Benefícios do limão para saúde, emagrecimento e imunidade

 

Muita gente já conhece sobre os benefícios do limão para a saúde. Trata-se de uma fruta cítrica rica em vitamina C que ajuda na prevenção e combate a muitas doenças.

Reconhecida pelos naturalistas como uma farmácia quase completa, o limão é uma fruta que deve constar no cardápio de todos. Pouca gente sabe, mas o limão com toda a sua acidez, ao ser ingerido, torna-se alcalino.

No entanto, é preciso saber usar essa fruta, pois do contrário, certamente pode ser prejudicial à saúde.

O limão traz em sua composição a vitamina C, vitaminas do complexo B, e também alguns minerais. Por conta disso, quando utilizado da forma correta, é indispensável em qualquer dieta.

Para termos uma noção dos benefícios do suco de limão, existem pelo menos 250 tipos de doença que ele pode prevenir ou ajudar a curar.

Vamos então a alguns benefícios que a fruta nos oferece:

Bom para emagrecer

 

Ingerido com água e sem a adição de açúcar, preferencialmente em jejum, o limão acelera o metabolismo. Além disso, oferece benefícios eliminando as toxinas do corpo, uma ótima notícia para indivíduos que precisam perder peso.

Graças às propriedades encontradas na fruta, o limão também inibe a vontade de ingerir alimentos gordurosos ou doces. Por isso,  favorece diretamente com a dieta para emagrecer.

Para usufruir desse benefício do limão, basta ingeri-lo com moderação. Apenas 2 colheres (chá) do suco puro fresco em 150 ml de água é o suficiente, desde que seja ingerido pelo menos 2 vezes ao dia.

Bom para o aparelho digestivo

 

Apesar de ser uma fruta muito ácida, ao se misturar com a saliva, o limão se torna alcalino. Por isso, entre os benefícios do limão para a saúde, está o de combater a acidez estomacal.

Portanto, o suco do limão contribui para o bem estar de todo o aparelho digestivo, combatendo até mesmo a gastrite. No entanto, existe um segredo, ele não pode ser usado com açúcar ou adoçante.

O suco de limão também é capaz de estimular a produção de enzimas digestivas, evitando a acidez. Além disso, também pode incentivar a produção de bile, favorecendo satisfatoriamente a digestão das gorduras.

Portanto, com toda a certeza, o limão, mesmo com sua acidez, é capaz de beneficiar o sistema digestivo. Só precisamos saber como usá-lo para que esses benefícios sejam reais.

Tenha em mente essa informação:

  • Suco de limão ao natural, se torna alcalino no organismo.
  • Suco de limão na forma de limonada com açúcar, se torna ainda mais ácido e, portanto, mais prejudicial para a saúde do corpo.

 

Veja: 10 Motivos para começar consumir uva sempre, benefícios

 

Sistema imunológico

 

O limão contém Bioflavonoides, composto que dá cor ao fruto, principalmente a Quercetina que fortalece o sistema imunológico. Por isso, o organismo fica mais prevenindo de muitas doenças.

Além disso, essa propriedade estimula a produção de Insulina, favorecendo diretamente no controle dos níveis de glicose no sangue. sangue.

beneficios do limao

Protege do câncer

Apesar de ainda não existirem comprovações seguras, devido às propriedades que o limão apresenta, podemos confiar. Com toda a certeza, o suco azedo dessa fruta, ajuda a combater os radicais livres.

Isso é possível também por conta dos Bioflavonoides que apresentam ação antioxidante para o organismo. Com isso, o suco do limão contribui para prevenir, além de ajudar a combater o câncer.

Também não devemos esquecer que por ser um agente antioxidante, os benefícios começam já para o aparelho digestivo. Ao transformar-se em um agente alcalino, ele combate diretamente o excesso de ácido estomacal.

Bom para a pele

 

Por conta da riqueza da vitamina C, que protege contra os sinais do envelhecimento, essa fruta quando ingerida regularmente deixa a pele mais bonita e sedosa, protegendo e eliminando contra rugas, cravos e manchas.

No entanto, com respeito à pele, precisamos ter alguns cuidados de não se expor aos raios do sol, após fazer uso do suco de limão, seja ingerido ou passado na pele.

O fato é que existe algum risco de aparecer manchas na pele que certamente não serão bem vindas.

Doenças respiratórias

 

Já vem de muitos anos a ideia de que o limão previne e combate as doenças do aparelho respiratório. Isso só é possível por conta do alto teor de vitamina C que a fruta apresenta na composição.

Sabemos da importância da vitamina C para o organismo. Ela é muito necessária para a saúde e, além disso, contribui diretamente para fortalecer o sistema imunológico.

Conhecido por muitos como o medicamento mais poderoso da natureza o limão contém tudo o que precisamos para evitar doenças infecciosas. Na verdade o limão é: antioxidante, bactericida, antiviral, antibiótico natural, cicatrizante, desintoxicante, e muito mais.

Por conta disso, não existe nenhuma dúvida de que essa fruta precisa ser usada com frequência, pelo bem da saúde.

 

Bom para o coração

 

Também por oferecer propriedades antioxidantes, o limão é útil para combater as doenças do coração, limpando as artérias e purificando o sangue reduzindo a pressão arterial.

No entanto, essa é mais uma situação em que o limão precisa ser ingerido na forma correta. Portanto, use-o com água para facilitar, mas nunca adicione açúcar, pois, nesse caso, os benefícios deixam de existir.

 

Bom para os ossos

 

Também por conta da vitamina C que é um antioxidante solúvel em água, esta alcança todos os pontos do nosso corpo eliminando e prevenindo a ação dos radicais livres. Com isso, também promove a saúde dos ossos, prevenindo e combatendo transtornos como a artrite e reumatismo.

Além disso, o limão contém fósforo, muito necessário para fortalecer os ossos. E tem mais, o cálcio para ser absorvido pelo organismo, precisa da vitamina C ao se encontrarem no intestino.

Com isso, pessoas que se preocupam em repor o cálcio no organismo, mas esquecem da vitamina C, poucos benefícios podem obter com o mineral.

Bom como cicatrizante

 

Ainda por conta de suas propriedades medicinais o limão é muito útil para auxiliar na cicatrização de ferimentos. No entanto, existe o risco das manchas na pele.

Por isso, para tratar, melhor que esse tratamento seja feito no período da noite. Assim, pela manhã, basta lavar a pele na região do ferimento e tudo ficará bem.

 

Mito

 

Precisamos entender que o limão é muito rico em acido cítrico, porém ao ser ingerido ele se torna em elemento alcalino e não nos faz mal algum, especialmente se ingerirmos o suco misturado a água sem o açúcar.

Portanto, essa história de dizer que o limão provoca a acidez no estômago e, por isso, precisa ser evitado, é um mito.

Além disso, existe por aí uma conversa de que o limão afina o sangue. Pois bem, entenda que, quanto mais fino é o sangue, melhor ele circula, não é verdade?

Então, sem medo de errar, faça uso do suco de limão todos os dias, ingerindo-o com um pouco de água apenas. Além disso, dispense o uso de vinagre na salada substituindo-o pelo suco de limão.

Com toda a certeza, dentro de alguns meses, você vai sentir grande diferença na sua saúde.

 

Cuidados com Limão

 

Apesar dos muitos benefícios que o limão tem para nos oferecer, certamente é preciso tomar alguns cuidados. Somente assim, esses benefícios serão reais na vida de quem fizer uso dele.

Confira alguns desses cuidados:

  • Evite passar o suco de limão sobre a pele antes de sair e se expor ao sol. Existem riscos de contrair algumas manchas na pele.
  • Nunca use o limão com açúcar. Nesse caso, antes de se tornar alcalino no sangue, ele se tornará ainda mais ácido.
  • Prefira sempre as frutas frescas. Além disso, após cortada a fruta, utilize-a dentro de no máximo 10 minutos, senão, jogue fora.
  • Ao ingerir o suco, misture-o com um pouco de água. Se acaso desejar ingeri-lo puro, use um canudo para não prejudicar a esmaltação dos dentes.
  • Se acaso sentir os dentes arrepiados depois de ingerir o suco de limão, faça uma lavagem bucal com água pura.

Quando usar o suco de limão

Quando o assunto tem a ver com os benefícios do limão, todas as variedades são benéficas de igual forma. O suco pode ser usado para temperar, carnes, saladas e também na forma de suco natural, sem restrições.

Para quem deseja cuidar da saúde, não existe restrições maiores para usar o limão.

Uma dica que tem ajudado muita gente é ingerir o suco de 1 limão adicionado a 200 ml de água gelada. Essa é uma boa ideia especialmente para os dias mais quentes de verão.

O bom nesse caso é que o suco vai refrescar e ao mesmo tempo contribuir para normalizar as funções do organismo. Pense nessa ideia e faça um teste, pois certamente, os benefícios do limão para a saúde serão sentidos rapidamente.