Como trocar a fralda do bebê com maestria

Saber como trocar a fralda do bebê pode ser bem interessante, especialmente para as mulheres, mesmo por que, se ainda não o são, todas elas sonham em ser mãe e então, quando isso acontecer, cada uma já pode estar bem preparada para esse trabalho.

De certa forma, essa tarefa não tem muitos segredos, porém, exige alguns cuidados para não machucar a criança, especialmente nas primeiras semanas de vida. Para facilitar o trabalho é preciso dispor de alguns materiais, tais como:

Trocador – o trocador é uma base onde a criança é colocada no momento de trocar as fraldas, em geral ela oferece bastante conforto, e ainda tem uma altura que contribui para a comodidade da mãe para não forçar muito a coluna. Porém, é importante não deixar a criança sozinha nessa hora, o que evitará um possível acidente.

Na falta desse trocador, o melhor local para colocar a criança nessa hora é em cima da cama, porém, é preciso forrar a cama com tecido impermeável para evitar sujar a cama, e, além disso, convém ter em mãos tudo o que será preciso para a troca do bebe: fraldas, creme protetor, talco, toalhinhas e outros produtos devem estar por perto para facilitar o trabalho.

como trocar a fralda do bebê

Começando o trabalho – para começar o trabalho de troca da fralda, coloque com muito cuidado o bebê de barriga para cima, ou no trocador ou sobre a cama, conforme a necessidade, e então tire a sua roupinha da cintura para baixo.

Feito isso, retire as fitas que prendem a fralda e então levante com cuidado as suas perninhas separando-as levemente abertas para poder retirar a fralda suja. Se ela fez coco, a parte da frente da fralda suja ainda será útil para limpar o bebê, pelo menos superficialmente.

Para a limpeza, passe a fralda sempre no sentido frente para traz, isso evitará possíveis complicações com inflamações na urina para o bebê, especialmente se for menina. Depois de usar a fralda suja para a limpeza superficial, use uma toalhinha limpa umedecida para terminar a limpeza sempre no sentido frente para trás da vagina para o ânus.

Todo momento de trocar as fraldas do bebê, se este for menino, não podemos esquecer-nos de higienizar o seu pênis, especialmente as dobrinhas, sempre cuidando para não machucar.

Depois de limpo e seco é o momento de passar um creme protetor para a pele do bebê, dando uma atenção especial para as virilhas e ao redor do ânus do bebê. Lembre-se ainda que esse creme não deve ser usado em excesso, basta o suficiente para proteger sua pele.

Fralda limpa – erga as perninhas do bebê com suavidade e coloque a fralda limpa embaixo do seu bumbum e erga a parte frontal para cobrir se órgão genital, e, nesse caso se for menino, atente para que o seu pênis ficará apontado para baixo, dessa forma, ele não fará xixi fora da fralda.

Observe se a fralda está bem centralizada para proteger corretamente o bebê, e se estiver tudo certo, é só fechar utilizando fitas adesivas que as próprias fraldas trazem. Nesse momento atente para que a fralda não fique muito apertada, isso vai lhe causar incomodo.

Certamente que esse trabalho, aparentemente pode parecer muito complicado, mas ‘cá entre nós’, o que mais pode incomodar mesmo, é o odor das fezes da criança, e isso ainda, somente para as pessoas com estômago mais fraco.

Porém, só de pensar o quanto que o bebê pode sofrer com as fraldas sujas, sujeito a assaduras sem poder reagir, vale a pena aprender e se prontificar a trocá-lo.

Importante – você pode até encontrar uma maneira mais pratica para trocar a fralda da criança, mas o importante é que a limpeza receba uma atenção especial, principalmente as virilhas, o ânus e a vagina ou pênis e testículos, sempre com muito cuidado para não machucar.

Para essa limpeza, usar uma bacia com água morna vai facilitar ainda mais a limpeza e nessa hora é preciso usar a toalhinha com suavidade para não causar fissura na pele do bebê que ainda é bastante sensível.

Creme para assadura – o creme para assadura é muito importante para prevenir ou combater as assaduras no bebê, por isso, não devemos esquecê-lo nessa hora, um item imprescindível para a saúde do bebê.

Tipos de fraldas – hoje podemos encontrar tipos diferentes de fraldas no mercado, porém, a maneira de trocar é a mesma. No caso das fraldas de pano mais modernas, é só lembrar-se de colocar o absorvente por dentro e ajustá-la no bebê de maneira a deixá-lo bem confortável.

Melhor marca – para quem se interessar, hoje encontramos uma grande variedade de fraldas no mercado cada uma com suas qualidades, porém, nem todas oferecem o que prometem, por isso, é preciso saber optar.

Entre as melhores marcas, é muito provável que a Pampers se destaque como as de melhor qualidade, são mais confortável e permitem a respiração da pele do bebê, porém assim como tem suas qualidades, não deixa de apresentar suas falhas. Por isso, seja qual for à marca de fraldas, avalie por você mesmo.