GRAVIDEZ no primeiro Trimestre, como é, exames, Pré natal

Estar grávida é uma graça de Deus concedida as mulheres. E para quem espera ansiosamente por esse dia, já os primeiros  sintomas da GRAVIDEZ no primeiro Trimestre dimensionam o tamanho do amor que pode despertar na futura mãe, isso claro, quando o filho é desejado.

Esse é o período que compreende entre a 1ª e a 13ª semanas, e é nessa fase que um espermatozóide e um óvulo se encontram para dar começo a uma nova vida, um novo ser, o tão esperado bebê.




Como se dá a fecundação

É importante saber que fica complicado saber qual é o exato momento da fecundação, e por essa é que costumeiramente começa-se a contar como gravidez a partir do primeiro dia da última menstruação. Sendo assim, a partir deste dia, que se dá mais ou menos lá pelo 14º dia do ciclo menstrual, é que o médico conta os prováveis 280 dias de gravidez.



Se um óvulo tem vida de aproximadamente 12 a 24 horas, é este o tempo que ele terá para ser fecundado também, e caso isso não ocorra, ele será expelido na próxima menstruação juntamente com o revestimento uterino.


Esse possibilidade de fecundação se repetirá durante todos os meses da vida fértil de uma mulher, e se não for fecundado, todos os meses será eliminado.

O começo de uma vida é marcado por mistérios que somente um Deus maravilhoso pode fazer. Entre milhares de espermatozoides, somente um, e o mais forte deles é que vai conseguir penetrar o óvulo e fecundá-lo, os outros todos morrem.

E é justamente neste momento que se determina se o bebê será menino ou menina, suas características físicas e sua hereditariedade em todos os aspectos.

2ª semana de gravidez

Nessa fase a mulher pode dizer que realmente está grávida, mas por enquanto nenhuma mudança é visível, apesar de que já no momento da concepção, o organismo da mulher começa um processo de transformações para acamar o bebê que está chegando.

Mais ou menos um dia após a fecundação, espermatozóide e óvulo, cada um por sua vez trazem 23 pares de cromossomos os quais guardam no seu núcleo o DNA dos pais. A junção desses cromossomos resultam no chamado ‘zigoto’, um única célula que logo começa a se dividir para resultar neste novo ser.

Então, o óvulo que agora está fecundado começa a descer em direção ao útero, e com apenas 6 dias de fertilização o chamado ‘zigoto’ já estará dividido em 200 células dando forma ao embrião, que sai da capsula de proteção e começa o processo de fixação no cólo do útero, mais propriamente, nas paredes do cólo.

4ª semana de gravidez

Com cerca de 0,4 mm, o embrião que agora está firmemente fixado na parede uterina se parece com um micro disco. Mas é um processo tão maravilhoso que é nessa fase que já começa a formação do sistema cardiovascular, a formação do tubo neural na camada da ectoderme, e não demorará muito para o embrião já ter cérebro e coluna.



O que acontece neste 1º trimestre de gravidez

Em ritmo acelerado neste primeiro trimestre o feto adquire estruturas internas, sua própria corrente sanguínea e também órgãos como coração, fígado, cérebro, rins, pulmões.

Se for menina começará também o desenvolvimento dos ovários que ao nascer seu bebê já carregarão 500 mil ovácitos primários. Caso seja menino comecará o desenvolvimento dos testículos dentro da cavidade abdominal, onde permanecerão até o final da gravidez e somente então se deslocarão para o escroto.

12ª semana de gravidez

Nesta fase o coração já está formado e bombeia sangue para todo o corpo e também já é possível ouvir o coração do bebê através de ecografia, momento tão esperado pela mãe, não é mesmo?

13ª semana de gravidez

Então, aqui os órgãos vitais do feto já estão completamente formados e em bom funcionamento. Com exceção dos pulmões que estão em fase de amadurecimento e só terão funcionamento no nascimento, rins, intestino, fígado, cérebro estão basicamente prontos.

Os membros como as mãos, os pés e as articulações também já se apresentam definidos. Nesta fase, o bebê já se apresenta com tudo o que terá quando nascer, desde músculos até ossos, membros e órgãos.

Até mesmo os olhos e nariz já estão dfefinidos e apresentam também unhas nas pontas dos dedinhos.

Acredite você que é também neste primeiro trimestre que começa a formação dos dentes de leite que serão 20. E o bebê também começa a ouvir sons de dentro do corpo da mãe. Mesmo sabendo que a audição se completa de fato somente na 24ª semana de gravidez.

Ele também já boceja e mede até então 10 cm, pesando em média 20g apenas.

Consultas na gravidez

Toda mulher grávida tem direito aos cuidados médicos gratuitos regulares, tanto no Centro de Saúde como no Hospital. E pode receber o acompanhamento do futuro pai da criança também.

Um livrinho ‘Boletim de Saúde da Grávida’ deverá ser entregue a futura mãe e deverá acompanhá-la sempre que for consultar, e até na hora do parto, pois lá terão todas as informações sobre a grávida.

Procedimentos e exames normais numa consulta da mulher grávida

  • Pesagem da mulher grávida
  • Testes de urina
  • Medição da pressão arterial
  • Verificar a altura do útero
  • Verificar a posição e tamanho do bebê
  • Ouvir os batimentos cardíacos do bebê
  • Exames ginecológicos
  • Verificar o inchaço/varizes das pernas
  • Análise sanguíneo regulares
  • E ecografias trimestrais

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

GRAVIDEZ no primeiro Trimestre, como é, exames, Pré natal



Leia também: