Como fazer MAMADEIRA para bebê passo a passo

O ideal é sempre a mãe amamentar seu bebê, mas acontece que muitas não querem ou acabam sendo obrigadas a alimentar o latente de outra maneira.

E no caso, é de suma importância saber Como fazer MAMADEIRA para bebê, pois independente de ser com o próprio leite materno ou com leite de vaca, leite em pó, como seja, é preciso alguns cuidados específicos como tipo de bico, temperatura, esterelização e por ai vai.

Lembre-se de que a partir do memento em que seu bebê experimenta a mamadeira, é bem provável que não queira mais o seio, pois acaba fazendo uma confusão de bicos.

Tipos de mamadeiras para bebê

Existem dois tamanhos mais comuns de mamadeiras, o de 120ml a 150ml e o de 240ml a 300ml. Mas normalmente até o final do 2º mês, você só precisará do tamanho menor, sendo desnecessário o maior.

Quando o bebê se alimenta somente através da mamadeira, é necessário ter mais do que uma e no caso, se a lavagem não for muito frequente, até umas 4 ou 6.

Já se o bebê mama também no peito, 2 mamadeiras já serão o suficiente.

Tipos de bicos de mamadeiras

Existem muitos tipos de bicos de mamadeiras, são vários formatos e alguns até são ortodônticos enquanto outros buscam imitar o bico do seio materno.

Estes são feitos de silicone que é mais resistente mas menos flexível ou latex.

O tamanho do furo também pode se diferenciar assim como o tamanho do bico de acordo com a idade do bebê. Para bebês que estão começando a usar a mamadeira, é importante que o furo seja menor, estimulando a sucção semelhante a do seio.

Em segundo m,omento, o bico ideal é aquele que quando você vira a mamadeira, acontecem pingos rápidos de leite, diferente de um fluxo contínuo.

Ao comprar o bico, é importante comprar um de cada vez para acertar o ideal para seu bebê, pois normalmente eles acabam demorando um pouco para se adaptarem ao uso da mamadeira.

O ideal para seu bebê

Se você não quer que seu bebê deixe de ter gosto pelo peito, é aconselhável o uso de um copinho para dar o leite materno. Você deverá colocar o copinho sobre o lábio inferior do bebê, evitando prender a língua, e inclinar suavemente para que possa sugar o leite. Tome cuidado para não virar de mais e correr o risco de afogar a criança.

Use um copinho que não machuque e que esteja esterelizado. somente isso.

Como aquecer a mamadeira

Existem diferentes maneiras de aquecimento do leite para o seu bebê, e você poderá aquecer na própria mamadeira debaixo de uma torneira de água quente, ou numa vasilha com água quente ou ainda aquecer numa vasilha no próprio fogo. Não é aconselhável aquecer no microondas.

Mesmo não tendo nehuma comprovação de que seja necessário aquecer o leite, é idela porque fica mais agradável para a criança se parecendo mais com o leite materno e facilitando a digestão.

A temperatura ideal aquela que ao colocar o leite sobre a pele fina do pulso, este não queime.

Tipos de leite para amamentação do bebê

Nem precisa falar que o ideal é que o leite materno seja a base da alimentação da criança:

  • até os 6 meses de idade, pelo menos.
  • Deve ser a base da alimentação até o 1º ano de vida.
  • E o ideal é que seja amamentado até os 2 anos de idade ou mais.

Mas como infelizmente, nem sempre isso é possível, então:

  • Existem os leites em pó
  • O leite de vaca, que aliás, jamais deverá ser dado ao seu bebê até que complete 1 ano de vida
  • E os de castanhas cereais integrais como alpiste, painço, aveia e outros que também são muito utilizados especialmente por crianças alérgicas ou intolerantes a lactose. Estes devem ser feitos a partir do bater das sementes ou castanhas e depois misturado a água e coado para não ficar resíduos.

É importante você saber que a água para o preparo da mamadeira deve ser fervida e deve ser água de filtro.

Quando o bebê está com fome

  • Chora e demonstra-se irritado
  • Faz sons de sucção com a boca
  • Coloca as mãos na boca e sugar os dedos
  • Abre a boca quando tocado no queixo ou lábios

É importante você saber que quando o bebê não tem a quantidade necessária de alimento, acaba chorando insistentemente, diminui o fluído de urina, apresenta-se sonolento e tem a boca seca.

Quando não é fome

  • Fica distraído
  • Cospe fora
  • Demora para mamar ou acaba adormecendo antes de terminar
  • Para de mamar ou acaba dando poucas sugadas e pronto

Se você está alimentando excessivamente seu bebê, este poderá ter reações como puxar as pernas para o abodômem como se estivesse com cólicas, chorar e vomitar ou cuspir fora negando a boca da mamadeira.

Sempre antes de começar a alimentar seu bebê com leite que não seja o materno, o ideal é consultar a opinião de um pediatra que orientará qual será o leite mais indicado, a quantidade e fórmula específica para seu bebê. é impórtante garantir todas as condições para que ele continue se desenvolvendo com saúde e de maneira adequada.