O Tamanho da barriga mês a mês na gravidez, conheça

Hoje vamos falar especialmente para você que é uma grávida de primeira viagem, e ainda não sabe direito o Tamanho da barriga mês a mês na gravidez. Essa é uma curiosidade comum que vem na mente, especialmente das mulheres mais jovens.

A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher. e cada dia que passa, cada semana e mês, é testemunha de novas experiências, de novas sensações, e a expectativa cada vez maior do bebê que está chegando.




Numa gravidez normal, a medida que o tempo passa, a barriga vai crescendo, à medida que o bebê cresce também. Mas é importante lembrar de que o tamanho da barriga nem sempre será parâmetro para determinar de que a gravidez está correndo tudo bem ou não.

No Primeiro mês

Bom o primeiro mês obviamente, vai da 1ª à 4ª semana de gravidez e poucas mulheres conseguem saber que estão grávidas nesta fase, pois a barriga não aparece e os sintomas são mínimos.


Mas sintomas como dores nos seios, atraso da menstruação, dores abdominais e instabilidade de humor, são prováveis.

Bom a fertilização do óvulo e a entrada deste na parede uterina, leva em média de 24 a 48 horas para acontecer, e a gravidez se dá de fato, entre 7 a 10 dias. E aí acontece, o mais comum dos sintomas da gravidez que é a menstruação atrasada.

Ao final deste 1º mês, o bebê terá o formato de um disco achatado de mais ou menos de 0,36 a  1mm de tamanho, quando as células cardíacas já estão em função e começam a bater.  No entanto a cintura ainda permanece a mesma, sem alterações.

No Segundo mês

Da 5ª à 8ª semana compreende o segundo mês de gestação, e muitas coisas começam a acontecer como a formação dos bracinhos, perninhas e tubo neural. 

Coração, rins, esqueleto, fígado e sistema nervoso central também começam a se formar nessa fase, e junto também começa a formação das papilas gustativas e a sensibilidade labial.

Neste mês o feto passará de 1mm a 16mm e seu peso poderá chegar a 1g, sendo mais ou menos do tamanho de um grão de feijão vermelho. Então, passa de fato a ser chamado de feto.

As mudanças físicas ainda não são tão visíveis, mas enjôos, náuseas, sono, mais vontade de fazer xixi são sintomas evidentes.os seios também ficam maiores e doloridos devido aos hormônios.



No Terceiro mês

Da 9ª à 12ª semanas, que compreende o terceiro mês, a mãe já está com alguns quilinhos a mais, e a barriga começa a ficar mais dura apesar de ainda não aparecer. mais veias aparecem no corpo,

Seu bebê já poderá medir mais ou menos 54 a 61mm da cabeça ao rabo, e poderá pesar 14g.

Já se movimenta, apesar de ser imperceptível para a mãe.

No Quarto mês

O 4º mês que compreende da 13ª a 16ª semanas, o bebê já estará com sexo definido e com todos os membros formados, e começam a aparecer sobrancelhas, cabelos, unhas e dentes.

Se até aqui ainda não tinha sido observado o inchaço abdominal, agora começa a ser inevitável, e o bebê até o final deste mês já terá cerca de 11,6cm de comprimento e cerca de 100gr de peso, mais ou menos.

Agora cessam os enjôos para dar espaço para os apertos urinários, ou vontade de urinar.

No Quinto mês

Neste mês que compreende da 17ª a 21ª semana, o bebê já tem sua musculatura pronta, e agora já é possível sentir os movimentos do bebê, e a mãe por sua vez, pode também sentir alguns desejos estranhos, o que indica as necessidades nutricionais do bebê.

Agora o bebê já está com 27cm mais ou menos, e poderá chegar a pesar mais ou menos 360 gr.

Pelo peso da barriga que começa a acentuar, alguns desconfortos podem começar a aparecer. Mas a conexão da mãe com seu bebê começará a se intensificar também.

No Sexto mês

Da 22ª a 26 semana, o bebê está praticamente quase todo formado e já começa a reagir a sons e ganhará frequência cardíaca.

Nessa fase o bebê poderá nascer prematuro com chances de sobrevivência. E poder´[a chegar a medir até 35,6 cm e pesar 760gr, mais ou menos.

No Sétimo mês

Da 27ª a 30ª semana, seu bebê continua a crescer, e ao final deste mês, poderá chegar a medir 39,9cm e ao peso de mais ou menos 1320gr.

O preparo para o parto já começa, e ele se mexe muito, e poderá ser sentido já a 11,5 acima do umbigo da mãe.

No Oitavo mês

Agora a barriga está enorme, e vai da 31ª a 36ª semana, e parece que não tem mais o que crescer, e agora o bebê começa a acumular gordura, o que ocupa ainda mais espaço e aumenta o peso.

O útero poderá medir cerca de 34cm e a barriga muda de formato de acordo com a posição do bebê.

Ao findar este mês, seu bebê terá cerca de 46 cm de comprimento e mais ou menos 2350gr.

No Nono 9 mês

E finalmente se chega ao último mês de gravidez que começa a partir da 36ª semana e pode chegar até a 38ª ou 42ª semana e se medir do topo do osso púbico até o topo da barriga, vai ter mais ou menos de 38 a 40cm.

O bebê já terá cerca de 50 a 54 cm e peso de 3400gr e ao final deste mês, estará pronto para nascer.

Imagine o Tamanho da barriga mês a mês na gravidez!!!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

O Tamanho da barriga mês a mês na gravidez, conheça



Leia também: