Dica: Como usar Fio Dental com Aparelho fixo

Saber como usar Fio Dental com Aparelho Fixo certamente é necessário, pois é importante manter a higienização dos dentes, e não é por causa desses aparelhos que alguém poderá ter desculpas para relaxar na limpeza.

Porém, para que se consiga fazer uma limpeza convincente, existem algumas regrinhas bem básicas, do contrário, abrimos as portas para a infestação de bactérias que poderão comprometer até mesmo a nossa saúde.

O uso de maneira correta do fio dental contribui satisfatoriamente com a limpeza dos dentes removendo a placa bacteriana e vestígios de alimentos em locais que a escova de dente não pode alcançar.

Para usá-lo sem desperdício enrole 20 cm do fio em redor de cada dedo médio das mãos que somando dará um comprimento de 40 cm, mais 10 cm para ser passado no vão dos dentes. Segure o fio entre o dedo polegar e o indicador das duas mãos e deslize levemente para cima e para baixo em cada vão entre os dentes.

como usar fio dental com aparelho fixo

Não se esqueça de renovar de pouco em pouco o fio soltando parte dele que está enrolado nos dedos médios.

O problema é que os aparelhos fixos dificultam a passagem do fio dental entre os dentes, e como já é difícil cuidar na escovação dos dentes sem esse aparelho, imagina agora com ele dificultando tudo.

Muita gente já percebeu os benefícios dos aparelhos dentários, e estes são colocados justamente para corrigir a arcada dentária e melhorar o sorriso de todos, uma vez que levam os dentes tortos na posição onde eles deveriam estar melhorando também a tarefa de mastigação.

Vamos então as regras para fazer o trabalho de limpeza dos dentes sem que o aparelho ortodôntico seja um problema:

FIO DENTAL COM CERA

Podemos até usar um fio dental tradicional sem a cera, mas existem sérios riscos do fio enroscar em uma das peças de metal onde ficará preso, ou quem sabe danificar a peça do aparelho na tentativa de soltar o fio dental.

Com o fio encerado o trabalho é mais garantido e os dentes ficarão bem limpos. Para o trabalho use pedaços de 40 cm de comprimento do fio dental que o trabalho será feito sem muita dificuldade.

passador para usar fio dental com aparelho fixo

Começando a limpeza – posicione-se na frente do espelho para enxergar seu trabalho e comece passando o fio por traz do arame do aparelho cuidando para não enroscar e puxe até conseguir o suficiente para trabalhar com as duas mãos passando entre os dentes.

Com as duas pontas do fio dental uma em cada mão, inicie a limpeza passando o fio entre os dentes assim como é feito na limpeza sem o aparelho. Nesse momento cuide para que a lateral de cada dente fique bem limpa, é fácil se enganar e limpar apenas um dente.

Clique abaixo e assista o video que mostra como usar fio dental tento um aparelho fixo nos dentes.

https://www.youtube.com/watch?v=JtXzrkYUNoA

Depois que você limpou a lateral desses primeiros dois dentes, precisará retirar o fio dental e repetir o processo para os dois próximos dentes e assim sucessivamente até o final. Esse é um trabalho que não se deve ter pressa no mínimo 2 vezes mais demorado do que a limpeza sem o aparelho, e ainda mais se acaso você ainda não tem experiência para limpar os dentes com o aparelho ou nunca tenha usado o fio dental antes.

Em nossos dias também já podemos contar com os chamados irrigadores orais que disparam jatos de água para ajudar a remover algumas partículas de alimentos que porventura tenham sobrado no vão dos dentes. Mas esse aparelho não substitui o fio dental, apenas ajuda a complementar o trabalho feito com o fio.

PASSADOR DE FIOS

Outra ajuda para esse trabalho que é bem vinda são os passadores de fios que parecem uma agulha de plástico e para usá-lo é muito simples. Você vai fazer todo o trabalho anterior, porém agora é mais fácil, uma vez que esse passador vai servir de guia para passar o fio por baixo do arame do aparelho.

Como diz o ditado, “todo começo é difícil” e isso também vale para aqueles que colocam os aparelhos ortodônticos fixos nos dentes. A princípio certamente todo indivíduo vai ter um grau de dificuldade maior, porém logo que se acostumar, não precisará nem mais ficar na frente do espelho para realizar o trabalho.

E os pais que tem as crianças pequenas que precisam usar esse aparelho, devem se mostrar interessados pelo bem estar dos filhos, primeiramente fazendo o trabalho para eles na frente de um espelho para que eles vejam como se faz, até que eles possam fazer essa limpeza por conta deles.

higienizacao e fio dental pra aparelho fixo

Além do fio dental, podemos usar uma escova elétrica que é pequena, flexíveis e pontiagudas. Para usá-la é só introduzi-la por baixo do arame do aparelho e esfregar, porém, apesar da praticidade, essas escovas não substituem o uso de um fio dental, uma vez que não conseguem limpar corretamente no vão entre os dentes.

Se acaso tenha sobrado alguma dúvida de como usar o fio dental, busque pelos sites especializados na internet que oferecem alguns conselhos sobre como usar esse material, vale à pena conferir.