Mitos e verdades sobre amamentação, fique por dentro

Sempre surgem as dúvidas sobre a maneira correta de amamentar o bebe. Por isso hoje vamos falar sobre os mitos e verdades sobre amamentação, para tranquilizar especialmente você mãe que é ‘marinheira de primeira viagem’.

Dúvidas comuns como será que tenho leite o suficiente? Será que meu leito não é fraco? Será que vai doer muito para amamentar? E tantas outras questões permeiam a mente de mães inexperientes. Veja aqui como você mãe pode tornar este momento de extremo prazer e interação com seu filho da melhor maneira possível, com muito amor e carinho:


Então, a amamentação:

1 – É saudável para o bebê


Verdade. É através da amamentação que o bebê vai desenvolver seu sistema imunológico. O leite materno é o meio mais fácil e seguro de proteger a criança contra infecções e alergias nos primeiros meses de vida. O leite materno é rico em nutrientes, sais minerais, e proteínas que são essenciais para a formação do bebê até o sexto mês de vida.

Por trabalhar toda a musculatura facial durante a amamentação, a arcada dentária se desenvolve adequadamente. E de quebra, crianças que são amamentadas até os 6 meses de idade, falam, respiram e mastigam melhor, isso é uma comprovação científica.

amamentacao

Mas não para por aí, a criança amamentada tem o melhor funcionamento do intestino, menos cólicas e ainda diminui as chances de a mãe ter câncer de ovários ou mama.

2 – Leite fraco

Mito. Não existe leite materno fraco, e cada mãe produzirá o leite com nutrientes necessários ao seu bebe. Então se o seu bebe está mamando e ganhando peso, está tudo certo.

3 – Se a mãe está nervosa e estressada, interfere na produção de leite

Verdade. A adrenalina produzida nas situações de nervosismo ou ansiedade faz com que o leite seja produzido em menor quantidade. Isso devido ao bolqueio do hormônio oxitocina. Quando isso acontece, é importante conversar com o pediatra para saber se não há necessidade de complementação.

4 – Amamentar é doído

Não é nem verdade, nem mito. Isso porque cada mulher pode ter a sensibilidade diferente. Mas nos primeiros dias os seios podem ficar doloridos e inchados, porém, normalmente não dói amamentar. Mas é importante se certificar de que o bebe está pegando o seio da maneira correta.

5 – Amamentação funciona como anticoncepcional

Não é nem verdade, nem mito. Pelo fato de a amamentação aumentar a produção do hormônio prolactina, acaba inibindo a ovulação. Mas é importante você saber que isso só funcionará quando o bebe mamar regularmente. Isso quer dizer que deve-se amamentar a cada 2 ou 3 horas durante todo o dia, inclusive a noite. Quando acontecem os espaçamentos entre as mamadas, é de suma importância tomar o anticoncepcional, caso não queira engravidar novamente. Você deverá pedir ao seu médico um anticoncepcional que seja compatível com a amamentação.

6 – Quem tem silicone não pode amamentar

Mito. Isso não irá interferir em nada. Mas, se você pretende ter filhos ainda e vai fazer um implante, é importante anunciar sua vontade ao médico. Assim ele poderá perceber qual seja a me4lhor maneira de implantar o silicone sem interferir na amamentação. o pediatra também deve estar informado sobre isso para ter total controle do peso do seu bebe.

7 – Amamentar exige cuidados na alimentação

Mito e verdade. Alguns alimentos como o leite e o chocolate, por exemplo, devem ser evitados uma vez que causam cólicas no bebe. Devem evitar também alimentos muitos doces, gordurosos, com muito sal e condimentados. Mas a dieta da mãe deve ser rica em frutas, verduras e legumes, cereais integrais, castanhas, carnes magras.

8 – É bom tomar sol nos seios

Verdade. A vitamina D vai fortalecer o organismo da mulher, além de que vai fortalecer os seios e proteger contra rachaduras. Tome sol todos os dias 2 vezes ao dia de manhã e a tarde, durante todo o tempo de amamentação.

amamentacao do bebe

9 – A amamentação acelera o emagrecimento da mulher

Verdade. A mulher que amamenta gasta em média 700 calorias diárias na produção de leite. Portanto amamentar emagrece sim, e você voltará muito mais rápido a forma normal. Mas é claro que é importante também seguir uma dieta regrada, sem exageros. Ainda durante a amamentação o útero se contrai e volta mais rapidamente ao normal, além de que evita as hemorragias pós parto.

10 – Revezamento dos seios

Mito. Não é preciso trocar o seio toda vez. é importante que você deixe seu bebe mamar a vontade sem trocar o seio para dar tempo de atingir o leite superior que vem rico e açucares e gordura que fazem com que a criança se sacie mais facilmente e ainda ganhe peso. Se a criança ficar satisfeita somente com o leite de um seio, e o outro estiver muito cheio, vale esgotar o seio para evitar a dor.

Aqui deixamos 10 pontos importantes dos quais você poderá tirar suas dúvidas, mas saiba que existem ainda outros pontos que normalmente geram dúvidas. Mas nada é motivo de desespero. A única coisa que você mãe deve fazer é amamentar seu filho com prazer e carinho, pelo menos até os 6 meses de idade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Mitos e verdades sobre amamentação, fique por dentro

Leia também: