em forma de Y que acontece na membrana chegando a dividir o órgão em dois.

Nessa condição, se houver uma gravidez, corre-se o risco de haver um aborto espontâneo ou um parto prematuro.

  •  Endométrio Fino – um endométrio normal precisa ter de 7 a 14 milímetros para que aconteça uma gestação normal. No entanto, quando sua espessura está abaixo dessa medida, a gravidez será dificultada.

Nessa condição, os riscos de aborto são muitos, pois o endométrio não apresenta profundidade suficiente para a implantação do útero.

  • Útero Septado – essa condição, é muito parecida com o útero bicorno. Trata-se de uma condição em que o útero apresenta uma divisão parcial ou total e isso, também compromete uma nidação.
  • Além dessas situações, existem outras que podem inibir uma nidação e com isso, a gravidez.

Quanto tempo entre a fecundação e a Nidação?

O tempo que leva para acontecer a Nidação varia de uma mulher para outra, pois é preciso observar alguns fatores relacionados até mesmo com a saúde de cada uma.

Em geral, essa variação é de 5 a 12 dias. Podemos levar em conta um tempo médio de 7 dias, contando a partir do dia em que o óvulo fecundado chega ao útero até que se conclua a implantação.

Portanto, para entender melhor, a fecundação acontece no momento em que o espermatozoide alcança o óvulo e perfura sua membrana externa. Assim, dar-se-á início a uma única célula.

Após acontecer a fecundação, o zigoto começa a se dividir e a multiplicar-se. Enquanto isso, irá se deslocar ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero.

Então, ao chegar na cavidade uterina  acontecerá a Nidação com a implantação nesse órgão.

Em resumo, desde o momento da fecundação até a nidação, passarão 13 dias até que o embrião se fixe completamente na parede do endométrio.

.

Quanto tempo após a nidação posso fazer o teste de gravidez?

 

Para você que deseja saber o que é Nidação e quanto tempo após ela acontecer poderá fazer o teste de gravidez, preste atenção no seguinte.

Para cada organismo o sistema é diferente, e mesmo que 24 horas após os sintomas da Nidação o teste já possa ser positivo, o ideal é esperar até que o nível de HCG aumente para que o teste dê positivo.

Então, é isso, acredito que agora você já deve estar mais preparada para enfrentar esse acontecimento normal na vida de uma mulher que decide engravidar ou mesmo que aconteça de engravidar sem esperar.

Lembre-se de que o sangramento de Nidação pode não a aparecer e se aparecer, pode ser bastante discreto, viu?