Como tirar leite materno com a bombinha manual ou elétrica

Não existem muitos segredos para quem quer saber como tirar leite materno com a bombinha que pode ser manual ou elétrica. Mas, muitas mulheres conseguem isso usando apenas as mãos, o que para muitas é até mais fácil.

De qualquer forma, seja para doação a bancos de leite materno ou seja para dar ao bebe, não é algo tão complicado assim.

Leia também:

O que fazer quando o bebê não para mais de chorar

Alimentos que aumentam o leite materno para alimentação do bebê

Qual o motivo de usar a bombinha?

 

  • Muitas mulheres decidem tirar o leite do seio e guardar para as mamadas noturnas, por exemplo, quando podem fazer um revezamento no cuidado do bebe.
  • Esse procedimento também pode ser feito quando há a necessidade de sair com longa demora.como tirar leite materno com bombinha
  • É importante você seguir alguns princípios como retirar o leite depois que o bebe mamar. Pela manhã é sempre mais fácil, pois geralmente o bebê não conseguirá mamar tudo e sobrará mais leite.
  • Se puder, e não estiver com o bebê, o ideal é tirar próximo do horário do bebê mamar.

Como usar a bombinha no seio

 

Primeiramente é importante pensar no seguinte: se o seu caso é de precisar dar o leite na mamadeira 1 ou 2 vezes por semana, uma bombinha manual será o necessário.

Já se a ideia é dar mais mamadeiras com o leite materno , o ideal então é investir numa bombinha elétrica com extrator duplo, que trará mais comodidade e precisão.

Bombinha manual – No caso da manual, essa você precisa colocar no seio e começar a apertar a parte que fará a sucção do leite.

Bombinha elétrica – No caso das elétricas é muito simples, basta você colocar juntamente com um sugador ao seio e deixar que o leite seja transferido para um recipiente conectado, após a máquina ser ligada.

Bombinha elétrica dupla – está é bem mais vantajosa do as simples, uma vez que conseguem sugar o leite das 2 mamas ao mesmo tempo, o que permite uma quantidade maior de leite, em menos tempo.

Além do mais, este leite acaba tendo um teor maior de nutrientes que é especialmente benéfico para os prematuros. E garante o fato de não faltar o leite materno.

Normalmente você tem a possibilidade de controlar ou regular o poder de sucção de maneira que lhe fique bastante confortável.

Já no caso das bombinhas manuais, diferente das elétricas que tem pressão própria, você deverá comandar apertando ou manivelando o mecanismo para que seja possível a retirada do leite.

Leia: Métodos para tirar casquinhas da cabeça do bebê

Assista o vídeo e aprenda fazer a ordenha com a bombinha manualmente.

 

Quando você encontra uma bombinha de boa qualidade, esta pode imitar muito próximo a sucção do bebê, e você não sentirá desconforto ou dor. Mas, normalmente se leva de 15 a 45 minutos para retirar o leite dos 2 seios.

É importante você saber que o leite poderá não sair de imediato, então é preciso persistência. Os primeiros estímulos serão para a produção do leite, e logo este começará a sair.

Esse vídeo mostra como fazer a extração do leite materno corretamente

Quantidade de leite a ser retirada

 

Isso irá depender da idade do seu bebê. Nos primeiros dias não precisará mais do que 10 ou 20 ml. No primeiro mês, apenas 90ml já serão suficiente para uma mamada.

bombinha eletrica para tirar leite maternoDepois a medida que o bebê cresce, a quantidade também deverá aumentar. Com 2 meses, por exemplo, uma mamada deverá ter de 120 a 180 ml.

E essa quantia pode não sair tudo de uma vez. Então, você poderá retirar aos poucos e ir acumulando, sem problemas.

 

Como lavar a bombinha

 

É de suma importância de que a bombinha de leite seja lavada antes e após a retirada do leite. E deve ser higienizada de acordo com as prescrições do fabricante.

Uma vez ao dia, a lavagem deverá ser mais minuciosa. Para tanto o kit deverá ser desmontado e as peças, menos as elétricas, deverão ser fervidas por uns 5 minutinhos. Já a parte elétrica deverá ser limpada com um pano limpo e seco.

No entanto, é sempre muito importante atentar as instruções do fabricante para não correr o risco de estragar o produto.

 

Como extrair o leite manualmente

 

Bom, se no seu caso, não tem ou não quer a bombinha para facilitar a retirada do leite, poderá ser manualmente mesmo. Veja:

  • Prepare vidros de boca larga e tampa plástica esterilizados para receber o leite;
  • Busque por um lugar tranquilo onde poderá ficar;
  • Prenda os cabelos;
  • Evite falar ou tossir na hora em que estiver tirando o leite. Use máscara;
  • Lave muito bem as mãos até a altura dos cotovelos;
  • Seque bem as mãos;
  • Não precisa lavar os seios;
  • Agora posicione o recipiente próximo ao seio;
  • Massageie a mama com movimentos circulares, partindo da base em direção a aréola, com um pouco de pressão e de maneira firme para estimular os ductos;
  • Fique relaxada e procure uma posição confortável;
  • Pense no seu bebê neste momento;
  • Se precisar tenha uma roupinha dele por perto;
  • Com a mão em forma de C, coloque o indicador na aréola abaixo do bico do seio e o polegar acima deste;
  • Enquanto segura o seio com a outra mão, com esta pressione-o contra o peito e faça os movimentos com os dedos;
  • Pressione e solte. Pressione novamente e solte. E assim sucessivamente. Insista;
  • Poderá doer um pouco a princípio e o leite poderá demorar a sair, mas com a insistência logo começará a sair;
  • Despreze o primeiro jato de leite, para evitar contaminação;
  • Mude a posição dos dedos para que todos os ductos sejam esvaziados;
  • Quando diminuir o fluxo de leite, vá para a outra mama, e faça o mesmo procedimento inicial;
  • O procedimento todo para tirada suficiente de leite levará mais ou menos de 20 a 30 minutos.

Onde guardar o leite materno

 

Em vidro esterilizado e fechado. E deve ser colocado na geladeira se não for usado de imediato. Na hora de dar ao bebe, deve ser aquecido na temperatura adequada.

Mas, se congelado, este leite poderá durar até 3 meses. E depois de descongelado, o leite poderá permanecer por até 24 horas na geladeira. E em temperatura ambiente, no máximo 4 horas.

A importância de tirar o leite materno

 

O legal é que se você não pode estar perto do seu filho nas horas de mamadas, mesmo assim ele poderá se beneficiar dos nutrientes especiais do seu leite, e outra pessoa poderá lhe dar.

Outra vantagem é que a produção do leite será estimulada, e também poderá beneficiar seios muito cheios, empedrados ou algo assim, garantindo mais conforto e flexibilidade.Assim o bebê poderá ter maior facilidade para pegar o seio depois deste esvaziado um pouco.

Outro ponto de suma importância é ter em mente, de que quanto mais esvaziar o leite dos seios, mais leite seu organismo irá produzir. Porém, é necessário que se estabeleça uma rotina para que a produção de leite seja ainda mais eficiente.

Tento mas não consigo tirar o leite

 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é de que este é um procedimento que requer paciência  e persistência.

Além de tudo precisa ainda de prática e portanto quanto mais você tentar, mais facilmente conseguirá. Lembre-se de que os primeiros movimentos sempre serão necessários para estimular a saída do leite.

E por isso, de início é bem provável que saia pouco, e quem sabe até nas primeiras vezes irá sair pouco, mas com o tempo irá aumentando a quantidade.

Hoje, existem até consultores de amamentação que podem ajudar você nesse procedimento. Também existem bancos de leite humano, onde poderá buscar ajuda.

Como fazer várias ordenhas seriadas em pouco tempo

 

Para aumentar a produção do leite, pode ser adotado um procedimento conhecido como Power Pump, que nada mais é do que várias ordenhas seguidas em pouco tempo.

Isso faz com que a produção do leite aumente consideravelmente em pouco tempo. E quando for usada a bombinha, dá para fazer o seguinte:

  • Comece bombeando 20 minutos – então descanse 10 minutos;
  • Em seguida, bombeie 10 minutos – descanse 10 minutos;
  • Bombeie durante 10 minutos;

Esse é um procedimento que deverá ser feito todos os dias até que o aumento do leite seja constatado.

Modelos de bombinhas

 

Bomba Elétrica Extratora de leite Swing Medela  – ao mesmo tempo em que extrai o leite massageia as glândulas mamárias. Muito prática e funcional.

Seu preço gira em torno de 900 a 1100 reais mais ou menos.

Bomba para extração de leite materno elétrica G tech – compacta e completamente automática, facilita a extração do leite materno.

Com bom custo benefício, esta traz um preço em torno de 160 reais.

Certamente, essa pode não ser uma tarefa fácil, até porque não é natural no seu humano. Mas no mundo corrido em que vivemos, em que as mães precisam trabalhar, é uma alternativa.

Então pense, o que é melhor, seu bebê mamar fórmulas ou outro leite, ou poder usufruir dos benefícios do leite materno? Agora você já sabe como tirar leite materno com a bombinha.