5 importantes Exames de rotina para gestantes (Pré natal)

Saber mais e fazer os exames de rotina para gestantes contribuirá para a saúde tanto da mamãe como do bebê que está em seu ventre, pois com um acompanhamento médico regular é possível detectar qualquer anormalidade especialmente quanto ao feto.

Entre os exames mais necessários podemos destacar:


Leia também:

Exames de rotina para recém nascidos


Exame de Hemograma completo

Esse tipo de exame pode acusar uma possível anemia na gestante, mas também acusa os indícios de infecções por bactérias ou por vírus.

  • Esse exame é solicitado entre a 1ª e a 8ª semana de gravidez.

Glicemia de Jejum

O exame de Glicemia de Jejum traz esse nome por que a mulher precisa fazer um jejum prolongado (8 horas) preparando-se para fazê-lo.

O exame dá um diagnóstico sobre a diabetes e em algumas situações deve ser feito com maior regularidade dependendo do nível de glicemia encontrado no sangue. (Esse exame é um dos principais observados entre a semana 20 e 28  quinto e sexto mês gestacional).

Recomendamos: Como tirar o leite materno com bombinha manual e elétrica

exames pre natal rotina para gestantes

Exame de grupo sanguíneo e fator RH

Esse exame é muito importante, pois através dele o médico poderá detectar uma possível incompatibilidade do sangue da mãe com o sangue da criança, e no caso do exame dar positivo será preciso um tratamento na 28ª semana de gestação.

Eletrocardiograma

Um eletrocardiograma fetal também é importante, pois este avalia os batimentos cardíacos do bebê durante a gestação. Através desse exame pode se detectar qualquer problema cardíaco na criança e fazer os preparativos para o parto.

Ultra-sonografia obstétrica

Este exame é feito primeiramente no primeiro trimestre da gravidez para verificar se o bebê está posicionado corretamente no útero, mas também é útil para se saber se a gravidez é única ou múltipla, prevenindo os pais para a chegada de mais de um filho.

Leia também: Alimentos que aumentam o leite materno – alimento do bebê

Já o segundo exame de ultra-sonografia é feita geralmente após a 12ª semana de gravidez para detectar possíveis doenças na criança.

Também é necessário um terceiro exame após a 20ª semana de gravidez para visualizar os órgãos da criança e conferir se está tudo bem.

Ainda existem outros exames que as futuras mães devem fazer, mas em geral isso fica a critério do médico ginecologista.


Leia também: