Como está um bebê com 5 meses após o Nascimento, Conheça

Como está um bebê com 5 meses após o Nascimento? Essa é uma fase encantadora, tanto para quem vê a evolução do bebê, como ele próprio se encanta com o que faz.

Nessa fase o desenvolvimento do bebê é visível e ele pode passar grande parte do tempo brincando com seu próprio corpo. E sua evolução é tão rápida que a cada dia apresenta coisas novas.

Ele aos poucos está se sentindo mais seguro de si e sua autonomia está bem maior. Já enxerga tudo muito bem, já pega e larga objetos, leva-os a boca para melhor identificação, ri, atende quando o chamam e muito mais.

Peso e Tamanho do Bebê

Com 5 meses seu bebê já cresceu bastante e agora ele pode estar:

Menino – com 65,9 cm de comprimento e mais ou menos 7,5 kg.

Menina – com 64 cm mais ou menos e 6,9 kg em média.

Mesmo que agora ele comece a crescer e aumentar o peso mais lentamente, o que não pode acontecer é de este perder peso, ok?

Se porventura isso acontecer, deverá consultar seu médico pediatra imediatamente.

O que faz um bebê de 5 meses

Nessa fase tudo o que o bebê consegue pegar vai a sua boca, então é preciso tomar cuidado com peças pequenas, ou algo que seja perigoso para não acontecer acidentes.

Nessa fase o bebê já tem muita facilidade em expressar o seu desconforto. Então se ele está com frio, calor, sujo, apertado ou algo que o deixe desconfortável, é visivelmente expressado por ele.

Nessa fase o bebê gosta de jogar os brinquedos no chão para ouvir o barulho e interagir vendo outros vindo pegar para lhe entregar nas mãos novamente.

Desenvolvimento do corpinho

Agora sua musculatura já está bem  mais resistente e já consegue ficar sentado por algum tempo escorado em almofadas. Assim ele consegue explorar o universo em volta, seus brinquedos  e logo já conseguirá se mover de um lado para outro sozinho em busca do que lhe interessa.

Mas é importante lembrar que mesmo eles já conseguindo ficar por um tempo sentadinho, não é bom deixá-lo por muito tempo para não sobrecarregar a coluna.

Outra coisa importante é que ele pode ficar sentado com apoio, mas logo sua cabeça inclinará para frente, por isso é bom ficar por perto.

Agora também ele leva a mão e coisas a boca, agarra seus pés para brincar e levar a boca também, aumenta suas forças musculares nos membros, usa seu corpo em movimentos para chamar a atenção, e já consegue permanecer numa mesma atividade por algum tempo.

Se você quer que seu bebê se desenvolva ainda mais, o chão é um lugar muito bom para que ele fique, se arraste e se role para lá e para cá sem medo de cair ou se machucar.

É no chão que o bebê poderá fortalecer ainda mais sua musculatura se esforçando para se movimentar, pegar as coisas e mais.

Os sentidos, a fala

Seu bebê apresenta cada vez mais capacidade de atenção e faz sons até para chamar a atenção. Mas ainda mais:

  • Consegue distinguir tons de voz suave e brava;
  • Começa a estranhar as pessoas que não vê com frequência;
  • Começa a expressar sentimentos de medo ao ouvir barulhos altos;
  • Expressa sua satisfação e felicidade quando vê pessoas que gosta;
  • Emite sons e gesticula com braços e pernas para expressar prazer e alegria;
  • Se comunica através do sorriso, choro, gestos e e balbucios para se expressar, deixando se o ser somente como uma necessidade de sobrevivência.

Dia a dia sua vocalização está evoluindo e ele começa a soltar bolhas de saliva, fazer balbucios e barulhinhos com a língua e a boca, e ele pode falar ‘angu’, ‘gu’ e outras e dá risadas constantemente.

Gosta e necessita explorar objetos, texturas e formas através da boca.

Agora ele também já tem uma excelente audição e já consegue identificar seu nome atendendo quando o chamam.

Quanto bebê dorme

O bebê agora já escolhe sua melhor posição para dormir e se rola de um lado para outro, por isso é importante colocá-lo em local seguro para não cair.

Agora normalmente o bebê começa a dormir melhor a noite e pode acordar de forma esporádica somente para mamar. O ideal é que durmam de 6 a 7 horas por noite, então se o bebê nessa idade dormir 6 horas já está bom demais.

Durante o dia o normal é que bebês nessa idade durmam 2 soninhos um pela manhã e outro a tarde.

Alguns bebês podem dormir mais, e outros podem demorar um pouco mais para se ajustarem ao ciclo do sono.

Sinais de Preocupação

Existem alguns sinais que devem causar preocupação e devem ser conversados com o médico como:

  • Seu bebê não tem controle sobre a cabeça;
  • As mãos continuam sempre fechadas;
  • Os membros permanecem rígidos em repouso;
  • Faz poucos movimentos;
  • Não faz contato visual;
  • Não fixa e não acompanha objetos e movimentos;
  • Não sorri;
  • Fica assustado a qualquer ruído;
  • Grita e chora quando lhe toca;

Não esqueça, é importante saber Como está um bebê com 5 meses após o Nascimento, mas mais importante do que isso é saber que um bebê em qualquer fase precisa de muito estímulo para que seu desenvolvimento seja pleno e completo.