Anticoncepcional na Adolescência, Indicações e Benefícios

Existem muitas dúvidas quanto ao uso de Anticoncepcional na Adolescência, pois infelizmente é cada vez mais cedo a entrada das meninas na vida sexualmente ativa, e enquanto deveriam estar brincando de bonecas, já estão assumindo coisas de adultos.

No entanto, tirando essa parte triste da realidade humana que acaba complicando muito a vida das garotas, os relacionamentos e diretamente a estrutura familiar. Segundo pesquisas, o uso de anticoncepcionais pode trazer alguns benefícios sim para meninas adolescentes.

A criação da pílula hormonal que aconteceu lá nos anos 60, fez uma revolução no universo feminino, pois desde então as mulheres começaram a decidir quando querem engravidar e também a antecipação das garotas na vida sexual.

Anticoncepcional para Regular a Menstruação

Para as meninas que querem iniciar na vida sexual muito cedo, a pílula previne gravidez indesejada, mas existe a ressalva de que elas também podem ser usadas por garotas que não querem ingressar na vida sexual muito cedo.

Esta ainda oferece outros benefícios e como no início da menstruação geralmente os ciclos são desregulados, os anticoncepcionais orais podem ser uma alternativa muito válida para ajudar a regular o sangramento, diminuir as cólicas entre outros benefícios.

Existem pílulas mais fortes e mais fracas, e antes de uma garota  ou jovem pensar em adotar a pílula, o ideal é sempre consultar um médico que trará a marca mais indicada para cada caso.

Entre os vários anticoncepcionais orais que existem podemos citar:

Diane 35 – Uma das principais pílulas receitadas para adolescentes. Isso porque traz grandes vantagens no controle hormonal e também diminui a acne e os pêlos corporais.

A cartela desta pílula é de 21 comprimidos que devem ser usados sem diariamente até o final, e 7 dias de intervalo para começar a próxima cartela.

O preço deste medicamento pode variar entre  20 e 21 reais mais ou menos.

Ciclo 21 – outra pílula largamente indicada para meninas adolescentes, justamente por ajudar na regularização do ciclo menstrual.

O uso é de 21 dias deixando um intervalo de 7 dias entre uma cartela e outra.

Sendo uma das pílulas mais acessíveis no mercado no que diz respeito ao preço, custa mais ou menos de 6 a 7 reais a cartela.

Anticoncepcional para Espinhas ( Acne )

Segundo pesquisas, os anticoncepcionais na adolescência também trazem outro benefício que é o de diminuir  a oleosidade da pele e consequentemente o aparecimento das tão indesejadas espinhas que acontece nessa idade justamente pelo desequilíbrio hormonal.

Yasmin – Este é outro anticoncepcional com efeitos bastante positivos contra as terríveis espinhas e os pêlos pelo corpo.

Além disso, traz menos efeitos colaterais uma vez que seu progestágeno mais natural.

A cartela é de 21 comprimidos e segue a mesma posologia dos outros, tomando 1 cartela dia a dia com intervalo de 7 dias entre elas.

O preço deste anticoncepcional é de mais ou menos 50 reais em média.

Selene – Garantindo eficiência na regulação hormonal, também tem controle sobre o excesso de pêlos pelo corpo e as odiadas espinhas.

Indicado como forma de tratamento para meninas que sofrem com ovários policísticos e ciclos irregulares.

A cartela de 21 pílulas com intervalo de 7 dias entre elas é a maneira certa de uso.

O preço desta pílula é de mais ou menos 16 ou 17 reais.

Para Evitar Gravidez

Na verdade, a maior função da pílula é justamente a de evitar a gravidez indesejada.

Microvlar – este também é um anticoncepcional à base de dois hormônios, o Levonorgestrel e o Etinilestradiol que agem contra a gravidez, e também controlam o nível hormonal do corpo.

Por trazer 2 hormônios na mesma fórmula, este pode causar inchaço e retenção de líquido e consequentemente o aumento de peso.

A cartela de 21 pílulas deve ser usada na sequência com intervalo de 7 dias entre uma e outra.

O preço desse medicamento é de mais ou menos 9 reaIS.

Como Saber se Está fazendo Mal?

Não é difícil descobrir se a pílula está fazendo mal, observe os seguintes efeitos colaterais que podem surgir:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Aumento de peso;
  • Surgimento de espinhas;
  • Alterações de humor;
  • Diminuição da libido;
  • Aumento de riscos de trombose.

Sempre que surjam efeitos colaterais é importante ir ao médico e conversar com ele para trocar de contraceptivo.

Anticoncepcional Engorda?

Como já disse, se você quer evitar o ganho de peso, deve investir no uso de pílulas com somente um tipo de hormônio. Pois quando são 2 hormônios na fórmula pode acontecer a retenção de líquidos  e ganho de peso.

Esqueci de tomar o anticoncepcional 1 dia

Bom, caso você tenha esquecido de tomar a pílula, em até 12 horas você poderá tomá-la normalmente. Caso esse período de esquecimento ultrapasse as 12 horas limite, a orientação deve ser seguida de acordo com a semana:

Semana 1 – Caso tenha tido relação sexual na semana anterior, deve ir imediatamente ao médico.

Semana 2 – Simplesmente tomar a pílula esquecida.

Semana 3 – Aqui você poderá tomar a pílula e iniciar nova cartela sem o intervalo de 7 dias. Ou, parar de tomar, esperar 7 dias e começar nova cartela.

Então é isso, agora você já está bem a par de como é tomar Anticoncepcional na Adolescência, sabe também dos benefícios e efeitos colaterais, e sabe também que o melhor é esperar a vida adulta param iniciar na vida sexual, faça boas escolhas.


Vale a Leitura