como tirar casquinhas da cabeca do bebe

Como tirar as casquinhas da cabeça do bebê (Crosta Lactea)

Hoje vamos falar sobre o que você precisa saber sobre como tirar aquelas casquinhas na cabeça do bebê que surgem normalmente.

E certamente você pode evitar alguns constrangimentos, pois apesar de ser algo aparentemente normal nos bebês, essas caspas (Crosta Láctea) que ficam no visual, sempre tem aquelas pessoas que olham a criança com outros olhos, acreditando que a culpa é da mãe que não sabe cuidar com sua higiene.

Essas casquinhas que aparecem na cabeça da criança causando descamação, é um problema que até incomoda.

Porém não é causa de preocupações, e em geral, depois de alguns meses, a tendência é que elas desapareçam naturalmente.

Essas tais casquinhas, tem coloração clara amarelada e não causam coceira no couro cabeludo do bebê.

Os filiculos pilosos e as glandulas sebáceas não os responsáveis pelo aparecimento destas tais casquinhas.

Leia: O que fazer quando o bebê chora bastante

Mas para as mães que se preocupam com o bebê e querem que ele seja amado por todos, existem algumas soluções para diminuir a intensidade do problema, também conhecido como Crosta Lactea, como já dissemos.

Por isso, se a mãe proceder corretamente no momento de dar o banho na criança, pode-se conseguir bons resultados sem muita dificuldade.

E melhor ainda, utilizar o Shampoozinho ou loção certa que combate o problema.

Tirar as casquinhas da cabeça do bebê
Casquinhas amarelas (crosta Lactea) na cabeça do bebê

 

Crosta Láctea, o que é

 

Crosta Láctea é uma espécie de crosta ou casquinha em descamação que pode surgir no couro cabeludo de um bebê, poucos dias depois de seu nascimento.

Por vezes, esse probleminha pode vir acompanhado de uma vermelhidão leve ou na aparência mais amarelada, ou mesmo alguma irritação na pele da cabeça da criança.

Essa condição por vezes é confundida com a caspa ou eczema.

Alguns estudos apontam que durantes os três primeiros meses de vida do bebê, a condição se dará na cabecinha de 70% deles.

Por isso, assim que surgir algo estranho na cabeça do bebê, busque pela orientação do pediatra e tire suas dúvidas sobre o que de fato está acontecendo.

Nessa hora, lembre-se que costumeiramente, a crosta láctea não apresenta coceira, o que é diferente quando se trata de um eczema. Além disso, ela também não vai deixar marcas na cabeça da criança.

Por vezes ainda, a crosta láctea pode surgir mais tarde, quando o bebê já tem alguns meses ou ainda quando já é mais velho.

Ademais, na grande maioria dos casos, esse problema desaparece naturalmente depois de alguns meses ou pode perdurar pelo primeiro ano inteiro de vida do bebê.

Já em outras situações, esse problema pode se alongar por mais tempo e, nesse caso, será necessário fazer um tratamento com produtos específicos como, por exemplo um xampu para que o problema seja resolvido.

Há casos mais severos de casquinhas em que ela não se encontra somente na area do cabelinho, ela pode estar presente por toda testinha do bebê até muito próximo dos olhinhos.

Em geral não é nem necessário se preocupar com a situação, e não precisa ir no médico, pois a tal cituação não se trata de uma doença de pele.

 

Causas das Casquinhas

Alguns médicos pensam que podem ser hormônios que foram passados de mãe para filho durante a gestação.

Esse hormônios elevaram a produção de sebo, elevando a oleosidade de pele através das glândulas sebáceas e foliculos pilosos, e quando mortas essas células acabam não sendo eliminadas pela pele.

Outra possível causa pode ser o crescimento da quantidade de um fungo específico que se une a algumas bactérias levando ao aparecimento das casquinhas na cabeça do bebê.

Não é grave pois com o tempo o corpinho combate esse mal, mas caso isso não ocorra existem alguns tratamentos.

Como tirar as casquinhas da moleira do bebê?

Essa é uma situação bastante específica, pois a área da cabeça é a moleira, então muitas mamães especialmente aquelas sem nenhuma experiência podem ficar com muito medo pois é um parte bem molinha na cabecinha do bebê.

Mas pode ficar tranquila mamãe, basta ter muita calma e utilizar um shampoozinho indicado.

E quando começar o banho você vai massageando em movimentos circulares e movimentos de vai e vem, desta forma as caspas irão se soltar, mas nada de pressionar, você deve ter o dedo bem leve.

O bebê vai até achar agradável e relaxante, então não precisa achar que estará machucando ele.

 

Que óleo passar na cabeça do bebê?

Você pode passar um óleo específico para pele de bebê como por exemplo Óleo Suave da Granado, ou Óleo da Johnsons.

Adicione o produto com os dedos e vá espalhando em movimentos circulares, ou utilize um pedacinho de algodão.

De preferencia fazer a utilização de um óleo até 1 hora antes de dar o banho em seu bebê, a quantidade do produto é a mínima para que a pele não fique tão gordurosa.

Óleo mineral também pode passar sem problema algum, só que esse produto não deve ser passado diariamente, pois o bebê pode acabar tem algum tipo de reação alérgica na pele da cabeça dele.

Óleo de coco também pode ser utilizado, lembre-se que além de passar o óleo você deve se dedicar ao trabalho de massagear para que o produto fique bem aderido a pele.

Após a utilização do óleo, você deve remover bem na hora do banho.

 

Áreas do corpinho do bebê mais afetadas

 

Além da cabeça, a crosta láctea em forma de casquinhas pode aparecer no rosto, nas orelhas, nas pálpebras, no nariz e na região da virilha do bebê.

Porém, não é preciso esquentar a cabeça, pois o problema não é contagioso e geralmente a criança não sente nenhum desconforto com esse problema.

Apesar de não ser provocado pela falta de uma higienização correta, uma boa ideia é prevenir o problema e para isso, o conselho é lavar a cabeça da criança com intervalo de alguns dias ( em geral a cada 3  dias) e sempre com um xampu mais específico, continue a leitura e você verá algumas recomendações dos Pediatras.

No banho

No momento do banho, massageie com cuidado, tanto o couro cabeludo da criança como as outras áreas onde a crosta láctea pode aparecer.

Abaixo você vai ter alguns ótimos xampuzinhos para lavar a cabeça do bebê e curar o problema tornando a pele mais macia e cheirosa.

Nunca utilize qualquer tipo de xampu normalmente utilizado em adultos, pois a pele infantil é muito mais delicada e sensível.

Além de um xampu recomendado pelo médico também vão haver outros produtos como oleos e loções indicadas para o tratamento adequado para casquinhas na cabeça do bebê.

Não deixe de ler: Alimentos que aumentam o leite materno

 

O que usar na hora do banho?

O tratamento para as casquinhas em geral deve ser feito levando em consideração tomando cuidados básicos de higiene.

Sempre lavando a pele com o shampoo mais indicado e utilizando óleos e produtos específicos para hidratar a pele e consequentemente evitar a entrada de certos tipos de fungos que posteriormente podem causar alguma inflamação da pele.

Antes ainda de iniciar o banho da criança, providencie uma pequena porção de algodão embebida em óleo vegetal e passe sobre sua cabecinha e demais áreas do corpo afetadas pelo problema e deixe agir por alguns minutos.

Depois disso, passe uma escova macia ou uma buchinha de banho sobre sua cabeça e um chumaço de algodão nas demais áreas do corpo para retirar a descamação e, depois disso, banhe a criança como de costume.

Abaixo você terá alguns produtos altamente recomendados para o tratamento das casquinhas.

 

Óleo de amêndoa

Sabemos que as amêndoas em estado natural contêm muitos nutrientes necessários para a saúde, e por conta disso, ao usarmos o óleo de amêndoa no couro cabeludo da criança, esse vai hidratar melhor o couro e com isso, eliminar em grande parte a casca em sua cabeça.

Aplique o óleo de amêndoa sobre a cabeça da criança e demais áreas do corpo onde existem as crostas e deixe agir por alguns instantes.

Depois disso, retire o óleo, quando a crosta láctea já estiver amolecido.

Procure fazer esse tratamento pouco antes da hora do banho. Dessa forma, ficará ainda mais fácil lidar com a crosta que se soltará com maior facilidade.

Se acaso o problema com a crosta láctea for mais intenso, aplique o óleo de amêndoa nas partes do corpo afetadas no período da noite e deixe agir por toda a noite.

No dia seguinte, dê um banho na criança logo pela manhã.

Leia: Como fazer papinha de bebê bem gostosa

 

Escovando a cabeça do bebê

Se a mãe usar uma escova macia poderá retirar grande parte dessa casquinha, mas isso deve ser feito antes do banho, com a cabeça da criança ainda seca.

Mas atenção, no momento de pentear o cabelo da criança, cuide para fazer o penteado sempre no sentido do crescimento do cabelo, nunca no sentido inverso.

Shampoo Recém Nascido Mustela

 

Para as mães que desejam saber mais soluções de remoção das casquinhas da cabeça do bebê o shampoo Mustela Espuma Recém-Nascido é uma ótima opção para prevenir ou combater a crosta-láctea das crianças.

Mustela shampoo para casquinhas caspa no bebê
shampoo mousse neonato mustela para recém nascido, esse produto está custando atualmente 50 reais, você pode encontra-lo aqui na internet ou em farmácias

Esse shampoo oferece muitas vantagens inclusive para a pele do bebê.

Preparado com componentes naturais não arde nos olhos e ainda deixa a criança com um perfume bem agradável.

Como usar esse shampoo – molhe os cabelos do bebê com água morna e então aplique o shampoo fazendo leves massagens sobre a cabeça da criança. Deixe agir por 2 ou 3 minutos e, em seguida enxague com cuidado.

 

Óleo Mineral

Antes de dar banho no bebê pegue um pouquinho de algodão e molhe no óleo mineral (comprado em farmácias) e passe na região das casquinhas.

 

Cuidados

É importante ter o cuidado de manter a cabecinha do bebê sempre seca, pois a umidade e o calor podem estimular as glândulas sebáceas e aumentar o problema.

Por precaução, evite as roupas com tecidos sintéticos para a criança, essas não permitem que a pele transpire aumentando o calor também na cabeça.

O que deve ser evitado passar no bebê

Não utilize condicionadores, embora esse item faça muito bem para saúde do cabelo de adultos, pode não ser uma boa idéia para o bebê pois algum ingrediente químico pode ser muito forte para a pele do nenem.

Nunca utilize shampoos que não são indicados para o bebê pelo mesmo princípio, pode haver algum ingrediente agressivo para a pele dele.

Nunca arrancar as casquinhas com os dedos ou com as unhas da mamãe, pois você pode passar alguma bacteria contida debaixo das unhas ou nos dedos.

Quando devo procurar o médico?

Você pode ir direto na farmácia comprar o xampu ou as loções citadas acima, no entanto é recomendado buscar o médico se depois de alguns dias de uso das loções para tirar as casquinhas da cabeça do bebê você não observar melhorias.

 

Casos mais graves

 

Se acaso essas casquinhas aumentarem e se espalharem para outras áreas do corpo como pescoço e mesmo o rosto, melhor é buscar por ajuda médica, preocupe-se também com manchas vermelhas ou erupções cutâneas, estas precisam ser analisadas pelo médico.

Alguns motivos podem ser bactérias, ou fungos, então além de usar os produtos citados acima é necessário observar onde o bebê está sempre deitadinho e ver se não tem algo de anormal por ali.

Lembre-se de deixar o ambiente de descanso da criança bem arejado e com possibilidade de entrar a luz solar para evitar possíveis infestações por micro-organismos.

Além disso, tenha uma atenção especial com as roupas de cama do bebê como também suas roupinhas de vestir adequando-as ao clima de cada momento.

 

Cremes antifúngicos em alguns casos

 

Em alguns casos mais incomuns, pode ocorrer algum princípio de infecção nas áreas onde se encontram as crostas lácteas.

Nesse caso, o médico pediatra deverá ser visitado para recomendar um medicamento com ação anti-fúngica.

Entre as opções em antifúngicos que o pediatra poderá recomendar podemos citar o Desonol creme dermatológico que é ideal para tratar de lesões na pele que sejam sensíveis aos corticosteroides.

Pomada para crosta láctea
pomada desonol dermatológica . Essa pomada vai ajudar na cicatrização da pele e melhora da aparência local

Substância ativa nesse medicamento – cada grama do creme dermatológico contém 0,5 mg de Desonida.

Como usar esse medicamento -aplique uma fina camada do creme sobre a área da pele do bebê que se encontra afetada. As aplicações devem ser feitas 1 vez ao dia até que o problema seja resolvido.

 

Quando o antibiótico é necessário?

 

O uso de um antibiótico poderá ser recomendado para a criança sempre que surgir alguma complicação por conta da crosta láctea.

Como já adiantamos, esse é um problema que geralmente não preocupa, mas sempre pode existir algumas exceções.

Quando as casquinhas da cabeça do bebê,  ou no corpo da criança são maiores e apresentam um vermelhidão mais preocupante, melhor será buscar por ajuda médica rapidamente.

Ao avaliar o quadro clínico da criança, o pediatra poderá recomendar se necessário um antibiótico específico que precisará ser administrado com consciência.Leia tambémComoDepilar as axilas com Gilete para a pele ficar macia

Loção e Shampoo para Dermatite Seborreica no Couro Cabeludo

Pomadas para QUEIMADURA de sol Cuidados para o verão

Como acabar com a caspa no cabelo 12 receitas que ajudam

Maquiagem para ir a praia, Porque não fazer?