Como fazer arroz integral passo a passo receita

Para você que quer saber como fazer arroz integral, na verdade existem alguns segredinhos para o seu preparo, até mesmo para que ele cozinhe mais depressa, e, infelizmente por se ignorar esses segredos muita gente acaba não se animando a colocá-lo na dieta alimentar.

Muito diferente do arroz branco que é mais consumido, o arroz integral é um alimento que não deveria faltar na mesa, uma vez que ele é muito rico em nutrientes, e, além disso, contém fibras que são essenciais para manter as funções intestinais estáveis.


Alguns benefícios do arroz integral

Antes de continuarmos o assunto sobre como preparar o arroz integral queremos citar sobre alguns benefícios do mesmo, assim, quem sabe você não vai se importar de esperar mais tempo para que ele fique pronto.

O arroz integral quando ingerido regularmente ajuda a combater os males do estômago, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e com isso controla a diabetes, reduz o mau colesterol, fortalece os ossos e ainda colabora para quem deseja perder peso.


fazer arroz integral

Por apresentar uma casquinha protetora que se torna o seu selo de garantia, o arroz integral por natureza demora um pouco mais para cozinhar, por isso, vamos a alguns segredinhos para facilitar esse cozimento.

Deixar de molho

Assim como o feijão, uma dica para facilitar o cozimento o arroz integral é deixá-lo de molho de um dia para o outro. Nesse caso, no dia seguinte antes de colocá-lo para cozinhar precisamos escorrer bem e levá-lo ao fogo com água quente e sem o óleo.

Na verdade o perigo maior é justamente esse, pois em geral costuma-se refogar o arroz antes de colocá-lo para cozinhar, mas o arroz integral ao ser misturado ao óleo tem a sua pele exterior selada e isso tende a aumentar o seu tempo de cozimento.

Melhor então é fazer assim: colocar em uma panela 2 dentes de alho amassados, 1 cebola pequena cortada em fatias finas e os demais ingredientes que desejarmos, menos o sal. Depois disso, colocamos o arroz e despejamos água fervendo em cima, nesse caso a porção é duas vezes mais que o arroz.

O tempo de cozimento quando em panela comum pode chegar a 40 minutos dependendo do tipo de arroz, já em uma panela de pressão ele leva em torno de 25 minutos. Após o arroz estar bem cozido, daí então vamos colocar um pouco de sal, azeite de oliva ou mesmo o óleo de soja e um pouco de água deixando a panela tapada por alguns minutos para que o sal alcance os grãos.

Receita de arroz integral com legumes

Ingredientes

2 xícaras de arroz integral, 1 colher de óleo, 1 tablete de caldo de galinha, 4 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 talho de alho-poró cortado em fatias finas, 1 cenoura cortada em fatias finas, 1 cebola grande cortada em fatias finas, tempero verde a gosto, açafrão, páprica doce e ervas finas a gosto.

Como preparar – primeiramente coloque o arroz integral para cozinhar apenas na água quente, pode até ser na panela de pressão para ser mais rápido. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes começando por refogar a cebola no óleo.

Depois disso, dissolva o caldo de galinha e coloque na panela juntamente com os demais ingredientes com bem pouca água, o suficiente para cozinhar sem formar molho. Confira o ponto de cozimento e desligue para aguardar o cozimento do arroz.

Quando o arroz estiver no ponto, com cuidado misture-o aos demais ingredientes cuidando para não empapar muito e então, deixe ferver mais alguns minutos para assimilar bem o sabor.

Confira o ponto do sabor e por fim, depois de colocado na vasilha que vai a mesa, regue todo esse arroz com legumes com o azeite de oliva extra virgem. Além desse arroz, providencie um prato com saladas verdes para acompanhar.

Se você não se importar de esperar um pouco mais, poderá cozinhar todos os ingredientes juntos inclusive o arroz, porém, vale a pena insistir no preparo em separado, pois até os nutrientes desses alimentos são melhor aproveitados.

Numa primeira tentativa pode até que o arroz fique mais molhado no final, no momento da mistura, mas basta preparar uma segunda ou terceira receita que já ele vai ficar soltinho como desejamos.

Receita de arroz integral doce

Ingredientes – 1 xícara e arroz integral, 5 colheres de açúcar amarelo,1750 ml de água, ½ xícara de uva passas, 1 xícara de coco fresco ralado, 1 litro de leite semi-desnatado e mais 1 caixa de creme de leite.

Para preparar – cozinhe primeiramente o arroz integral em fogo médio juntamente com 1250 ml de água e 3 colheres de açúcar amarelo até que a água diminua quase até o fim e o arroz fique bem cozido. Reserve.

Em outra panela grande reúna as uvas passas, o coco, 500 ml de água e o restante do açúcar amarelo e leve ao fogo para ferver por 3 minutos e depois coloque o arroz cozido e o leite e deixe ferver até que o caldo fique mais consistente.

Depois disso, acrescente o creme de leite e mexa bem e depois leve ao fogo para ferver mais 5 minutos e nesse tempo prove o doce e se precisar acrescente um pouco mais de açúcar amarelo. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar.


Leia também: