Receita – Como fazer sabão artesanal de azeite (de óleo de soja usado)

Em nossos dias existem muitas revistas que ensinam como fazer sabão artesanal de azeite ou óleo de soja, e, além disso, ainda tem os sites especializados na internet que trazem receitas gratuitas para quem pretender aprender esse trabalho e até quem sabe aumentar os lucros da família.

Podemos aproveitar o óleo velho para confeccionarmos sabão ou sabonete para ser usado em nosso dia a dia para ajudar a rejuvenescer e deixar a pele mais macia e bonita, ou até para lavar roupa, louça e fazer outros tipos de higienização.

Passo a passo sabão artesanal

Entre as muitas receitas encontradas por ai vamos passar uma delas para quem desejar aproveitar.

____________________________________________________________

como fazer sabao artesanal de azeite

Vamos precisar de:

providenciar 2 xícaras (chá) de azeite de oliva ou óleo de soja

1 colher de mel

150 ml de soda cáustica

E mais 1 xícara de (chá) de água.

Além disso, precisamos providenciar as vasilhas adequadas tanto para fazer a mistura como para moldar esse sabão para dar-lhe um formato bem aceitável.

_____________________________________________________________

Preparando o sabão

  • Com os materiais em mãos é só começar o trabalho primeiramente dissolvendo a soda na água em um recipiente de metal mexendo bem até que fique bem dissolvida de fato, lembrando que essa água precisa estar quente, mas não fervendo.
  • Feito isso, é hora de misturar o azeite e o mel acrescentando esses ingredientes com cuidado para que fiquem bem misturados.
  • Depois é só colocar a pasta formada nos recipientes apropriados a dar o formato desejado a esse sabão e esperar por alguns dias até que ele se solidifique.

Nessa mesma receita podemos ainda mudar a fragrância buscando outras opções, como a lavanda, alecrim, menta, entre outros, com isso esse sabão artesanal vai ficar ainda mais atraente e será bem aceito por todos os usuários.

Não esqueça se prevenir também com luvas e óculos para proteger-se na hora de fazer esse trabalho. Além disso, a área utilizada para preparar o sabão deve sempre estar bem ventilada.