Tabela de alimentos com proteínas para a sua dieta

Fazer uso de uma tabela de alimentos com proteínas se faz necessário quando prezamos por nossa saúde e não desejamos comprometê-la em algum momento da vida, pois essas “macromoléculas compostas de aminoácidos são essenciais para o desenvolvimento dos tecidos e órgãos do corpo, influenciando até mesmo na saúde das unhas e dos cabelos.

Para ganharmos massa muscular sem acumular gorduras, além das atividades físicas regulares é importante uma alimentação rica em proteínas e é muito importante também ingeri-las após os treinos, uma vez que os músculos ficam lesados e são elas que ajudam na recuperação.


alimentos com proteinas

Onde encontrar as proteínas – Quando se trata de prover proteínas para o corpo, estas são encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, com grande diferença.


Proteínas de origem animal – as proteínas de origem animal são as proteínas consideradas completas uma vez que apresentam todos os aminoácidos que o organismo necessita.

Proteínas de origem vegetal – as proteínas de origem animal são consideradas incompletas, pois oferecem poucas variedades de aminoácidos considerados essenciais para o organismo.

Importante saber – apesar da aparente vantagem em se optar pelos alimentos de origem animal para prover o organismo de proteínas, existem motivos de sobra para evitarmos essas proteínas e darmos preferência para as proteínas vegetais.

tabela de alimentos com proteinas

Algumas dessas razões são:

  • A proteína vegetal é rica em ARGININA, um aminoácido que atua diretamente na proteção do sistema imunológico, enquanto que as proteínas animais são ricas em LISINA um aminoácido que contribui para enfraquecer o sistema imunológico deixando o corpo mais propenso a doenças.

  • Os alimentos de origem vegetal oferecem vitaminas e minerais que contribuem para uma melhor digestão, enquanto que os alimentos de origem animal dificultam essa digestão, fermentando e com isso aumentando a produção de ácido antes de serem liberadas pelo aparelho digestivo. Como resultado promove a azia, complicações com a gastrite e ainda a formação de úlceras.

  • As proteínas de origem vegetal oferecem substâncias antioxidantes e outras substâncias que auxiliam na prevenção e combate de doenças malignas como é o caso do câncer. Já as proteínas de origem animal são parcialmente digeridas no intestino. Porém, por apresentarem baixos níveis de carboidratos facilitam a ação de bactérias no cólon.

Além disso, as proteínas animais liberam a Amônia, uma substância que está diretamente ligada à formação de Câncer no cólon. Mas não fica apenas nisso, pois os produtos animais também têm poder de alterar o DNA, tornando as células humanas mais susceptíveis ao câncer.

tabela de alimentos com proteinas alimentos carneos

  • As proteínas de origem vegetal por conta da Arginina e da Glicina previnem o entupimento das artérias. Já as proteínas de origem animal apresentam a gordura saturada promovendo o aumento nos níveis de colesterol no sangue e com isso, o estreitamento e enrijecimento das artérias causando o entupimento.

  • As proteínas vegetais favorecem o melhor funcionamento dos rins, enquanto que as proteínas de origem animal aumentam a quantidade de sangue na região dos rins favorecendo lesões devido ao aumento de seu tamanho. Por conta das toxinas dos alimentos de origem animal ainda favorece a formação de pedras nos rins.

Se acaso esses motivos não bastam para que optemos pelos alimentos que oferecem as proteínas vegetais, saiba que ainda existem outros problemas de saúde relacionados diretamente com a alimentação a base de produtos animais, tais como o ácido úrico, osteoporose, artrite, entre outros.

Alimentos vegetais ricos em proteínas – soja em grãos, leite de soja, queijo de leite de soja, grão de bico, feijão branco, lentilhas, nozes, amendoim, castanha-de-caju, ervilhas, quinoa, germe de trigo, brócolis, amaranto, feijão preto, entre outras opções em alimentos saudáveis.

Alimentos de origem animal – para quem desejar optar por proteínas animais, pelo menos prefira as opções com menos gordura, como é o caso dos peixes grelhados, carnes magras, leite desnatado, queijos magros, ovos cozidos, peito de frango grelhado.

O VÍDEO FALA DE 5 RIQUISSIMOS ALIMENTOS COM PROTEINA

Existe um ditado muito certo de que “não são apenas os peixes que morrem pela boca”, pois tem muitas pessoas que sofrem doenças bem diversas por não saberem se alimentar, tudo por conta da satisfação do apetite.

Para quem deseja zelar pela saúde, os melhores alimentos são sempre os de origem vegetal, como os frutos, verduras, legumes, cereais integrais, grãos integrais, castanhas, água pura e sucos naturais. Além disso, ar puro, descanso, sol nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, tudo isso faz parte da vida de quem deseja ser mais feliz com muita saúde.

Mas além de tudo isso, na hora de escolher as melhores opções entre os alimentos é preciso que eles sejam combinados entre si para que se consiga os melhores resultados.

Por isso, faça seus planos e decida-se pelo melhor, lembrando sempre que os alimentos de origem vegetal oferecem tudo o que o nosso organismo precisa. E se levarmos em conta sobre a maneira como os animais são alimentados em nossos dias, vamos encontrar ainda outros motivos que nos levem a optarmos pelas proteínas vegetais.

Experimente fazer um teste com você mesmo, faça uma dieta bem equilibrada apenas com alimentos de origem vegetal por alguns meses, e depois tire suas conclusões.


Leia também: