Descubra os Benefícios do suco de uva integral

Os benefícios do suco de uva integral são incontáveis, pois a fruta da vide é rica em nutrientes e propriedades medicinais que fazem dessa fruta uma das mais importantes na vida do ser humano. Porém é preciso entender que esses nutrientes são aproveitados melhor no estado bem natural da fruta sem a adição de conservantes ou no seu estado fermentado.

Não precisa muito, se ingerirmos 1 copo desse suco por dia ou então optarmos por um cacho de uvas in natura, é o que basta para aumentarmos a resistência do sistema imunológico e prevenir muitas doenças. Por conta disso, o suco é considerado um “santo remédio”.

 

Nutrientes

 

 

Os Bioflavonoides, os Taninos e o Resveratrol são os responsáveis pelos benefícios que a fruta traz para a saúde e que naturalmente é passado para o suco integral que podemos beber como acompanhamento das refeições.

Além disso, no suco de uva integral, vamos encontrar outros ingredientes, tais como:

  • Carboidratos saudáveis,
  • Cálcio,
  • Ferro,
  • Cobre,
  • Manganês,
  • Potássio,
  • Vitamina A,
  • Vitaminas do complexo B,
  • Vitamina C,
  • Vitamina K.

Por essa relação sobre os nutrientes encontrados no suco puro da uva, já temos motivos de sobra para adicioná-lo em nosso cardápio diário. Para melhor aproveitar seus benefícios, beba 1 copo do suco, pela manhã em jejum ou à noite antes de ir deitar.

Entre os benefícios que ele nos proporciona podemos citar:

suco de uva integral

 

 

Bom para o coração

 

 

Os fitonutrientes encontrados nas uvas e conseqüentemente no suco integral contribuem para prevenir e combater as doenças do coração, para isso, basta um copo de 200 ml do suco por dia.

Com a ingestão diária do suco vamos ficar protegidos dos coágulos no sangue o que manterá as veias saudáveis evitando o colesterol e mantendo a pressão bem regulada.

 

Bom para a pele

 

 

O resveratrol reduz os efeitos do envelhecimento prevenindo as rugas e mantendo a pele saudável por mais tempo. Quando o suco é ingerido com regularidade os antioxidantes encontrados na composição reparam as células danificadas o que faz com que os sinais da velhice demorem mais para aparecer.

O mesmo Resveratrol encontrado no suco da uva ajuda a proteger contra os raios UBV que são nocivos para a pele e, com isso, protege até mesmo contra o câncer de pele. Também devemos lembrar que o suco contém vitamina C, mais um grande aliado para a saúde da pele.

 

Combate a Depressão

 

 

Já anunciamos que o suco de uva contém vitaminas do complexo B e por isso, temos a grata satisfação de anunciar que a ingestão dessa bebida promove o bom humor e combate a depressão.

Segundo algumas pesquisas, o Resveratrol encontrado na casca da uva também contribui para a saúde do sistema nervoso, pois apresenta ação anti-oxidante e anti-inflamatória.

Mas é claro que, para evitar a depressão, além do consumo regular do suco de uva, também é importante se alimentar corretamente, praticar atividades físicas e cultivar boas amizades.

 

Bom para a memória

 

 

Ainda graças ao Resveratrol presente na fruta e no suco de uva podemos ter uma garantia a mais de ter uma boa memória por mais tempo, um copo ingerido durante o dia contribui com a saúde do cérebro e diminui os riscos da doença de Alzheimer.

Ideal para as crianças e jovens que precisam estudar ou para os idosos que já se encontram com a memória enfraquecida, o suco de uva, ingerido pela manhã em jejum garante muitas vantagens para a saúde da memória. Isso é possível por conta da ação antioxidante que o suco apresenta, melhorando a atividade cerebral e a capacidade de memorização.

Porém, é importante lembrar que esses benefícios só são possíveis quando ingerimos o suco 100% natural. O suco quando preparado com adoçantes e conservantes e mesmo os corantes, perde a maior parte de suas propriedades e de saudável poderá se tornar bem nocivo para a saúde.

 

Bom para os músculos

 

 

A combinação de nutrientes estende os benefícios do suco de uva integral também para os músculos inclusive para o nosso músculo mais importante, o coração, mais uma vantagem de um suco natural onde encontramos o Resveratrol.

Pessoas que praticam atividades físicas mais intensas seja no trabalho ou com os esportes também são aconselhados a ingerir 1 copo de suco natural de uva, tanto antes de fazer as atividades como após elas.

Nesse caso, o suco de uva melhora o fluxo de sangue e com isso, favorece a distribuição de oxigênio para as células, aumentando o rendimento e promovendo uma recuperação mais rápida da musculatura.

Ademais, algumas substâncias como o Cromo e os Polifenóis encontrados no suco melhoram o aproveitamento dos carboidratos absorvidos pelo organismo e, com isso, propiciam um melhor ganho de energia para o corpo.

 

Bom para o Intestino

 

 

Por conta das fibras encontradas na casca da uva que também é aproveitada para o suco e mais a presença de Glutamina em sua composição, a ingestão de suco puro de uva também beneficia a saúde intestinal.

Essa é uma boa notícia para aquelas pessoas que sofrem com o intestino preguiçoso e para aproveitar esses benefícios, basta ingerir 2 ou 3 copos do suco ao dia.

Também sabemos que por conta de uma alimentação errada, muitas pessoas sofrem com as complicações gastrointestinais. Com isso, existem riscos de doenças mais comprometedoras como, por exemplo, o câncer.

Mas com a frequência na ingestão de suco de uva, esses riscos, podem ser reduzidos, graças a ação antioxidante que ele apresenta, inibindo a ação dos radicais livres.

 

Previne contra Câncer

 

 

Entre os benefícios do suco de uva integral, precisamos mencionar que suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o câncer.

Acontece que os radicais livres são formados diariamente no organismo, por conta das reações metabólicas e em pequena quantidade são benéficos e necessários, até mesmo para o sistema imunológico. Porém, quando em excesso, promovem a oxidação das células e daí a formação do câncer.

Como o suco de uva é um agente antioxidante, ingeri-lo regularmente contribuirá para o equilíbrio esses radicais livres e com isso, eles continuarão a ser benéfico para o organismo sem riscos de provocar câncer.

 

Aumenta os anos de vida

 

 

Também por conta da ação dos radicais livres em excesso no organismo, o ser humano tende a “envelhecer antes da hora”. Como sabemos que os alimentos que apresentam propriedades antioxidantes evitam a ação desses radicais livres, mais uma vez, vemos a grande vantagem de ingerir suco de uva entre as refeições.

É claro que o suco apenas não vai fazer milagres. Por isso, é importante combinar a ingestão do suco de uva natural com outros alimentos saudáveis, horas de sono tranquilas no período da noite e também as atividades físicas regulares.

 

Não tome vinho alcoólico

 

 

Existem muitas pessoas, inclusive profissionais da saúde que insistem em aconselhar a ingestão do vinho fermentado para favorecer a saúde do coração. Porém, essa é uma informação que não deveria ser levada à sério, pois mesmo sendo feito com o suco da uva, trata-se de uma bebida alcoólica bem perigosa.

Independente da quantidade de vinho que é ingerida, se um gole apenas ou uma taça, ou até mais que isso. Bebida de álcool nenhuma é bom para a saúde.

Bem sabemos dos resultados que a bebida alcoólica pode trazer para a saúde e, com o vinho fermentado, não é diferente. Também precisamos lembrar que uma ressaca de vinho também não é nem um pouco agradável e para que ela aconteça, nem é preciso exagerar na dose.

Por isso, não insista com essa ideia de que beber vinho vai trazer benefícios. Aparentemente, pode até acontecer alguma melhora, mas se pensarmos na saúde de todo o organismo, certamente os prejuízos são muitos.

 

Leia também: