Como usar fio dental corretamente para higienizar os dentes

Devido o não saber como usar fio dental corretamente, muito mais pessoas sofrem com os problemas dentários, pois graças a isso, as placas bacterianas aumentam comprometendo não apenas a dentição como também a saúde das gengivas, isso sem contar do mal hálito que cada indivíduo fica sujeito.

Se a técnica de usar esse fio for correta, as placas bacterianas e vestígios de alimentos são retirados do vão dos dentes com facilidade, trabalho que não se consegue fazer com sucesso, apenas usando uma escova dental.


Tipos de fio dental

Fio de nylon – o fio de nylon é um dos tipos de fio dental encontrado no mercado. Este é composto de muitas fibras, porém, ao ser passado no vão dos dentes tanto ele pode rasgar como desfiar, mais fácil ainda quando os dentes são muito juntos, por isso, não é o mais recomendado.

como usar o fio dental


Fio PTFE – esse fio dental é mais caro, porém, oferece muitas vantagens se comparado ao fio de nylon já citado. O PTFE é um material que também é usado na fabricação de próteses dentárias e, nesse caso, esse fio dental tem apenas um filamento e desliza mais facilmente entre os dentes, sem desgastar ou se romper.

Fio encerado – ainda existe o fio diferenciado conhecido por fio encerado, que desliza melhor entre os dentes, porém esse é mais indicado na limpeza da dentição com aparelho dental fixo, o que torna mais complicado o processo de higienização dos dentes.

Como usar o fio dental – enrole mais ou menos 40 cm do fio dental ao redor do seu dedo médio deixando mais ou menos 10 cm entre os dedos, com o qual você vai começar o trabalho de limpeza.

Passe o fio ao redor da base de cada dente fazendo uma leve pressão junto a gengiva para alcançar toda a parede de cada dente, porém cuide para não ferir a gengiva. Deslize o fio para cima e para baixo como se pretendesse lixar o dente, porém sem muita pressão.

Para cada vão entre os dentes, use um novo pedaço de fio dental, que já está em suas mãos, mas tenha bastante calma para não deixar nenhum dos vãos entre os dentes sem limpar corretamente. Esse é o tipo de higienização que não podemos fazer com pressa, para o bem de nossos dentes e nossa saúde.

como usar o fio dental passos

Sabemos que esse é um trabalho que nem sempre é bem feito, por mais que se busque a perfeição, e por conta disso, muita gente até relaxa com os cuidados dos dentes, mas para quem acredita que não consegue usar o fio dental, existem os limpadores interdentais que podem substituir o fio dental e resolver o problema.

E para quem não sabe ainda se está higienizando os dentes de maneira correta, já existem no mercado as pastilhas especiais que ao serem colocadas na boca e mastigadas, logo mancham a placa que não tenha sido removida.

Essas pastilhas devem ser usadas cada vez após a higienização rotineira dos dentes. As pastilhas não têm contra-indicação e podem ser adquiridas nas farmácias sem necessidade de receita médica.

Cada individuo deve ter uma atenção ainda mais especial no momento de higienizar os dentes, principalmente após ingerir a carne diversas, uma vez que no momento da mordida, a fibra da carne se instala facilmente entre os dentes e em algumas situações é quase imperceptível e mesmo usando a escova de forma correta, ela não se solta.

Nessa situação, sem o uso adequado do fio dental, essas fibras ficarão por tempo entre os dentes, contribuindo com a proliferação de bactérias e contribuindo também com o mau-hálito, uma vez que em pouco tempo iniciam o processo de decomposição.

Não existe uma regra sobre o momento de usar o fio dental antes ou depois da escovação dos dentes, porém se primeiro passarmos o fio dental e logo a seguir fazermos a escovação com o creme dental, o flúor encontrado no creme chega melhor entre os dentes deixando-o mais protegido.

Qualquer pessoa também sabe que apenas o uso freqüente e correto do fio dental e a escovação dos dentes, não vão proteger os dentes para sempre, por isso, é importante uma visita ao dentista, pelo menos uma vez a cada semestre para uma maior garantia de que os dentes vão permanecer saudáveis por mais tempo.

Com respeito às marcas de fio dental encontradas no mercado, estas são bem diversas e certamente que cada uma tem suas características mais exclusivas, por isso, em caso de dúvidas sobre qual é a melhor, procure se informar com seu dentista, certamente não tem melhor conselheiro para esse caso.

Depois de se decidir por uma determinada marca, certifique-se por você mesmo se a marca escolhida está oferecendo os bons resultados, mas lembre-se de que os modelos com um filamento apenas é a melhor escolha.

Se você acessar a internet, existem alguns sites que oferecem o passo a passo para que não sobrem dúvidas sobre a higienização de seus dentes com o fio dental, aproveite para conferir.


Leia também: