Receita: Como fazer bolinho de chuva, passo a passo

Que tal aprender como fazer bolinho de chuva? Pois esses bolinhos são sempre uma boa ideia especialmente para os dias chuvosos de inverno quando bate aquela vontade de comer algo delicioso acompanhado com chá quente.

Os bolinhos de chuva estão entre as guloseimas preparadas em casa mais preferidas das crianças, e o melhor é que não existem muitos segredos para preparar, além de que é uma receita barata e rápida de preparar, na verdade, para quem já tem experiência pode preparar uma receita em no máximo meia hora.

Receita Bolinho de Chuva Doce

Ingredientes – 1 xícara de leite, 1 colher (sopa) de fermento em pó, farinha de trigo até dar o ponto, 1 xícara de açúcar refinado, 1 ovo e mais o óleo necessário para fritar.

Modo de fazer – em uma batedeira bata o ovo com o açúcar até conseguir uma mistura bem homogênea e depois acrescente o leite e o fermento. Bata mais um pouco e depois coloque a farinha de trigo até o ponto da massa não cair tão rápido da colher.

Enquanto isso, coloque o óleo para aquecer. Terminada a massa e com o óleo quente, com o auxilio de uma colher como medida, pegue as porções e coloque para fritar até que os bolinhos comecem a dourar, nessa altura eles viram sozinhos para fritar por inteiro.

A medida que vão fritando é preciso tirá-los e colocar sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Depois de terminado o trabalho, sirva os bolinhos com um chá bem quente.

Receita de bolinho de chuva com recheio de banana

Ingredientes – 3 ovos inteiros, 4 colheres de açúcar, 1 pitada de sal, ½ xícara de leite integral, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 bananas picadas em cubinhos bem pequenos. Providencie também um pouco de açúcar refinado e canela em pó para polvilhar.

Como preparar – na batedeira coloque o leite, o sal, o açúcar e os ovos e bata bem. Depois disso, acrescente a farinha de trigo e o fermento e bata mais um pouco antes de acrescentar as bananas picadas.

Agora é hora de aquecer o óleo e quando estiver bem quente, faça os bolinhos com a ajuda de uma colher e coloque para fritar em fogo baixo. A medida que os bolinhos forem fritando retire-os do fogo e passe logo na canela com açúcar antes que eles esfriem.

Ao terminar a massa o trabalho também estará terminado, daí então é só reunir a família ou os amigos para saborearem juntos essas delícias que podem ser acompanhadas com chá quente.

Receita de bolo de chuva salgado

Ingredientes – 2 colheres de margarina, 1 colher (café) de sal, 1 ovo, 3 xícaras de farinha de trigo, 3 xícaras de leite, 2 colheres de queijo parmesão ralado, ¾ de leite integral e mais 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Como preparar – comece batendo o ovo e depois acrescente o leite e o sal e misture bem antes de acrescentar o queijo ralado, o fermento, a margarina e por fim a farinha para amassar tudo com as mãos até que a massa fique bem homogênea e macia.

A partir daí é só moldar os bolinhos preparando-os com um tamanho mais ou menos padrão, para depois fritar no óleo não muito quente. É preciso que os bolinhos fritem devagar para fritar direito e assim que começarem a dourar, é hora de retirar do fogo.

Essa mesma receita de bolinho de chuva salgado pode ter alguns ingredientes substituídos e outros acrescentados. Por exemplo, podemos trocar o queijo parmesão por um queijo colonial ou mesmo por carne de frango desfiada com bastante tempero.

Além disso, na própria massa podemos acrescentar outros temperos para deixá-la mais saborosa.

Como você já deve ter percebido a massa dos bolinhos de chuva praticamente apresentam uma mesma receita, independente de estes bolinhos serem doces ou salgados. Cada receita é tão prática para fazer que com um pouco de sorte, as próprias crianças poderão se encarregar de preparar cada receita, especialmente quando se trata dos bolinhos doces.

Bom com essas receitas de bolinhos de chuva citadas acima, agora você não precisa mais se preocupar se chegarem às visitas de surpresa, pois basta ter os ingredientes em mãos, escolher a receita do dia e se por a trabalhar. Como também já citamos, com apenas 30 ou 40 minutos de trabalho tudo estará pronto para ser servido.

Mas se acaso você ainda não ficou contente com essas dicas, aproveite para fazer uma visita aos sites especializados em culinária na internet, pois com certeza ainda existem outras receitas com seus sabores, tanto entre as receitas doces como as receitas salgadas.

Porém, apesar do sabor inconfundível que esses bolinhos apresentam, precisamos advertir de que eles não devem ser ingeridos em excesso, uma vez que por mais saborosos que sejam, são feitos a base de fritura, e toda a fritura é prejudicial à saúde.