Os riscos de Ter as Pernas Cruzadas ( Entenda o que ocorre)

Segundo estudo publicado no Archives of Internal Medicine, um dos periódicos mais importantes de Medicina, ficamos em média 11 horas por dia sentados, isso somando trabalho, TV, transporte entre outros.

Hoje vamos abordar Os riscos de Ter as Pernas Cruzadas, além de falarmos sobre o ficar sentado por muito tempo e suas implicações na saúde do corpo humano.




Ficar muito tempo sentado faz mal?

Segundo o pesquisador James Levine, ‘Passar muito tempo sentado é uma atividade letal”. Dessa atitude podem desencadear vários problemas para o organismo como problemas metabólicos, por exemplo.

Outros males são causados como ‘se mexer na cadeira’, pode fazer com que a atividade muscular das pernas cesse, e a queima de calorias diminua, e ainda a quantidade de lipoproteínas seja reduzida em até 90%.




E ainda, se você ficar 2 horas sentado, o nível de colesterol bom reduzirá em 20%, e se ficar ainda mais tempo, o grau de insulina cai 24%, aumentando drasticamente as chances de diabetes, doenças cardiovasculares e até do fígado.

E quando cruzamos as pernas, além de prejudicar a postura, ainda causamos maiores problemas ao corpo. Apesar de ser tão cômodo e comum, especialmente entre as mulheres, sentar-se e cruzar as pernas, os malefícios são drásticos.

Conheça os riscos de Ter as Pernas Cruzadas

Mesmo que cruzar as pernas seja um sinônimo de elegância, é sabido que essa atitude traz muitos malefícios, e vamos enumerar alguns dos principais:

Desvio do quadril e o risco das pernas cruzadas

Quando ficamos sentados durante muito tempo, o que acontece é que o músculo interno das pernas acaba atrofiando, enquanto o músculo externo aumentará, e isso pode causar o desvio da pélvis.

Os ligamentos vão ficar fragilizados e o desvio sofrido pelo quadril resultará em dores cervicais intensas possivelmente.

Nervo Peroneal Paralisado e o risco das pernas cruzadas

Outro efeito drástico para o seu corpo ao ficar com as pernas cruzadas é que acontecerá a paralisia do nervo peroneal, e consequentemente, você sofrerá aumento da pressão arterial, mesmo sem ter tendência.

Ao sobrepor um joelho ao outro, o sangue será direcionado para o tórax, e isso fará com que o coração aumente seu esforço de bombeamento deste sangue.

Por você ficar com os músculos numa mesma posição, num curto período de tempo, irá aumentar a pressão sanguínea devido ao grande esforço isométrico exercido pelos músculos.

Nervo ciático e o risco das pernas cruzadas

Outro ponto do nosso corpo que sofre com Os riscos de Ter as Pernas Cruzadas é o nervo ciático, podendo chegar a paralisar completamente, impedindo que a pessoa se movimente, fique em pé ou ande.

Varizes e o risco das pernas cruzadas

Você pode até dizer que as varizes tem o poder da genética, e isso é verdade. Mas isso não anula o fato de que sentar com as pernas cruzadas também aumenta drasticamente os riscos de adquirí-las.

As veias e os vasos sangúinéos ficam extremamente apertados e pressionados, e com isso ficam fragilizados. As pernas vão inchar pela falta de circulação e consequentemente aparecerão as temidas varizes.

Então, como sentar-se corretamente?

Sentar-se corretamente tem implicações importantes para a saúde do nosso corpo. Veja:

As pernas em 90°

Ao sentar-se, a cadeira deverá lhe oferecer ergonomia ao ponto de proporcionar apoio total para a lombar no encosto da cadeira e as pernas possam ficar uma ao lado da outra, ou seja, paralelas.

Os joelhos por sua vez, devem estar dispostos num ângulo de mais ou menos 90º e a parte traseira da coxa não devem ficar pressionada sobre o assento da cadeira.

Os pés apoiados

Claro que o conforto também requer que os pés fiquem completamente apoiados no chão. E se isso não acontecer, é importante providenciar um apoio que levante os pés até as pernas ficarem na altura correta e as coxas não fiquem pressionadas.

Quando os pés estão apoiados corretamente, a circulação do sangue vai ser otimizada, as veias demorais serão desobstruídas e você poderá ter uma correção da postura das pernas.

Benefícios dos pés apoiados

  • Corrige a postura das pernas uma vez que os pés farão força contra´ria corrigindo a lombar a uma posição ergonômica correta
  • Quando as coxas estiverem apoiadas sobre a cadeira, irá melhorar a circulação do sangue, evitará formigamento, inchaço e desconforto nas pernas e previnirá as varizes
  • Você evitará lesões e diminuirá o risco de doenças
  • Ainda terá mais disposição e será mais produtivo, evitando fadigas e dores musculares

É importante lembrar de que o apoi para os pés deverá se adequar ao tamanho de cada pessoa.

Problemas de postura

Estudos científicos comprovam que sentar-se com as pernas cruzadas por mais de 3 horas, pode causar o desestruturamento da postura.

Além de tudo ainda poderá causar dores terríveis nas costas, no pescoço e na nuca, e sensação de muito desconforto na região dos quadris.

Aneurisma

Segundo o DR. Darren B. Schneider, diretor de cirurgia vascular e endovascular do Centro Médico New York- Presbyterian/Weill Cornell, o aneurisma ou a colocação de ‘stents’, nas artérias das extremidades das pernas pode ter a ver com o senta-se com as pernas cruzadas durante longos períodos.

Então, agora você já sabe dos efeitos negativos ou Os riscos de Ter as Pernas Cruzadas quando estiver sentada ou sentado. E quando se trata de saúde, vale a pena tomar os cuidados necessários, não acha?







Leia também: