Receita: Como fazer lentilha na panela de pressão

Para quem deseja saber como fazer lentilha na panela de pressão, essa atividade não tem lá grandes segredos desde que a panela de pressão funcione direito. Porém, é preciso levar em conta o tipo de prato que se pretende preparar com essas lentilhas, uma vez que por cozinhar em panela de pressão ela poderá passar do ponto e servir apenas para preparar sopas e purês.

Vamos então a uma receita super gostosa e nutritiva, mas antes providencie os seguintes ingredientes. 250 gramas de lentilha seca, 3 dentes de alho, 3 colheres de óleo de milho, 1 cebola de cabeça média, cheiro verde a gosto, açafrão a gosto e sal a gosto.

Primeiramente precisamos cozinhar a lentilha com o dobro de água por aproximadamente 15 minutos na panela de pressão, mas para isso, basta escolher esses grãos, lavar e colocar logo para ferver, não é preciso ficar de molho. Nesse cozimento, não podemos salgar a lentilha, mas podemos adiantar o tempero, como o alho e mesmo a cebola de cabeça que podem cozinhar juntos.

lentilha em panela de pressão

Depois que a lentilha estiver cozida, tire do fogo e reserve. Então, providencie outra panela para levar ao fogo com o óleo de milho um pouco mais de alho e cebola de cabeça bem picada para dourar, isso vai enriquecer o sabor da lentilha.

Feito isso, e com a lentilha já cozida, basta misturar tudo e acrescentar o sal e os demais temperos que se desejar usar. Cuide para que no final, essa lentilha não fique com pouca calda, se necessitar, acrescente um pouco mais de água e deixe cozinhar um pouco mais também.

Essa receita de lentilha você pode servir para a família ou para os amigos, acompanhada de arroz integral ou simplesmente com torrada, uma boa idéia para o jantar nas noites mais frias do ano.

Outra receita

Salada de lentilhas – providencie 200 gramas de lentilha seca, 2 cenouras média cortadas em cubos, suco fresco de 1 limão, 1 cebola de cabeça cortada em fatias finas, 1 pimentão médio cortado em fatias finas, sal, tempero verde a gosto, palmito e azeitonas a gosto, azeite de oliva extra virgem a gosto, e outros temperos que se desejar.

Primeiramente vamos cozinhar a lentilha na panela de pressão por aproximadamente 10 minutos, melhor será conferir o ponto para que ela não cozinhe demais, pois pelo certo precisará ficar al dente. Depois de cozida, melhor é escorrer a calda e dar um banho rápido de água fria, mas faça isso, somente se ela ficou al dente mesmo, senão apenas retire da calda.

Em outra panela cozinhamos as cenouras, também com o cuidado de não cozinharem demais e assim que der o ponto retiramos a água para que a cenoura esfrie. Se possível, antes de continuar a receita, leve tanto a cenoura como a lentilha a geladeira para resfriar melhor.

Depois disso, é hora de misturar todos os demais ingredientes, ou seja, a cebola de cabeça, o pimentão cortado em fatias finas, as azeitonas sem a calda, o palmito cortado em pedaços bem pequenos sem a calda, o sal cuidando para não se exceder, o tempero verde e os demais temperos, e por fim então o azeite de oliva extra virgem que não precisa ser poupado pode ser usado bem à vontade.

Antes de servir a mesa, coloque o suco de limão, mas isso, pouco antes de servir a mesa. Essa salada tanto pode ser servida sozinha ou então com arroz integral, pois de qualquer forma ela vai agradar a todos.

Um pouco sobre os benefícios da lentilha – a lentilha é um tipo de grão muito rico em vitaminas e minerais, e por conta dos muitos nutrientes que ela oferece ninguém precisa esperar pela virada do ano para ingeri-la, pois na verdade ela deveria ser ingerida freqüentemente, uma vez que ela é um ótimo substituto do feijão.

beneficios da lentilha

Para quem deseja abolir a carne da dieta alimentar, deve se alimentar mais com esses grãos, pois diferente do feijão que também é necessário para a saúde, a lentilha é um alimento mais leve e de fácil digestão.

Entre os muitos benefícios da lentilha podemos afirmar:

Combate o mau colesterol – isso é possível por conta de suas fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.

Previne alguns tipos de câncer – as lentilhas possuem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir contra o câncer de cólon e outros tipos de câncer.

Previne e combate a anemia – por ser uma rica fonte de ferro, a ingestão regular de lentilhas também ajuda a prevenir e combater a anemia, e por conta disso, esses grãos são ótimos aliados dos vegetarianos.

Efeitos desintoxicante – também por conta das fibras, a lentilha contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo, ajudando de uma forma mais especial ainda no melhor funcionamento do intestino para liberar as toxinas.

Depois disso tudo, melhor mesmo é reconhecer o valor das lentilhas para a dieta alimentar, ela pode até custar mais caro, mas quanto custa nossa saúde?

Aproveite para buscar outras receitas com lentilhas e saiba valorizar esses grãos.