Como saber se estou grávida: teste de farmácia exame de sangue

Como saber se estou grávida? Essa é uma pergunta que muitas mulheres se fazem, algumas preocupadas por algo errado que talvez tenham feitas, outras expectantes por uma noticia positiva que custa a chegar, no caso de mulheres casadas que estão com alguma dificuldade de engravidar.

Na verdade esse é o desejo da maioria das mulheres, ser mãe e dar o verdadeiro sentido a suas vidas, pena que muitas vezes não se planejam adequadamente, e o filho que deveria trazer muitas alegrias, acaba estragando todos seus sonhos, tudo por conta dos prazeres passageiros.

Mas para saber se está ou não grávida, a mulher precisará ficar atenta a alguns sintomas naturais em todas as mulheres que engravidam, e o primeiro deles é justamente a menstruação que deixará de aparecer, isso já no primeiro mês, mas mesmo que haja um pequeno sangramento, existe a possibilidade, uma vez que na fecundação do óvulo, acontece um pequeno sinal muito parecido com a menstruação.

Além da falta da menstruação a mulher passará a sentir náuseas, volume maior nos seios, desejos por alimentos diferentes, aumento no volume abdominal, entre outros, porém, não é 100% confiável basear-se apenas nesses sintomas, mesmo porque, alguns deles podem até não serem sentidos e, além disso, alguns desses sintomas também podem ser sentidos por mulheres que nem sonham em engravidar.

teste-farmacia-gravidez

Outros sintomas da gravidez

  • Sono e cansaço, na verdade o sono em excesso é uma das marcas mais comuns de uma mulher que está grávida uma vez que existe uma concentração maior de progesterona no organismo.

  • Vontade de fazer xixi a cada instante, também pode enganar, uma vez que ele também é sintoma pré-menstrual.

  • Sangramentos irregulares e cólicas, sintoma parecido com a menstruação, isso é um sinal de que o óvulo fertilizado está se fixando no Endométrio que é justamente a camada de sangue que reveste o útero e que a cada menstruação é eliminada.

  • Mamilos mais escuros e veias mais aparentes.

  • Gostos diferentes, preferindo alimentos com os quais não está acostumada e rejeitando alimentos antes apreciados.

Sempre tem alguém que pretende aconselhar os exames caseiros para conferir ou não uma gravidez. O exame da agulha, testes do cloro, teste com água sanitária, urina fervida, isso tudo é “conversa fiada” e quando dá certo, não passam de coincidências.

Que exames comprovam a gravidez

Exame de farmácia – para saber com certeza se está ou não grávida, a mulher precisa buscar por um exame médico, mas antes disso, tem o teste de farmácia que é feito com a urina, muito eficaz para tirar a dúvida. Essa é a solução mais simples, e fornece o resultado rapidinho e ainda favorece as mulheres que não desejam se expor buscando um ginecologista.

O exame de farmácia assim como o de sangue visa detectar a quantidade de Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) que começa a ser produzido logo após a fecundação. Porém, esse hormônio também pode ser sintoma de possíveis tumores, por isso, é necessário que a mulher busque por um médico se acontecerem outros sintomas, mesmo que não estejam relacionados aos sintomas de gravidez.

Para que haja uma garantia maior no resultado, o teste de farmácia deve ser realizado após 7 dias a partir do atraso na menstruação, com esse tempo já é possível detectar a presença do HCG na urina e se isso acontecer, o resultado é positivo.

Exame de sangue – para as mulheres que desconfiam que estão grávidas e desejarem logo buscar pelo médico ginecologista, este logo vai recomendar o exame de sangue que é o mais seguro.

Como já adiantamos esse exame também vai detectar a presença do hormônio HCG que só é produzido depois da concepção. Esse exame pode ser feito em qualquer laboratório e apresenta dois tipos:

  • Exame HCG qualitativo – nesse caso o exame só constata ou não a gravidez.

  • Exame HCG quantitativo – nesse caso o exame constata a gravidez e ainda é possível saber a quanto tempo ela já existe.

Em geral não é exigido o jejum para a realização do exame de sangue, porém um ou outro médico recomenda que se faça um jejum de no mínimo 4 horas e quanto ao resultado, ele pode sair em no máximo 24 horas.

Algumas mulheres sentem-se ansiosas, seja por conta de um descuido na relação sexual ou pela ansiedade para ter um filho. Por conta disso, saem em busca de um exame para tirar logo a dúvida para saber se está ou não grávida.

Mas é preciso considerar a possibilidade do óvulo não ser fecundado logo após a relação sexual. Menos mal que eles sobrevivem até uma semana e com isso então, as chances de engravidar ainda persistem.

Sabendo disso, se o exame for realizado depois de uma semana após 2 semanas pelo menos depois do ato sexual, já existirá a presença do hormônio HCG no sangue ou na urina para confirmar a gravidez.

Mas enfim, se existe uma possibilidade, mesmo que remota de haver a concepção, melhor é que a mulher tire logo as dúvidas, ainda mais se ela usa algum tipo de anticoncepcional, pois se acaso a gravidez for confirmada nos exames, esse anticoncepcional vai prejudicar o feto.


Vale a Leitura