Como fazer panquecas : Receita facil

Saber como fazer panquecas pode ser bastante oportuno, especialmente ao recebermos aquelas visitas inesperadas em horário próximo as refeições, pois tendo uma receita em mãos e também os ingredientes, em poucos minutos preparamo-las com muito sabor.

A panqueca é um prato inventado pelos americanos, onde costumeiramente ela é ingerida no café da manhã tendo como recheio apenas mel. Além disso, ela também é bastante apreciada na França onde é conhecida por crepe.


Quando chegou ao Brasil, essa passou a ser apreciada devido aos muitos tipos de recheio que pode apresentar, tanto os recheios doces como os salgados, e para quem duvida, são pelo menos 40 sabores para o recheio, sempre opções que com certeza agradam a todos.

Esse prato que está entre os preferidos dos brasileiros, não exige grandes segredos para o preparo, e por conta disso, é uma excelente oportunidade para as mães começarem a iniciar suas filhas na cozinha, o cuidado maior mesmo é com a receita da massa, que como vamos perceber, não é difícil de preparar.


panquecas

Para você que já ficou com água na boca vamos logo passar uma receita:

Providencie os seguintes ingredientes para a massa – 2 copos de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de óleo, 3 ovos, 2 copos de leite e uma colher (chá) de sal.

Recheio – 1 caixa de molho de tomate preparado, 1 cebola média picada, 4 dentes de alho triturados, tempero verde a gosto, 1 cubo de caldo de galinha, 200 gramas de queijo parmesão ralado, 2 colheres de óleo e sal a gosto.

Modo de preparar a massa – reúna todos os ingredientes da massa e bata no liquidificador por 4 minutos, desligue e deixe descansar.

Como preparar o recheio – primeiramente devemos cozinhar o peito de frango com pouca água usando como tempero o cubo de caldo de galinha. Depois de cozido precisamos retirar a carne da panela e com a ajuda de um garfo desfiá-lo por inteiro.

Em outra panela vamos levar ao fogo o óleo, a cebola e o alho para dourar e então é só misturar o peito desfiado e acrescentar os demais temperos. Depois de tudo misturado, é preciso refogar por aproximadamente 5 minutos e então acrescentar um pouco do molho de tomate apenas.

Enquanto isso, podemos começar a preparar a massa usando uma frigideira com teflon para evitar a gordura. Depois dessa frigideira quente, despeje com cuidado a massa, sem excessos e espalhe por todo o fundo da frigideira cuidando para que a massa não fique muito grossa.

Assim que perceber que ela está assada, vire para assar do outro lado também e então retire para uma vasilha a parte e parta para o preparo de outra porção. Faça isso, até que a massa termine.

Depois que todas as massas de panquecas estiverem pronta, é o momento de recheá-las, uma a uma. Colocamos o recheio sobre a massa, enrolamos e depois colocamos bem acomodadas em um prato refratário.

Ao findar esse trabalho, é só colocar um pouco mais de molho de tomate por cima de todas as panquecas enroladas e então espalhar o queijo parmesão ralado por cima de tudo. Feito isso, vamos levar ao forno por aproximadamente 10 minutos para retirar e servir ainda quente.

Receita de panqueca com recheio doce – 150 gramas de coco ralado, 1 xícara de chocolate em pó, 1 caixa de leite condensado e mais 1 caixa de creme de leite.

panqueca recheada 4 queijos

Como preparar esse recheio – coloque todos os ingredientes numa panela e misture bem antes de levar ao fogo sem parar de mexer até o ponto de soltar do fundo da panela. Muito simples você não acha?

Agora é só usar a mesma receita da massa citada acima para esse recheio e depois servir ainda morno, uma ótima idéia para servir a família no desjejum nos dias mais frios do ano.

Recheio de bananas – 2 colheres de manteiga, 4 bananas grandes cortadas em fatias bem finas, açúcar refinado misturado com canela em pó e mais um pouco de água.

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo. Depois de quente acrescente as bananas acrescentando um pouco de água para formar uma calda antes de colocar o restante dos ingredientes.

Feito isso, retire do fogo e providencie a massa para recheá-las com essa calda de banana. Cuide para servir essas panquecas antes que elas esfriem assim elas ficam ainda mais apetitosas.

Essas são apenas algumas das muitas opções para o preparo de panquecas deliciosas, mas ao acessarmos a internet, nos sites especializados em receitas culinárias vamos encontrar muitas outras que certamente satisfazem aos anseios de todos.

Aproveite então para fazer suas pesquisas, e tenha sempre em mente pelo menos uma dessas receitas. Assim, em caso de necessidade, ficará mais fácil prover algo delicioso preparado de última hora.

Se você deseja servir bem suas visitas que chegam para um lanche da tarde, uma das ótimas opções para servir são as panquecas com recheio doce, e nesse caso, além dos recheios doces citados acima, você ainda poderá inventar outro por sua própria conta, quem sabe até usando aquele doce de fruta especial que está na sua geladeira.


Leia também: