Benefícios da uva e suco de uva integral para saúde

 

Citar apenas alguns benefícios da uva  e o seu suco integral seria muito pouco para um alimento que é conhecido há milênios, pois as vantagens que ela oferece a saúde vão muito mais além.

Usadas naturalmente ingerindo-se os grãos, ou então em forma de suco natural, ela fornece muitos nutrientes a saúde do organismo, além de propriedades antioxidantes para prevenir e combater muitas doenças.

As uvas são encontradas em varias espécies apresentando suas cores características, e entre os nutrientes que elas contém podemos citar o ferro, cobre, manganês, sódio, fósforo, cálcio, vitamina C, A, K, vitaminas do complexo B, carotenos, potássio, entre outras propriedades necessárias para a saúde.

beneficios da uva

Benefícios para o coração

 

Graças aos antioxidantes e outros elementos a uva é altamente benéfica para o coração, uma vez que ela protege as paredes das artérias permitindo a circulação do sangue sem desregular a pressão arterial.

Sabemos que os elementos antioxidantes e desintoxicantes contribuem diretamente para a saúde do sangue. Portanto, fica fácil entender que o os benefícios da uva se estendem para o coração.

Sangue saudável, evita entupimento das veias e artérias e a Arginina encontrada na uva, certamente tem papel importante. Essa substância é uma das responsáveis para que o sangue circule direito.

Por isso, a uva ou o suco natural integral é especialmente recomendado para pessoas que sofrem com a pressão alta e outros problemas cardíacos.

Protege contra o câncer

Também por conta dos antioxidantes, a uva é considerada uma “Fruta Anti-Câncer”, e nesse caso ainda contamos com o Resveratrol, um flavonoide com funções para reduzir o metabolismo das células cancerígenas, prevenindo especialmente o câncer de mama.

Recomendamos: Você precisa conhecer alimentos que previnem câncer e dão saúde

O resveratrol encontrado especialmente na casca das uvas pode evitar uma mutação em até 60% dos tumores evitando que se tornem malignos.

Isso acontece porque o Resveratrol age sobre a proteína P 53 encontrada nos tumores evitando que esta se modifique tornando o tumor cancerígeno.

No entanto, precisamo lembrar que, mesmo com tantos benefícios, a uva não faz milagres sozinha. Precisamos combinar a ingestão de uvas com outros alimentos realmente saudáveis.

 

Fortalece o cérebro

 

Ainda por conta do Resveratrol, o uso regular da uva contribui para melhorarmos a concentração e a memória. Por isso, entendemos que os benefícios da uva também se estendem para a prevenção  até mesmo a doença de Alzheimer.

Isso é possível porque a circulação do sangue no cérebro torna-se regular para evitar esses males.

Não se sabe ao certo porque isso, de fato é possível. No entanto, se lembrarmos que o cérebro precisa ser irrigado frequentemente com sangue novo, fica fácil entender.

Na verdade, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes encontradas na fruta ou no seu suco natural, tem papel importante para que tudo funcione direito.

Quando o sangue é saudável e circula corretamente nas veias e artérias, certamente todo o organismo tem saúde, inclusive o cérebro.

 

Bom para a pele

A uva contém vitamina A que atua como antioxidante e ajuda a combater as impurezas da pele. Além disso, ela contém vitamina C e antocianinas, mais dois antioxidantes.

Ainda temos as sementes da fruta que oferecem ácidos graxos que também favorecem a hidratação da pele para mantê-la mais saudável.

Sabendo que os antioxidantes previnem e combatem os radicais livres, certamente a uva é benéfica para a saúde da pele. Portanto, a ingestão regular da fruta ou suco, favorecerá diretamente na saúde da pele, protegendo contra os sinais do envelhecimento.

Além disso, a vitamina C presente na fruta, auxilia na eliminação das toxinas do corpo influenciando diretamente na saúde da pele.

 

Energéticos naturais

 

O açúcar da uva é composto por glicose e frutose, porém são bem assimiláveis para o corpo. Portanto, desde que não exageremos no consumo, podemos usar a uva in-natura ou na forma de suco natural, sem medo.

Na fruta encontramos a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns minerais. Unidos em uma combinação perfeita, eles fornecem a energia e a disposição que o corpo precisa.

Além disso, a fruta que é acida ao ser ingerida se torna alcalina, uma ótima ideia para combater a acidez do estomago. Portanto, esse é mais um motivo muito justo para consumir a fruta ou o seu suco na forma natural.

Então, se você decidir optar por esse alimento e também cuidar da saúde, dê preferência para as uvas escuras. Essas são ainda mais poderosas nos nutrientes encontrados.

 

Efeito desintoxicante

Sabemos que a uva ingerida em sua forma natural ou na forma de suco natural, é um poderoso desintoxicante. Por conta desses efeitos desintoxicantes, os benefícios da uva se estendem para todo o organismo.

No entanto, para que seus benefícios sejam reais, saboreie a fruta ou seu suco, todos os dias. Ademais, cuidado com sua dieta alimentar, pois de nada adianta a uva se não existir os demais cuidados na alimentação.

Uma boa ideia é tomar o suco natural de fruta, pelo menos 1 copo todos os dias, preferencialmente antes do desjejum.

Atenção – apesar da força da mídia para o consumo de vinho fermentado, esse precisa ser evitado. O álcool encontrado nos vinhos, mesmo sem percebermos, traz muitos males à saúde.

Também se sabe que o consumo de vinho provoca grandes danos principalmente para o fígado.

Bom para prisão de ventre

 

Por conter fibras que se transformam em laxantes, a uva quando ingerida naturalmente com a casca é um excelente remédio natural para combater a prisão de ventre melhorando em muito o transito intestinal.

Leia também: Alimentos que emagrecem você os usa no Jantar

Portanto, se você tem problemas com seu intestino, cultive o hábito de ingerir uvas todos os dias. Providencie frutas saudáveis para ingerir com casca e para isso, basta um cacho da fruta por dia.

Ademais, para aqueles que preferirem, as uvas passas apresentam um efeito laxativo, também favorecendo para combater a prisão de ventre.

Ainda por conta de suas propriedades, o consumo da uva promove a eliminação das toxinas que podem provocar a constipação. Mas no caso da uva in-natura, é importante ingeri-la com casca e sementes.

 

Longevidade

 

Para quem está preocupado com o tempo de vida, saiba que a uva também contribui para que vivamos mais. Esse benefício só é válido graças à ação do resveratrol que revigora a saúde genética.

Portanto, se queremos uma razão lógica para consumir essa fruta, certamente esse é suficiente. Seja consumindo a fruta ou com os sucos naturais, com toda a certeza, temos muito a ganhar.

Não é difícil entender sobre esse benefício se lembrarmos que a uva é rica em Resveratrol. Portanto, ao consumirmos a fruta regularmente vamos prover o organismo com Resveratrol que confere ainda outras propriedades, tais como:

  • Antioxidantes,
  • Anti-inflamatórios,
  • Anticancerígenos,
  • Antidiabéticas,
  • Neuro-protetoras.
  • entre outras propriedades.

Por conta disso, podemos afirmar com toda a certeza de que a uva ou o seu suco natural, é altamente benéfico para podermos viver mais e melhor.

Contra a enxaqueca

 

Especialmente a uva roxa é indicada para combater a enxaqueca, por isso, beba do suco natural todas as manhãs em jejum. Acontece que as uvas são ricas em vitamina A, B2 e também a vitamina C, entre outros antioxidantes.

Ademais, o suco natural preferencialmente fresco com a adição da casca e sementes, contém Riboflavina e outros nutrientes. Esses nutrientes todos contribuem para prevenir e também tratar os quadros de enxaqueca.

Também é sabido que a riqueza da vitamina C encontrada nas uvas, favorece a absorção do ferro dos alimentos. Portanto, é muito eficaz se a enxaqueca é provocada pelos níveis irregulares de ferro, associado aos níveis elevados de estrogênio.

 

 

Contra vírus e bactérias

 

Também por apresentar propriedades antivirais e antibacterianas a uva impede muitos tipos de infecção no corpo. Esses benefícios são oferecidos especialmente pela casca das uvas verdes ingeridas com a casca.

Como toda fruta ingerida naturalmente, tanto as bagas de uva como a fruta na forma de sucos naturais favorecem a saúde de todo o organismo.

Isso é possível devido aos fito-nutrientes encontrados na fruta. Além disso, ela contém vitamina C que age diretamente no fortalecimento do sistema imunológico.

Um componente bastante conhecido nas uva é o Resveratrol. Trata-se de uma Fitoalexina com poder anti-microbiano encontrado tanto na casca das uvas como em alguns outros alimentos naturais.

Graças ao Resveratrol, os usuários da uva com casca ou do suco natural dessa fruta, podem ficar mais protegidos contra a infestação por fungos ou bactérias.

Um lembrete importante

Todos esses benefícios da uva ou o suco dessa fruta, só são possíveis se esse alimento for ingerido de uma forma natural. Portanto, prefira as frutas frescas e saudáveis.

No entanto, se for optar pelo suco, cuidado com as marcas industrializadas. O suco deve ser integral, sem a adição de água ou adoçantes.

Além disso, o vinho fermentado é nocivo para a saúde. Os conselhos passados aqui, não são válidos para quem desejar usar essa bebida.