Aprenda Como cozinhar feijão na panela de pressão

Não existe muito segredo para quem deseja saber como cozinhar feijão na panela de pressão. Desde que essa panela seja de boa qualidade e garanta um cozimento em tempo recorde, o que fica um pouco complicado talvez é para acertar um tempero que todos apreciem.

Bem sabemos da importância do feijão na dieta alimentar, pois esse alimento é muito rico em nutrientes necessários para a saúde de todo o organismo. Por isso, o feijão não deve ser abolido do cardápio, mesmo que para alguns indivíduos eles pareçam fazer mal para o estômago.


O feijão vai muito bem com o arroz branco, arroz integral ou mesmo com macarrão, mas para quem resolver ingeri-lo apenas com o acompanhamento de torradas de pão, certamente ele vai ficar bem gostoso também.

Ao visitarmos o supermercado vamos encontrar algumas espécies diferentes de feijão, mas independente do tipo de feijão escolhido, todos eles são bastante nutritivos e devem ser consumidos com freqüência.


Primeiramente, se for feijão preto, coloque-o de molho deixando de um dia para outro, assim o feijão vai perder um pouco de sua acidez e facilitará também o cozimento. No dia seguinte escorra a água do feijão e coloque-o para cozinhar em outra água.

Ao colocar o feijão na panela, não coloque sal, mas outros temperos como alho, cebola e louro ou então o orégano podem cozinhar juntos com o grão, confirmando um sabor ainda mais atraente. Lembre-se de colocar 5 copos de água para cada copo de feijão.

como cozinhar feijao

Ao levar ao fogo, deixe em chama alta até o momento em que a panela começar a chiar, depois poderá baixar a chama isso vai contribuir com a economia do gás. Deixe o feijão cozinhar por aproximadamente 25 minutos a partir do momento que a panela chiar.

Receita de uma feijoada mais light

Ingredientes – 400 gramas de feijão, linguiçinha de frango cortada em pedaços pequenos sem a pele, sal a gosto, louro, açafrão, orégano, 3 folhas de manjericão, tempero verde a gosto, alho, cebola cortada em fatias finas, metade de um pimentão cortado em fatias finas.

Como preparar – coloque o feijão para cozinhar, apenas com a água, o louro, o orégano e o alho. Enquanto isso reúna os demais ingredientes para adiantar o trabalho.

Depois que o feijão cozinhar, prove se realmente está no ponto (algumas remessas de feijão velho podem enganar quanto ao tempo de cozimento). Acrescente a partir todos os demais ingredientes e coloque a panela de pressão no fogo novamente deixando cozinhar por pelo menos 10 minutos mais.

Enquanto isso coloque um arroz integral para cozinhar, pois a idéia é servir esse feijão juntamente com o arroz integral soltinho preparado de forma simples e saudável.

Outra receita para o feijão

400 gramas de feijão, 2 folhas de louro, tempero verde a gosto, 1 cebola cortada em pedaços, 3 colheres de óleo, açafrão, orégano, e alho a gosto, 3 gomos de linguicinha de frango, 2 cubos de caldo de carne.

Como preparar– primeiramente coloque o feijão para cozinhar em 2 litros de água na panela de pressão juntamente com as folhas de louro, os 2 cubos de caldo de carne, a manjerona e o orégano. Enquanto o feijão cozinha providencie outra panela para dourar o alho, a cebola, o açafrão, juntamente com a linguiçinha de frango cortada em fatias.

Depois que o feijão estiver cozido, é só misturar os demais ingredientes já preparados e deixar cozinhar mais 5 minutos na pressão. Com o feijão pronto, a idéia é servir junto com arroz integral com um tempero bem simples e bastante salada. Porém, por ser um alimento com digestão mais difícil, o feijão não deve ser ingerido a noite.

Por ser uma refeição cujo prato principal é o feijão, não vai ficar ruim se ainda acrescentarmos a farinha de mandioca temperada para acompanhar essa refeição.

Cozimento em panela comum

Apesar de muita gente afirmar que o feijão pode ser cozido em panela comum, não queremos negar essa ideia, porém, é preciso saber que vai levar muito mais tempo para que ele fique pronto para ser ingerido, por isso, para evitar complicações, melhor mesmo é providenciar a panela de pressão e garantir um feijão mais saboroso e bem cozido.

Apesar de ser uma refeição muito especial para quem deseja viver com saúde, é preciso lembrar que o feijão, depois de temperado estraga facilmente, mesmo mantendo-o resfriado na geladeira, por isso, o melhor mesmo é usar o que se deseja dele após o preparo e o restante dividir em porções para congelar.

Uma vez congelado, apesar de não apresentar o mesmo sabor de quando é fresquinho, ele pode ser conservado por muitos dias, sem perder sua qualidade.

Depois disso, tudo, se você desejar uma receita bem saborosa de feijão, além destas citadas acima ainda existem muitas outras que podem ser buscadas na internet nos sites especializados na internet.

Faça suas pesquisas e decida-se por aquela que achar melhor, mas siga a risca todos os detalhes de cada receita para que tudo de certo e todos apreciem o prato.


Leia também: