Como fazer estrogonoff de carne receita passo a passo

Saber como fazer estrogonoff de carne certamente traz algumas vantagens, especialmente para quem precisa trabalhar na cozinha cuidando da alimentação da família. Esse é um prato que em geral é servido nos finais de semana quando toda a família se reúne para um almoço especial.

Além disso, quando se trata de convidar os amigos para um almoço ou jantar, certamente que um strogonoff de carne é sempre bem aceito por todos aqueles que não têm nada contra o comer carne.


O Strogonoff é um prato de origem russa que passou a ser conhecida ainda no século XVI quando era preparada com carne que era conservada dentro de barris com muito sal e aguardente.

É claro que com o passar dos anos, e após chegar ao conhecimento e apreciação dos brasileiros ela passou a receber outros ingredientes, e hoje é um dos pratos preferidos de todo o brasileiro.


Cá entre os brasileiros, o strogonoff que tanto apreciamos pode ser preparado com carne de gado que no mercado conhecemos como carne para strogonoff, ou com peito de frango ou peru que são cortados em cubo.

Já para quem não come carne, esse prato é preparado com a chamada “carne de glúten” ou então com a proteína vegetal texturizada (PTS) com grãos graúdos. Apesar de menos conhecido, também pode ser preparado com camarão.

Vamos então a uma das muitas receitas

Receita Strogonoff de carne de gado

Ingredientes – 1 kg de carne para strogonoff, 1 vidro de palmito escorrido, 2 caixas de creme de leite, 200 ml de azeitonas fatiadas, 2 dentes de alho triturados, 1 cubo de caldo de carne dissolvido na água, sal, 3 tomates picados sem casca e sem sementes, 3 cebolas cortadas em cubos pequenos, 2 colheres de ketchup, 4 colheres de azeite de oliva extra virgem.

Como preparar – em uma panela coloque a carne para cozinhar juntamente com o caldo de carne, os tomates, o alho e a cebola deixando cozinhar por 20 minutos. Depois disso, acrescente o ketchup, as azeitonas e o palmito e deixe cozinhar até que se consiga um molho mais consistente, e então, retire do fogo.

Depois disso, acrescente o creme de leite sem o soro e mexa muito bem até que se consiga uma mistura bem homogênea. Agora é só conferir o ponto do sal e depois já poderá ser servido com arroz integral e batatas palha.

Receita Strogonoff de carne de frango

Ingredientes – 200 ml de leite de coco, 3 ½ xícaras de água, 800 gramas de peito de frango sem osso, azeitonas a gosto, 1 vidro de palmito, tempero verde a gosto, 3 colheres de farinha de trigo, sal a gosto, orégano a gosto, 1 caixa de extrato de tomate e outros temperos a gosto.

Como preparar – primeiramente coloque o frango para cozinhar juntamente com o sal e a metade do leite de coco. Depois de cozinhar por aproximadamente 20 minutos, retire do fogo e deixe esfriar para cortar em pedaços sem se desmanchar.

Aproveite o caldo do frango colocando-o para ferver juntamente com o restante do leite de coco e os demais temperos. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos antes de acrescentar a carne do frango cortado em cubos o palmito escorrido e as azeitonas para cozinhar mais 10 minutos.

Enquanto isso, em outra panela, coloque o extrato de tomate para cozinhar e dissolva a farinha na água para misturar depois ao extrato mexendo bem para até engrossar. Por fim, é só misturar aos demais ingredientes para servir com arroz integral e batata palha.

Receita Strogonoff vegetariano

Já para quem desejar preparar um strogonoff com ingredientes vegetais apenas, uma boa ideia é usar os mesmos ingredientes, com exceção da carne e do caldo de carne. Apenas vamos substituir esses dois ingredientes por um cubo de caldo de legumes e 200 gramas de proteína vegetal texturizada.

Para isso, precisamos desidratar o PTS colocando-há por 15 minutos em uma vasilha com água quente. Após o preparo, a menos que se saiba do produto, ninguém consegue dizer que esse strogonoff não é feito de carne.

Também esse strogonoff vegetariano deve ser servido com arroz integral que pode ter um tempero bem simples e mais as saladas.

Receita Strogonoff de carne moída

Ingredientes – 200 gramas de cogumelos escorridos, 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho triturados, azeitonas fatiadas, palmito picado, 2 colheres de óleo, 2 caixas de creme de leite, cheiro verde a gosto, 100 gramas de ketchup, sal a gosto, noz-moscada a gosto e mais 1 kg de carne moída.

Como preparar – coloque a carne para fritar juntamente com a cebola, o caldo de carne e o alho cuidando sempre para não queimar. Depois de refogada prove de sal e acrescente mais se precisar, colocando também a noz-moscada ralada e deixe cozinhar mais um pouco.

Depois que estiver bem refogada coloque o restante dos ingredientes, ou seja, as azeitonas, palmito, o ketchup, e por fim o creme de leite e o cheiro verde, mexendo bem enquanto cozinha por mais alguns minutos.

Depois disso, é só retirar do fogo e servir com arroz integral com tempero simples e batata palha se desejar.


Leia também: