Como tirar leite materno com a bombinha manual ou elétrica

Não existem muitos segredos para quem quer saber como tirar leite materno com a bombinha que pode ser manual ou elétrica. Mas, muitas mulheres conseguem isso usando apenas as mãos, o que para muitas é até mais fácil.

De qualquer forma, seja para doação a bancos de leite materno ou seja para dar ao bebe, não é algo tão complicado assim.

Leia também:


O que fazer quando o bebê não para mais de chorar

Alimentos que aumentam o leite materno para alimentação do bebê


Qual o motivo de usar a bombinha?

  • Muitas mulheres decidem tirar o leite do seio e guardar para as mamadas noturnas, por exemplo, quando podem fazer um revezamento no cuidado do bebe.
  • Esse procedimento também pode ser feito quando há a necessidade de sair com longa demora.como tirar leite materno com bombinha
  • É importante você seguir alguns princípios como retirar o leite depois que o bebe mamar. Pela manhã é sempre mais fácil, pois geralmente o bebê não conseguirá mamar tudo e sobrará mais leite.
  • Se puder, e não estiver com o bebê, o ideal é tirar próximo do horário do bebê mamar.

Como usar a bombinha no seio.

  • No caso da manual, essa você precisa colocar no seio e começar a apertar a parte que fará a sucção do leite.
  • No caso das elétricas é muito simples, basta você colocar juntamente com um sugador ao seio e deixar que o leite seja transferido para um recipiente conectado, após a máquina ser ligada.

Normalmente você tem a possibilidade de controlar ou regular o poder de sucção de maneira que lhe fique bastante confortável.

Já no caso das bombinhas manuais, diferente das elétricas que tem pressão própria, você deverá comandar apertando ou manivelando o mecanismo para que seja possível a retirada do leite.

Leia: Métodos para tirar casquinhas da cabeça do bebê

Assista o vídeo e aprenda fazer a ordenha com a bombinha manualmente.

Quando você encontra uma bombinha de boa qualidade, estas podem imitar muito próximo a sucção do bebê, e você não sentirá desconforto ou dor. Mas, normalmente se leva de 15 a 45 minutos para retirar o leite dos 2 seios.

É importante você saber que o leite poderá não sair de imediato, então é preciso persistência. os primeiros estímulos serão para a produção do leite, e logo este começará a sair.

Esse vídeo mostra como fazer a extração do leite materno com a bomba de sucção elétrica

Quantidade de leite a ser retirada.

Isso irá depender da idade do seu bebê. Nos primeiros dias não precisará mais do que 10 ou 20 ml. No primeiro mês, apenas 90ml já serão suficiente para uma mamada.

bombinha eletrica para tirar leite maternoDepois a medida que o bebê cresce, a quantidade também deverá aumentar. Com 2 meses, por exemplo, uma mamada deverá ter de 120 a 180 ml.

E essa quantia pode não sair tudo de uma vez. Então, você poderá retirar aos poucos e ir acumulando, sem problemas.

Onde guardar o leite materno.

Em vidro esterilizado e fechado. e deve ser colocado na geladeira se não for usado de imediato. Na hora de dar ao bebe, deve ser aquecido na temperatura adequada.

A importância de tirar o leite materno.

O legal é que se você não pode estar perto do seu filho nas horas de mamadas, mesmo assim ele poderá se beneficiar dos nutrientes especiais do seu leite, e outra pessoa poderá lhe dar.

Outra vantagem é que a produção do leite será estimulada, e também poderá beneficiar seios muito cheios, empedrados ou algo assim, garantindo mais conforto e flexibilidade.


Leia também: