Pomadas para QUEIMADURA de sol Cuidados para o verão

Mais uma temporada de verão se aproxima, portanto, já é hora de providenciar as pomadas para queimadura de sol para prevenir-se e evitar os problemas mais sérios com a pele. Nos meses de verão especialmente, é muito comum acontecerem as queimaduras causadas pelo sol, especialmente nas crianças que são mais ingenuas e não se dão conta de quando a exposição ao sol é exagerada.

Porém, mais importante do que ter uma pomada eficaz para combater essas queimaduras é a conscientização de que sol demais pode causar sérios danos a saúde. Por isso, antes de continuarmos os comentários sobre as pomadas, vamos ao relato de alguns males que as queimaduras de sol podem ocasionar.




Danos que o sol causa na pele

  • Câncer de pele – o Melanoma é um tipo de câncer de pele muito perigoso, pois é de difícil tratamento e pode começar por conta das queimaduras causadas pelos raios do sol.
  • Problemas de visão – expor-se por muito tempo aos raios do sol sem proteção nos olhos, pode causar problemas sérios a visão, tais como a Catarata que quando não é tratada em tempo pode levar a cegueira permanente.
  • Sinais do envelhecimento – expor-se por muito tempo ao sol sem a devida proteção com um protetor solar eficaz causa sérios danos a pele deixando a pessoa com uma aparência mais velha.

Saiba mais – ter a pele ou cabelos claros, tomar banho de sol na praia ou frequentar regiões montanhosas contribui ainda mais para uma queimadura de sol. Além disso, as pessoas que fazem uso de alguns medicamentos também são propensos a essas queimaduras.




Queimaduras leves – se acaso a queimadura solar for mais leve podemos até optar por algumas soluções caseiras para resolver o problema. Entre as soluções caseiras que podemos aconselhar para as queimaduras leves estão:

Remédios da natureza para pele

  • Compressa fria – molhe um pano macio ou algodão na água fria e coloque sobre a região do corpo afetada pela queimadura, mas não esfregue em hipótese alguma.
  • Babosa – retire a casca da babosa e utilize o gel para passar sobre a queimadura, sempre com muito cuidado para não magoar ainda mais a pele.
  • Chá de Calêndula – prepare um chá com flores da calêndula, espere esfriar e passe sobre o ferimento com cuidado para não machucar mais. Esse tratamento é bastante eficaz para ajudar na cicatrização e para a hidratação da pele.
  • Um último banho – se acaso você estiver na praia quando percebe a queimadura de sol, dê um último mergulho no mar ou então vá para de baixo do chuveiro para tomar uma ducha fria e, a partir daí, proteja-se do sol e busque por um tratamento.
  • Ingerir água pura – para combater os efeitos da queimadura de sol, também é importante beber muita água pura para hidratar o corpo e quando existir as coceiras nas regiões afetadas, uma boa ideia é banhar com água fria.

Quando buscar por ajuda médica – se essas queimaduras forem mais sérias, com forte vermelhidão, irritações, formação de bolhas, calafrios, dor de cabeça, dificuldades de raciocínio, é importante buscar por um médico com urgência para a resolução do problema com maior garantia.

Medicação da farmácia

Alguns tipos de pomadas para queimadura de sol:

  • Bepantol – o Bepantol é um tipo de pomada bastante eficaz para amenizar as dores das queimaduras de sol. Aconselha-se essa pomada para as áreas mais avermelhadas do corpo.
  • Caladryl – esse medicamento é altamente eficaz para combater as queimaduras causadas pelos raios do sol, porém, é preciso aconselhamento médico para seu uso, pois como todo medicamento, este também contém suas contra-indicações e efeitos colaterais.
  • Esperzon – esse é um tipo de pomada composto de 1 anti-inflamatório e 1 antibiótico e pode ser usada até 3 vezes ao dia sempre em pequena quantidade. Essa pomada é antialérgica e evita a formação de pus, porém deve ser recomendada por um médico dermatologista.
  • Nebacetin – pomada composta por dois antibióticos, especial para prevenir a proliferação de bactérias e também para cicatrizar, porém, é indicada para queimaduras pouco extensas. Essa pomada pode ser usada até 5 vezes ao dia, mas também deve ser orientado por um profissional da saúde.
  • Dermazine – esse é um tipo de pomada não indicada para queimaduras muito extensas e também é desaconselhada para mulheres gestantes. A pomada é composta de Sulfadiazina de Prata e deve ser usada até duas vezes ao dia após a higienização do local afetado até a cicatrização.
  • Paraqueimol – mais uma alternativa entre os tipos de pomada que previnem contra as bactérias e auxiliam na cicatrização da queimadura. Essa pomada deve ser usada duas vezes ao dia por um período de 7 dias.

Nota – Independente do tipo de pomadas para queimaduras do sol a serem utilizadas, é imprescindível que seja aconselhada por um médico dermatologista, pois só ele é capaz de indicar a pomada específica de acordo com o grau da queimadura.

Melhor remédio – o melhor remédio contra as queimaduras de sol é a prevenção utilize sempre filtro solar. Por isso, seja consciente e conscientize os desavisados, aproveite algumas dicas bem interessantes que poderão ajudar nessa prevenção.

  • Evite ficar muito tempo exposto ao sol sem a devida proteção.
  • Em regiões mais quentes como na montanha ou na praia, não esqueça de se proteger com um protetor solar realmente eficaz.
  • Evite ficar exposto ao sol nas horas quentes do dia.
  • Mantenha-se bem hidratado, beba bastante água pura, especialmente nos dias quentes de verão.






Leia também: