Exames: Teste para saber o sexo do bebê

Existem algumas espécies de teste para saber o sexo do bebê, porém, nem um deles é 100% seguros, a maioria deles caseiros. Porém, existe um teste encontrado na farmácia que é o mais seguro, mas mesmo assim, pode deixar muito a desejar, por isso, melhor mesmo é esperar pelo Ultrassom.

Mesmo nesses tempos modernos, quando muitas pessoas pretendem dizer que o ser humano é mais inteligente do que seus antepassados, existem muitas mulheres que por não suportarem a ansiedade, recorrem a métodos diversos para descobrir o sexo do bebê.

Mas bom mesmo é se preparar para a vinda desse filho, independente do seu sexo. E saber aceitar desde cedo a escolha que Deus fez, uma vez que esse filho é uma dádiva divina preciosa.

Mas para quem não sabe esperar, vamos aos testes:

Calculando a idade Gestacional

 

É preciso calcular a idade gestacional para saber em que mês de gravidez a mulher está. E se a mulher sabe quando foi sua última menstruação, não existe nenhuma complicação em descobrir.

Em casos onde não se sabe a data da última menstruação, o médico poderá calcular mais ou menos. Através da altura do útero e também através da ultrassom.

Outro fator levado em consideração, é o valor do Beta HCG no sangue da mulher após a 12ª semana de gestação.

Crescimento Semanal do Bebê

 

Quando uma gestação está correndo de maneira certa, é impressionante notar o crescimento do bebê semana após semana.

O milagre da vida começa com a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. a partir daí começa um ciclo que está segundo a segundo em transformação ou evolução.

Veja:

Na terceira semana é ainda apenas uma célula que se transforma em embrião. E ai prossegue começando  divisão celular, a formação das estruturas do embrião, E com apenas 6 semanas o coração já começa a bater.

A partir de agora todos os órgãos estão em pleno desenvolvimento, e logo já acontecem os primeiros movimentos. Agora já começa a parecer com um bebezinho minúsculo.

Na décima semana, o até então embrião, começa uma nova fase e já boceja, se move e espreguiça. Acredite, ele já está completamente formado com apenas 12 semanas.

Agora já é possível ouvir o coração através da ecografia, muitos dos seus órgãos já começam a funcionar, e ele já pode ouvir sons dentro do corpo da mãe e externo.

Já coordena os movimentos, Fecha as mãos e segura os pés, e está ganhando peso diariamente, começando a ficar mais redondinho.

Agora já no terceiro trimestre, as reações, movimentos, crescimento e ganho de peso, tudo é ainda mais acentuado. Até que quando chega a 40 semanas já está pronto para viver fora do útero materno.

 

A tabela chinesa para saber o Sexo

 

Pois então, através da tabela chinesa, é possível descobrir o sexo do bebê mesmo antes de qualquer ecografia ou algo assim. E segundo dados, a precisam dessa tabela pode chegar em até 90% de chances.

tabela chinesa sexo bebe 490x433 Exames: Teste para saber o sexo do bebê
tabela chinesa

Para tanto, basta usar apenas a idade da mãe e a data quando aconteceu a concepção. Assim  se faz uma conversão da idade da mãe para a idade lunar.

Para as nascidas entre março e dezembro, deve-se acrescentar 1 ano à idade da mãe. Já quem nasceu entre janeiro e fevereiro, não há necessidade de acrescentar absolutamente nada.

Sendo assim, cruzando a idade lunar da mãe com a data da concepção se descobre se será menina ou menino.

No entanto, devo dizer que a comunidade científica não aceita este calendário chinês como seguro.

Teste de Farmácia

 

No teste de farmácia denominado Intelligender é analisada a quantidade de hormônios presente na urina da mulher. E tem uma precisão de até 90% e deve ser realizado após a 10ª semana de gestação. Porém, no caso dessa gravidez ser gemelar, podem sim acontecer erros.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para os possíveis erros no teste. Como o fato de a mulher ter tomado o hormônio Progesterona em tratamentos para engravidar.  Ou ter tido relações sexuais em menos de 48 horas antes do teste. Se a gravidez ocorreu com inseminação artificial ou ainda se a mulher apresentar a síndrome dos ovários policísticos.

Para quem desejar mesmo assim, fazer o teste de farmácia, é preciso coletar a primeira urina da manhã em um recipiente específico para o teste. Esse recipiente é fornecido na farmácia e depois da coleta é preciso aguardar por aproximadamente 10 minutos para saber do resultado.

O recipiente para o teste contém cristais que em contato com a urina vão se dissolver após o frasco ser agitado. Depois de passar o tempo especificado se essa urina apresentar a cor verde, a gravidez é de menino e se for laranja é menina.

Mesmo com o valor nada acessível desse teste, e com a possibilidade de não dar certo, muitas mulheres para matar a curiosidade não se importam de pagar o preço.

Amniocentese

 

Esse tipo de exame é bem invasivo e consiste em introduzir uma agulha na barriga da mulher grávida que vai alcançar o útero. Esse procedimento é feito para retirar um pequeno volume de líquido Amniótico. Aproximadamente 20ml, que é muito rico em material genético do feto.

Depois de uma análise detalhada desse líquido, é possível descobrir o sexo do bebê. Apesar de indicado como exame para descobrir o sexo do bebê, ele é feito mais para descobrir possíveis doenças.  Doenças que o feto possa apresentar referente a problemas genéticos.

A introdução da agulha através da parede abdominal chegando até o útero, é monitorada pelo ultrassom. O procedimento todo leva aproximadamente de 10 a 15 minutos. No entanto encontrar o ponto exato da punção, pode ser a parte mais demorada.

Retirado o líquido, agora é acondicionado adequadamente, e direcionado ao laboratório que fará os devidos exames.

Na realização deste exame não há necessidade  de preparo prévio mas é importante assinar um termo de consentimento.

Algumas mulheres podem sentir algum desconforto como leves cólicas e pressão na hora da aplicação da agulha, mas nada além disso.

Os objetivos do exame são:

  • O chamado exame cariótipo;
  • Exame de anemia fetal;
  • Da maturidade pulmonar do feto;
  • Doenças genéticas;
  • Teste de paternidade.

No entanto é um exame relativamente. com a ajuda do ultrassom, hoje não acontece mais de a agulha tocar o bebê. E os riscos de infecção ou hemorragia da mãe são mínimos.

Apesar de tudo, é importante que a mulher faça um repouso absoluto de até 48 horas após o exame, que será o tempo que levará para que o corpo reponha o líquido retirado. Portanto nem relação sexual deverá ter.

Quem tem fator Rh negativo, é importante saber que devem tomar vacina imunoglobulina em até 72 horas após o procedimento.

Sexagem Fetal

 

Um dos testes mais populares para descobrir o sexo do bebê, a Sexagem Fetal, é feita através do exame de sangue da futura mãe para pesquisa do DNA do feto. Em situações normais o ser humano possui um par de cromossomos sexuais, as mulheres com 2 cromossomos X e os homens com 1 cromossomo X e um cromossomo Y.

Se no exame for encontrado um cromossomo Y, já é possível garantir que o bebê é menino. Se este cromossomo Y não for encontrado, é por que será uma menina. Porém, para uma maior segurança, esse exame deverá ser feito entre a oitava e décima semana de gravidez.

Bastante seguro, o sangue da mãe é colhido a partir da oitava semana com 99% de chances de saber qual é o sexo.

O resultado do exame leva de 5 a 10 dias para ficar pronto, e deverá ser feito sob prescrição médica. O custo poderá chegar a mais ou menos 500 reais.

Ultrassonografia

 

Esse é o exame mais comum e seguro para identificar o sexo do bebê, e, além disso, é simples, barato e indolor sem oferecer riscos à saúde. O Ultrassom é um exame necessário durante o pré-natal para avaliar o estado de saúde do feto e da gestante.

Apesar de ser realizado mais do que uma vez durante o período de gestação, o sexo do bebê só pode ser descoberto depois da 18ª semana de gravidez. Isso com até 90% de acertos. Mas se o bebê estiver posicionado corretamente no útero materno, essa taxa de acerto pode chegar aos 100% de acerto.

ultrassonografia obst%C3%A9trica 490x217 Exames: Teste para saber o sexo do bebê
ultrassonografia obstétrica

O ideal é que este exame seja feito com a paciente sobre uma maca, quando é colocada uma fina camada de gel sobre a barriga, e o transdutor disponibilizado sobre este gel onde deverá deslizar.

O aparelho gera imagens que poderão ser vistas pelo computador. Depois do exame, o gel será retirado com uma toalha de papel. É um exame tranquilo que não gera dor nem desconforto.

Pode ser feito tanto particular como por planos de saúde e também pelo SUS.

Existem diferentes tipos de ultrassom mais usados para gestantes:

  • Ultrassom morfológico – Realizado entre 20 a 24 semanas. Este é feito para detectar alguma doença ou má formação como Síndrome de Down, anencefalia, hidrocefalia, mielomeningocele, cardiopatias congênitas. e pode durar de 20 a 40 minutos.
  • Ultrassom 3D e 4D – para captação de movimentos em tempo real, e podem ser feitos a partir do 3º mês mas as imagens se otimizam a partir do 6º mês.

O valor pode variar de 100 a 350 reais dependendo do local.

 

Teste da agulha

 

Esse teste é feito com uma agulha suspensa por um fio sobre barriga da mulher grávida. Para o teste a mulher precisa deitar-se de barriga para cima e segurar na ponta da linha.

Não deve haver nem um movimento voluntário da mão da mulher, a agulha deve balançar naturalmente. Se a agulha ficar girando em círculos, a mulher pode estar grávida de menina. Mas se ela balançar em linha reta ou ficar parada é provável que a gravidez seja de menino.

Porém devemos alertar que esse teste não tem garantia nenhuma. Ele serve apenas para conter um pouco a curiosidade das futuras mães. Isso porque não conseguem esperar pelo exame de Ultrassom após a vigésima semana de gravidez.

Na verdade, este teste é como uma brincadeira que já era praticada pelos antigos e o ideal é que seja feita com um fio de cabelo segurando  agulha.

Apenas coincidências – existem ainda muitos maneiras de fazer Teste para saber o sexo do bebê que são sugeridos. Porém, nenhum deles é confiável. Não passam de brincadeiras sem chances de acerto.

O máximo que poderá acontecer são algumas coincidências.  Uma vez que existem apenas duas possibilidades, menino ou menina com chances iguais de 50% de acerto.

Leia também:
5 importantes Exames de rotina para gestantes (Pré natal)

Exame de SEXAGEM fetal, entenda quando e como fazer

Como saber se estou grávida: teste de farmácia exame de sangue

TESTE de gravidez positivo ( melhores exames )

Como calcular o gasto calórico diário e começar perder peso