Como fazer arroz soltinho passo a passo, aprenda

Saber como fazer arroz soltinho pode ser necessário às vezes, pois sempre tem aqueles que preferem um arroz bem solto ao invés de um arroz mais grudado como é o caso de um verdadeiro risoto a moda italiana. Para se garantir em um arroz bem soltinho, daqueles que dá gosto ingerir acompanhando um feijão com bastante calda, temos então, algumas dicas bem interessantes que podem ajudar.

  • Primeiramente é preciso retirar todo o amido dos grãos, para isso, vamos ter que ter um pouco de paciência e lavar bem o arroz, até que a água não fique mais esbranquiçada.

  • Antes ainda de levá-lo ao fogo, é preciso deixá-lo escorrer em uma peneira procurando deixá-lo bem seco. Se não for possível, ao colocar na panela e acender a chama, mexa um pouco antes de colocar o óleo para fritá-lo.

  • Depois de bem seco, coloque então 1 colher de óleo, alho triturado, sal a gosto e demais temperos que se preferir. Mexa bem para que o óleo se misture aos grãos de arroz e deixe fritar junto com o alho.

  • Em seguida coloque a água fervendo, nesse caso o dobro da quantidade do arroz para então cozinhar até o ponto desejado. Quanto ao tempo de cozimento, esse tempo varia muito da marca do arroz que estivermos usando, mas em geral 10 minutos é o suficiente para que ele fique pronto.

  • Existem algumas panelas, como as de inox que conservam a temperatura após a chama ter sido apagada, mas se acaso você não tem essas panelas em casa, poderá envolver a panela do arroz em um jornal que irá manter bem a temperatura até que os demais alimentos estejam prontos para serem servidos.

Dica importante – existem algumas qualidades de arroz que cozinham mais depressa e por conta disso, quando não conhecemos esse arroz pode acontecer de exagerarmos na quantidade de água. Nesse caso existem duas opções; podemos manter água quente o tempo todo e ir colocando água aos poucos sobre o arroz até o ponto desejado de cozimento.

como fazer arroz soltinho

Mas se não for possível ficar policiando a panela de arroz o tempo todo e desejarmos arriscar colocando um pouco mais de água, se percebermos que o arroz está praticamente no ponto e ainda tem água, melhor é destampar a panela de um todo para que o arroz termine de cozinhar e a água evapore.

Bom, se você queria sabe como agir então para que o arroz fique bem soltinho agora já está sabendo, por isso, vamos aproveitar o espaço para passar uma receita especial à base de arroz integral, que é mais saudável e nutritivo. Esse tipo de arroz também pode ficar bem soltinho.

Ingredientes – 2 ½ copos de água fervendo, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho amassado ou triturado, ½ colher (chá) de sal, páprica a gosto, açafrão a gosto, 1 copo de arroz integral, 1 colher de óleo de milho, tempero verde a gosto e outros temperos que se desejar.

Como preparar esse arroz – primeiramente lave bem o arroz e deixe enxugar. Enquanto isso coloque em uma panela o óleo, a cebola e o alho, leve ao fogo e deixe dourar para só depois acrescentar o arroz já lavado para em seguida colocar a água fervente.

Importante saber – se chegarmos a refogar o arroz integral, por apresentar uma película protetora, em contato direto com o óleo ela sela e dificulta em muito o cozimento.

Além da água fervente, coloque a páprica, o açafrão, e demais temperos, menos o cheiro verde e deixe cozinhar em fogo baixo. Pouco antes do arroz chegar ao ponto desejado, confira o sabor e então espalhe o cheiro verde sobre o arroz e um fio de azeite de oliva por cima, tampe a panela e desligue o fogo para que o arroz termine de cozinhar apenas com o bafo.

Para esse mesmo prato, ainda podemos acrescentar as castanhas de caju moídas, ou castanhas do Pará moídas ou ainda as uva passas, porém, esses três ingredientes só devem ser acrescentados.

O arroz integral é bem diferente do arroz branco mais facilmente encontrado no mercado. O arroz integral é rico em nutrientes e fibras, o que confirma que ele é um bom amigo da boa saúde.

Porém é preciso ter um pouco de paciência quanto ao seu preparo, pois o cozimento é demorado realmente, e se for em panela normal poderá levar até 40 minutos até ficar no ponto. Já em uma panela de pressão 20 minutos serão o suficiente para que ele fique pronto.

Uma dica importante – assim como acontece com o feijão, se deixarmos o arroz integral de molho de um dia para o outro, o seu cozimento será mais rápido sem comprometer o seu sabor e, além disso, se for deixado de molho em água morna misturado ao soro de leite com 1 colher de suco de limão, seus benefícios serão ainda maiores.

Experimente então preparar o arroz integral para servir a família, siga a receita acima e não vai ter dificuldades para acertar o ponto.