Entenda Porque o bebe deve arrotar depois de mamar

Toda mãe, mesmo sendo ‘marinheira de primeira viagem’, sabe que existem motivos porque o bebe deve arrotar depois de mamar. Mas nem sempre esses fatores ficam tão claros, e por isso é importante buscar orientações para se conscientizar dessa importância.

Então porque o bebe deve arrotar depois de mamar

Durante a alimentação ou amamentação, normalmente o bebe engole ar, e este vai ficar acumulado no estômago e no intestino. E isso pode causar desconforto, ansiedade, sensação de muito cheio, cólicas. O correto é que aconteça o arroto que nada mais é dó que a subida deste ar pelo esôfago, saindo pela boca.

Mas quando o bebe é ainda muito pequeno, também precise de uma ajudinha da mãe para facilitar este processo. Isso porque seu aparelho digestivo ainda está um tanto imaturo.

1. Mamadas na mamadeira provocam mais gazes

Quando o bebe se alimenta através da mamadeira, devido a falta de controle da quantidade de leite que sai, obviamente acaba engolindo mais ar, e por isso começa os desconfortos que o levam a necessidade de arrotar.

bebe deve arrotar depois da mamada

Mamadeiras de bicos com furos muito largos acabam prejudicando muito. Neste caso, hoje, você pode contar com a solução das mamadeiras de válvula que facilitam a regulagem da quantidade de leite a sair, só saindo quando o bebe sugar fortemente. Ou se preferir os bicos comuns, faça buracos menos e teste para ver qual será a melhor maneira de o seu bebe engolir menos ar.

Outras estratégias estão em posicionar a mamadeira na posição ereta, inclinada de forma ao bebe abocanhar bem o bico da mamadeira. E sempre mantendo a cabeça do bebe mais alta do que o restante do corpo.

2. O bebe precisa arrotar sempre

Nem sempre é necessário o bebe arrotar. Mas é de extrema importância que sempre após cada mamada, durante um tempo de mais ou menos 10 minutos, o bebe fique posicionado na vertical para que o ar possa sair. Se ele engoliu ar, com certeza vai rotar.

No entanto, é importante você saber que o arroto pode ser silencioso e passar sem que você o perceba. E nem sempre o bebe poderá arrotar.

O arroto pode acontecer antes das mamadas, pode acontecer durante as mamadas e depois destas. Quando precisar trocar de seio, também pode acontecer o arroto.

3. Como posicionar o bebe para facilitar o arroto

É importante que antes de tudo você tenha junto com você uma fralda, pois poderá acontecer de vir um pouco de leite junto com o arroto.

Então posicione o bebe na vertical segurando-o contra seu corpo. Dê leves tapinhas nas costas do bebe, ou então massageie levemente as costas e a lateral esquerda da barriga.

4. Até que idade você precisa cuidar com o ar preso no bebe

Normalmente até o quarto ou sexto mês, o bebe já terá seu aparelho digestivo amadurecido, e a partir de então, os problemas serão menores.

5. Quando o bebe começa a chorar

É comum acontecer de você amamentar seu bebe, e ao colocá-lo no berço, logo ele começar a chorar. Isso provavelmente se dê pelo fato de não ter arrotado e uma bolha de ar ficar presa, provocando o desconforto e dor. Então o ideal é posicioná-lo até que arrote e pronto.

6. Medicamentos contra os gazes

Existem sim muitos medicamentos que podem ser usados contra os gazes, mas não são recomendados. O ideal mesmo é evitar ou se precisar,usar, somente sob orientação médica.

7. E se o bebe adormecer mamando

Não tem problemas, deixe que ele durma tranquilo, pois se houver a necessidade, ele arrotará mesmo durante o sono.

Tem um número x de arrotos que o bebe deverá ter

Não, não existe. A verdade é que vai de 1 a vários, e vai depender da quantidade de ar que ele engoliu.

8. É necessário colocar o bebe para arrotar durante as mamadas

Nem sempre, pois se o bebe demonstra estar mamando com satisfação, não há o porquê colocá-lo para arrotar. Neste caso, aproveite as paradinhas normais para fazer com que ele arrote.

O arroto tem dois objetivos específicos que são o de não criar gazes no estômago ou no intestino e também o de evitar que aconteça os vômitos. Muitas vezes o simples movimento da criança faz com que os gazes saiam.

É importante saber também que uma criança é diferente da outra, e portanto, nem todas arrotam do mesmo jeito. Algumas tem dificuldades de arrotar, assim como existem aquelas que tem melhor facilidade de mamar e outras que tem menos facilidades.

É bacana tentar descobrir qual será a melhor posição para facilitar o arroto do seu bebe. Cada um poderá ter uma posição que facilite este procedimento.

E, além disso, é de fundamental importância que o momento da amamentação seja prazeroso, que aconteça com muita calma, com carinho, dedicação e amor. A amamentação é um dos momentos mais íntimos que existe entre a mãe e o bebê.

Obs.: se porventura seu bebe tiver dificuldades para se alimentar ou arrotar, é de essencial necessidade que você comunique isso ao pediatra. Outro ponto importante é que se seu bebe começar a chorar e esse choro permanecer por mais de 3 horas, também deve ser comunicado ao médico.