Como amamentar um recém nascido corretamente

Especialmente as mamães de primeira viagem, não sabem como amamentar um recém nascido, e aí surge muita insegurança, muitas dúvidas, além de que a dor nos mamilos nos primeiros dias da amamentação, não é pouca, e isso apavora muitas mães, que pensam até em descartar a possibilidade de amamentar.

Mas, toda mãe consciente, sabe da importância que o leite materno tem para o bom desenvolvimento da criança, e aí vale o esforço de suportar os primeiros dias até os mamilos se acostumarem e ainda aprender alguns detalhes que são fundamentais na amamentação dos bebes.

Desde o cuidado com os seios, higiene, o uso do soutien adequado, a posição, horário de amamentação, tudo conta. E nós vamos aqui buscar relacionar alguns pontos que julgamos importantes para te ajudar nesta fase da vida. veja só:

Importância do aleitamento materno

Segundo estudos, não existe leite que substitua o leite materno. Pois este atua como uma vacina para a criança que vem bem frágil e sem imunidade para este mundo. Aliás é mais eficiente do que as vacinas, e tem a capacidade de agir contras muitas doenças, evitando em até 13% das mortes infantis até 5 anos de idade.

[bws_related_posts]

Sabe porque o leite materno é tão importante? É porque ele se adapta as necessidades da criança, isso quer dizer que a cada mamada ele pode vir numa composição diferente. ele traz anticorpos, vitaminas, proteínas e outros componentes que agem contra infecções, alergias, diarreias, otites e inflamações de garganta, e entre outros tantos fatores, também atua profundamente contra doenças crônicas como o diabetes e hipertenção.

como amamentar

Benefícios da amamentação para a mãe

Sempre depois de uma gravidez as mulheres sofrem com o drama de voltar ao peso normal. Mas você sabia que a mãe que amamenta seu bebe tem mais facilidade de voltar ao seu peso normal além de que o sangramento após o parto será bastante reduzido?

Outra grande vantagem é quanto a prevenção do câncer de mama. De acordo com pesquisas realizadas em mais de 30 países, a mulher que amamenta seu filho, reduz em média 4,3% o risco de câncer, a cada ano de amamentação.
Então, primeiro pense nas vantagens da amamentação para o seu bebe, depois pense nas vantagens para sua forma física e saúde. Não precisa mais do que isso para você decidir amamentar.

Além do mais, a mãe que amamenta seu filho, acaba criando um vínculo todo especial com a criança que irá se refletir na vida toda.

Cuidados com os seios que você precisa ter

Nos primeiros dias é comum aparecerem as rachaduras no bico dos seios. Você não precisa mais do que passar o próprio leite materno para sarar. Depois de cada mamada passe o leite em volta e deixe secar. A gordura do leite irá hidratar a pele, além de que este age como bactericida.

Evite usar sabonetes para lavar os seios.

Nunca deixe os seios úmidos. Se usar protetores e mesmo o sutiã, devem ser torçados caso estejam úmidos.
Especialmente nas primeiras semanas, evite usar os soutiens com abertura especial para a amamentar, pois como os seios incham bastante, as costuras do soutiuen podem impedir a circulação do leite, e este poderá empedrar. Então, use soutiens macios com boa sustentação.

Não ofereça os seios muito cheios para o bebe, que fica difícil ele pegar e você sentirá muita dor. O ideal é que o excesso de leite seja retirado com as mãos ou bombinhas, você deve ver o que lhe será mais viável.

Para retirar o leite é importante que você comece com massagens em torno da aréola. E vá envolvendo o seio delicadamente e pressione para sair o leite, mas com cuidado para não machucar.

Se estiverem muito cheios e você quiser aliviar, faça compressas com água fria ou gelada, ou até com chá de camomila gelado.

Nunca tome o seio da criança bruscamente. Evite machucar colocando o dedo mínimo entre a boca da criança e o bico do seio. Quando o bebe começar a sugar seu dedo, retire o seio.

Sempre intercale as mamadas entre os dois seios, nunca deixe o bebe mamar somente num seio.
Deixe seu bebe mamar até esvaziar um seio. Pois, o leite final do seio terá mais gordura que dará mais saciedade ao bebe.

Primeira amamentação

É importante que o bebe mame logo após o nascimento. E acredite, mas meia hora após ter nascido, seu bebe já terá grande poder de sucção, estando pronto para mamar. E o primeiro leite que ele mamar será aquele líquido amarelado chamado de colostro, que é considerado a ‘primeira vacina’ contra micro-organismos, contra o ataque de vírus e evitando as gastrenterites.

Se você fez cesárea marcada, o leite poderá demorar até 5 dias para descer, isso acaba complicando a amamentação. Mas se você fez cesárea sem marcar ou parto normal, levará no máximo 24 horas para a plena produção de leite. Se você pretende amamentar cuidado com as cesáreas marcadas.

Posição adequada para amamentação

É importante que o bebe pegue o seio adequadamente para conseguir sugar todo o leite e também evitar machucar sua mama. Mas então, qual é a melhor posição?

Volte seu bebe de barriga para sua barriga, e a cabecinha bem na altura do seu mamilo. Se ele abocanhar o mamilo e também a aréola, então a posição estará correta. Estimule o lábio inferior do seu bebe com o próprio bico do seio, assim ele será impulsionado a pegar o seio. Seios lábios devem ficar viradinhos para fora, vedando o espaço entre o seio e a boquinha do bebe.

Posicione o dedo polegar por cima do bico do seio e os outros por baixo pressionando levemente não pegando na aréola para não atrapalhar a mamada.
Você pode também deitar-se de lado ou recostar-se na cama para amamentar seu bebe. É importante que nesta hora, tanto você como seu bebe estejam perfeitamente cômodos.

Como saber se o bebe está mamando corretamente

Primeiro porque você sentirá o leite descer, através de uma fina dor que desce pelos condutos. Depois você perceberá que o bebe estará engolindo, além de que perceberá o movimento do queixo.

Cuide, se ele estiver apertando muito os lábios, é sinal de que a sucção não está correta. Se ele fizer covinhas no rosto ao sugar, também tem algo errado. Então o melhor é você retirar o seio e começar novamente. Se o seio parecer esticado ou meio deformado, é aconselhável começar novamente também.

Não se preocupe, não vai faltar leite

É importante você saber mãe que o leite é produzido fresquinho de acordo com a necessidade do seu bebe. Sempre que o bebe for mamar terá leite o suficiente. E um recém nascido pode mamar até 12 vezes num dia, sem a necessidade de você complementar com água, chá ou suco.

Até os 6 meses de idade, o bebe só precisa do leite materno.

O momento da amamentação deve ser tranquilo

Evite amamentar seu bebe quando estiver agitada ou em locais de barulho. Quando a mãe está nervosa, impossibilita a produção de leite. Evite também amamentar após agitação física, andar no sol. Proporcione a você e seu bebe este como um momento de prazer. Deixe seu bebe com liberdade de movimentos, e esteja bem acomodada. Se possível tome um copo de água ou suco sem açúcar quando estiver amamentando.

O que você deve comer mãe

Coma frutas, verduras, cereais integrais, carnes, mas tudo sem exageros, pois afinal de contas você precisa perder ou manter seu peso, e todo cuidado é pouco. Mas precisa de alimentar bem, ok?