Benefícios da vitamina C para a saúde, alimentos

Os benefícios da vitamina C para a saúde são inúmeros e por conta desses benefícios a vitamina é aproveitada tanto nos alimentos como na fabricação de cosméticos e o melhor disso tudo é que ela é encontrada facilmente nas frutas cítricas facilitando a vida de quem se preocupa com a saúde.

Podemos então começar a relacionar alguns dos muitos benefícios dessa vitamina para a saúde:

Ajuda a assimilar outros nutrientes – além da eficácia individual que a vitamina C apresenta também age em combinação com outros nutrientes e vitaminas permitindo uma melhor assimilação pelo organismo, especialmente no que diz respeito ao ferro e ao cálcio que são necessários para a melhor formação dos dentes e ossos.

Auxilia no processo de cicatrização – um dos muitos benefícios da vitamina C é a eficácia como cicatrizante da pele combinando com o colágeno que já se encontra presente no maior órgão do corpo. Faça um teste usando suco de limão, por exemplo, em cima de um ferimento aberto.

alimentos com vitamina c

Combate o envelhecimento – devido ao elevado conteúdo de antioxidantes, essa vitamina também contribui para combater o envelhecimento precoce, pois esses antioxidantes combatem diretamente a ação dos radicais livres, prevenindo e protegendo de doenças da pele e outras mais.

[bws_related_posts]

Contra gripes e resfriados – quando precisamos combater os problemas respiratórios, logo lembramos a vitamina C, pois esse nutriente funciona como um excelente protetor do sistema imunológico aumentando as defesas do corpo combatendo os vírus que promovem a gripe e resfriados, entre outras complicações respiratórias.

Previne o câncer – por ser antioxidante que combate os radicais livres, a vitamina C também age no organismo protegendo-o de algumas espécies de câncer e por isso, precisamos nos prover dessa vitamina todos os dias.
Com respeito a dose de vitamina diária, as mulheres devem ingerir até 75 mg enquanto os homens necessitam de 90 mg. Nesse caso aproveite para se deliciar com frutos in natura ou sucos naturais de frutas cítricas ingeridos a cada dia.

Doenças cardiovasculares – também por conta das propriedades antioxidantes a vitamina age no combate do colesterol nas artérias, evitando a pressão alta e outras complicações que afetam o coração inclusive os riscos de infarto do miocárdio.

Doença dos olhos – também por seus efeitos antioxidantes a vitamina C previne e combate doenças diversas como é o caso das cataratas que acontece nos olhos devido a contínua exposição aos raios do sol.

Combate os efeitos do estresse – a vitamina C também diminui os níveis de cortisol, o hormônio que é estimulado pelo estresse, com isso, podemos dizer que com uma dose diária adequada dessa vitamina podemos nos manter mais tranqüilos mesmo diante dos reveses da vida.

Ganho de massa muscular – por diminuir os níveis de cortisol a vitamina C também contribui com o aumento nos níveis de testosterona, o hormônio responsável pelo aumento da massa corporal, portanto um benefício que todo praticante de musculação não dispensa.

Queima de gordura – associando a vitamina C à prática de exercícios físicos diários também podemos perder calorias e buscarmos por um corpo sarado.
Depois de tudo isso, precisamos lembrar ainda que não é aconselhável optar pelas vitaminas sintéticas, busque pela vitamina C diretamente nas frutas.