Como se preparar para amamentar e alimentar bem o seu bebê

Para você futura mãe que está querendo saber quais são os preparativos mais adequados para amamentar, vamos dar algumas dicas que com certeza, (baseadas nas recomendações que profissionais da área da saúde recomendam) que lhe serão muito úteis. São detalhes que precisam de consciência antes mesmo do nenê nascer, para que quando ele vier, você mãe já saiba exatamente o que fazer.

Então, como se preparar para amamentar:

  • Tenha a consciência de que você precisa saber tudo o que puder antes que o bebê nasça. Busque informações em sites, leia sobre o assunto, converse com mães que já amamentaram, isso te dá segurança.

  • Cursos pré natal também podem ser bastante úteis. pois quanto mais você souber sobre este assunto do aleitamento materno, melhor será.

  • Lembre-se de que o corpo durante a gravidez, vai se preparando automaticamente, tanto é que seus seios crescem, isso porque os ductos mamários e as células responsáveis pela produção do leite estão se formando.

  • Descubra com antecedência se o hospital onde você irá fazer o seu parto, permite que a criança tenha contato com o seio imediatamente após nascer, isso faz toda a diferença. Existem hospitais certificados pela Unicef que permitem isso.

  • Mesmo para a mulher que vai fazer cesárea, é importante o primeiro contato do bebe com o meio, mesmo que ele não mame, mas só o fato de poder aproximá-lo do seio e ele sentir o cheiro, já ajuda na estimulação do leite.

como se preparar para amamentar

Qual é o preparo que devo fazer com os mamilos

Durante a gravidez, naturalmente as mudanças hormonais vão trabalhando para que os seios fiquem preparados. Normalmente não existe a necessidade de usar produtos como pomadas ou cremes. Também não há necessidade de ordenhar o colostro para estimular a produção de leite.

Mas você pode fazer alguma coisa do tipo tomar um pouco de sol nos seios em horários favoráveis como das 11 da manha até as 16 horas da tarde. E se quiser, mas não que seja necessário assim, usar fazer massagens leves nos bicos dos seios com esponjas vegetais.

O que pode acontecer quando os seios não crescem durante a gravidez

É necessário toda futura mãe saber que a quantidade de leite ou a condição de amamentar não tem nada a ver com o tamanho do seio, pois este pode ser pequeno, e mesmo assim ter a produção de leite suficiente para seu bebê.

Quem tem cirurgia de redução de mamas ou prótese pode amamentar

As vezes pode acontecer de a mulher que fez cirurgia de mamas ter um pouco mais de dificuldades para amamentar. Mas isso não quer dizer que não possa amamentar. O mesmo acontece com mulheres que colocaram próteses, essas não devem interferir no processo de amamentação.

O que fazer quando os mamilos são invertidos ou planos

Para estes casos existe uma solução bastante usada que é a das conchas de plástico que são vendidas em farmácias. Estas tem o objetivo de te ajudar na formação dos bicos dos seios, facilitando a amamentação.

É importante você saber que sempre que for massagear os bicos dos seios, deve tomar muito cuidado para não provocar contrações uterinas.

É importante também você buscar algumas orientações sobre o assunto junto ao seu médico.

O que a mãe deve ter para amamentar

Isso é algo que você poderá providenciar com antecedência também, para garantir uma amamentação segura e tranquila. Veja:

  • Concha para os seios – estas podem ser usadas dentro do soutien, ajudando na formação dos mamilos, e também favorecem os seios arejados e ajudam no caso de seio rachados. Alguns modelos recolhem o leite enquanto o bebê está mamando no outro.

  • Absorvente para seios – normalmente os seios vazam, especialmente nos primeiros meses, e se não cuidar, a mãe pode viver com a roupa manchada. Os absorventes previnem justamente isso, e existem os descartáveis e os laváveis, que devem ser usados dentro do soutien.

  • Pomadas para rachaduras nos seios – tenha sempre a disposição uma pomada para rachaduras, pois elas podem acontecer. As pomadas de lanolina pura são uma excelente alternativa.

  • Almofada de amamentação – não que sejam necessariamente necessárias. Pois um travesseiro já pode fazer este papel de ajudar a apoiar o bebe durante a amamentação. Mas enfim, estas para quem quer, tem um formato de lua, bastante práticas.

  • Soutien de amamentação – como os seios geralmente ficam bastante volumosos durante a amamentação, é importante você se prevenir com soutiens de amamentação, tenha pelo menos uns 2, mas deixe para comprá-los bem no finalzinho da gravidez ou assim que ganhar o bebe, para não errar no tamanho.

  • Poltrona de amamentação – essa é outro item que é mais uma questão de luxo. Mas caso queira e tenha espaço o suficiente, é um item bastante confortável e prático. E se pensar que você irá passar muitas horas no dia em fincão de amamentar seu filho, todo conforto e qualidade serão muito bem vindos.

  • Bomba para ordenhar o leite – outro item que não é necessariamente preciso. Caso você precise, poderá pensar nisso depois que ganhar o bebê, mas normalmente não precisa.