Desenvolvimento de Bebê com 3 Meses de vida após nascimento, Conheça a Fase

Bebê com 3 Meses de vida após nascimento já está com o desenvolvimento adiantado. Por isso, já pode fazer muitas coisas que com 2 meses ainda não era capaz de fazer.

As vezes, difícil de entender, mas a evolução no seu desenvolvimento é muito sutil, porém, sempre constante.

Claro que essa ideia do desenvolvimento, vai depende de criança para criança. Para termos noção do que pode acontecer, alguns bebês com 3 meses de vida já conseguem flexionar mais as articulações.

Assim, já nessa idade, o bebê já consegue movimentar as mãos e as pernas com alguma força e persistência. Com alguma disposição, mexe a cabeça, as pernas e movimenta os braços com seu brinquedo com alguma facilidade.

Vamos então falar sobre esse assunto e ajudar especialmente as mães inexperientes a entender um pouco mais.

O que faz o bebê de 3 meses

Com essa idade, eles já conseguem abrir os dedinhos e também  juntar uma mãozinha a outra. Além disso, costumam dormir por mais tempo e já não acordam com tanta frequência para mamar.

Com 3 meses de vida, não podemos considerar um bebê recém-nascido quando se inicia o período das descobertas. A partir daí,  a cada instante e a cada dia ele vai perceber as novidades à sua volta.

Com essa idade, o bebê é bastante esperto e se mantém mais tempo acordado. A princípio, dorme em média 15 horas por dia, mas quando está acordado, sua curiosidade é bem aguçada.

Nesse tempo também, muitas mães se assustam facilmente, pois a criança brinca sozinha e chega até a soltar alguns “gritinhos“. Na verdade, esse é um sinal que toda mãe espera na criança, pois demonstra que ela está bem.

Bebê com 3 Meses de vida após nascimento começa a mostrar as lágrimas quando chora. Nessa idade. as lágrimas começam a ser produzidas naturalmente.

Também no terceiro mês de vida, a criança começa a expressar alegria, tristeza, medo, indecisão e dor. Enfim,  melhora ainda mais o relacionamento do bebê com a mãe e outras pessoas ao redor.

A partir dessa fase, o bebê já tem a capacidade de sentir prazer até mesmo no momento do banho. Não estranha mais a água e até pode começar a se divertir.

 

Como é o sono?

Já adiantamos que o bebê com 3 meses de vida, já não dorme tanto tempo, pois é bastante esperto e quer conhecer “seu novo mundo”. Portanto, nessa fase entre o terceiro e quarto mês de vida, o bebe começa a ajustar o seu sono.

Com sorte para as mães, alguns podem dormir uma noite toda, acordando raramente para mamar. Entretanto, uma vez que as condições variam de uma criança para outra, isso, certamente nem sempre é assim.

Existem situações em que a criança, demora mais tempo para regular o sono. Por conta disso, acordam mais vezes durante à noite, tirando o sossego dos pais, mas felizmente, isso é aparentemente normal.

Precisamos entender que algumas crianças, independente do motivo, só vão regular o sono, a partir do sexto mês de vida. Por isso, as vezes, vale alguns estímulos por parte dos pais, para que a criança durma bem à noite.

 

Ele reconhece visualmente a mamãe

 

A criança já reconhece a mãe através da voz e do cheiro, mas com 3 meses, também já enxerga. Além disso, reconhece todas as outras pessoas do seu convívio.

Também se pode notar nessa fase da vida, que a criança ri, mesmo para pessoas de fora do seu convívio. Isso é motivado pela curiosidade, pelo desejo de se comunicar, mesmo com pessoas que nunca tenham visto.

Outra curiosidade sobre crianças com 3 meses  é que, algumas se apegam facilmente à outras pessoas, que não os pais. Entretanto, outras crianças são mais arredias e demoram mais tempo para se soltar diante de pessoas estranhas.

Também nessa fase da vida, o bebê já consegue olhar para os outros e balbuciar demonstrando que está interagindo. Uma atitude na criança que enche os pais de satisfação.

Muitas vezes, a criança, demonstra prazer quando alguém lhe pega no colo ou conversa com ela. Além disso, quando ouve uma música suave, sente-se mais relaxada e tranquila.

Para os pais que querem o bem estar do filho, essa também é a fase que a criança vai amar ouvir histórias. Portanto, podemos escolher leituras saudáveis para ler enquanto elas ouvem.

E tem mais, aproveite para ensinar a criança a admirar a boa música. Cante para ela ou então, deixe-a escutar músicas tranquilas e que ajudarão a formar seu caráter.

Já firma a cabecinha

 

Sim, agora a criança já tem mais controle sobre os músculos do pescoço que seguram a cabecinha.  Assim, o bebê se mantem firme quando segurado em pé no colo, mesmo que algumas vezes, ainda balance para trás.

Ademais, ao ser colocado de bruços, ele já usará os bracinhos para se apoiar e levantar a cabeça. Com isso, tem alguma facilidade para olhar para os lados e observar tudo à sua volta.

O reflexo de moro

 

Os recém nascidos tem movimentos involuntários conhecidos como reflexos de moro.  Estes reflexos são incríveis e super importantes, pois  demonstram que o bebê é saudável e normal.

Esses movimentos costumam permanecer até 3 ou 4 meses quando irão desaparecer. Entretanto, em alguns casos, ainda podem permanecer por mais tempo, até os 6 meses de idade, condição considerada normal.

Afim de explicar melhor, esses são movimentos involuntários, são mediados por mecanismos neuromusculares subcorticais. Esses mecanismos na criança, já estão desenvolvidos desde o período pré natal.

Em resumo, esses movimentos, nada mais é do que um reflexo de sobrevivência. Eles acontecem da mesma forma que acontecem os movimentos de preensão palmar, sucção e outros.

No reflexo de moro, o bebê abre os braços e mãos com as palmas para cima. Isso é natural na criança que busca um ponto firme para se apoiar.

Além disso, esse reflexo pode impulsionar a região dos ombros e fazer com que a criança estale os olhos. Ainda tem mais, pode fazer com que a criança chore quando se sente insegura ou assustada.

Entretanto, quando o bebê não apresenta esses reflexos, com toda a certeza, tem algum problema. Por isso, deverá ser encaminhado para um neuropediatra para ver o que está acontecendo.

Muito provavelmente, o profissional médico irá recomendar alguns exames para diagnosticar o problema. Ressonância magnética, Tomografia e outros exames de laboratório poderão ser solicitados que fará exames como ressonância, tomografia e exames laboratoriais.

Movimentação e Desenvolvimento Muscular

 

Nessa fase da vida, a cabecinha do bebê já está mais arredondada. Por isso, ele começa a se posicionar deitado com o rosto virado para cima.

A partir daí, ele já começa a ter preferência pela sua posição de dormir e consegue se ajeitar na cama. Ele também, já consegue virar de lado e deitar de costas tranquilamente.

Também podemos perceber que nessa fase, o bebê já consegue dormir com as mãozinhas abertas. Entretanto, também consegue agarrar cobertas e lençol e puxar para si, mostrando o princípio de sua independência.

Agora também, ele já começa a perder os movimentos de reflexos, mas começa a expressar a sua vontade. Com isso, fica fácil perceber na criança o seu desenvolvimento e controle cerebral.

Consegue também direcionar e fixar o olhar., já captura objetos e consegue segurá-los.  Ademais, tem curiosidade para observar mãos e pés e fica muito atenta à pessoas que estão fazendo algo por perto.

Outra característica do bebê nessa fase da vida, fica atento quando ouve barulhos ao redor e começa a balbuciar sozinho.

Quando deitado de costas o bebê nessa fase vai se esticar, e começará a chutar para cima.

O peso e Tamanho

O Bebê com 3 Meses continua crescendo rapidamente, desde que esteja saudável e, nesse caso:

  • Meninos – os meninos na fase dos 3 meses de vida podem medir 60 cm de altura e pesar 5,8 kg.
  • Meninas – as meninas na fase dos 3 meses de vida, podem medir 60 cm de altura e pesar 5,3 kg.

Entretanto, as medidas e peso, certamente podem variar de criança para criança. Existem alguns fatores que influenciam para isso.

Todavia, se o peso do bebê estiver abaixo do normal, certamente o pediatra deverá recomendar um suplemento alimentar. Para isso, existem algumas opções em leites com formulas diferenciadas.

Os leites de fórmula mais comuns no mercado são o Aptamil e o Nan. Estes, trazem fórmulas especiais para cada necessidade do bebê.

Porém, é imprescindível buscar pela orientação médica quanto ao uso desses suplementos. O pediatra só vai recomendar se, de fato, ele for necessário para a criança.

Sinais de que pode Haver problemas

 

É importante saber que a ausência dos movimentos involuntários de moro no bebê não é nada normal.  A falta desses movimentos pode indicar anormalidades como danos cerebrais, na medula espinhal, ou talvez um grupo de osso quebrados.

Neste caso um pediatra deverá investigar o que de fato está acontecendo. Somente depois de investigado o problema, poderá tomar as medidas cabíveis de acordo com cada situação.

Alguns desses sinais que devem ser reconhecidos pelos pais ou responsáveis

  • A criança não consegue controlar a cabeça,
  • As mãos permanecem fechadas com alguma persistência,
  • A criança não consegue fixar os olhos em objetos ao seu redor,
  • A criança apresenta sobressaltos persistentes, mesmo com o menor ruído,
  • A criança não sorri, não quer brincar,
  • A criança se movimenta muito pouco ou quase nada,
  • Chora ou grita sem um motivo aparente.

Esses são motivos de sobra para que haja uma preocupação. Por isso, sem demora, é importante levá-la ao médico para saber o que está acontecendo.

Alimentação do bebê

A melhor alimentação do bebê com 3 meses, é sempre a amamentação no peito. Em geral, ele vai mamar até 6 vezes ao dia, mas isso pode variar de criança para criança.

Além disso, a mãe, pelo certo, precisa estar disponível para a criança. Certamente, ela só vai pedir para mamar, quando sentir fome.

Então, se ela mama pouco ou muito, isso não importa, desde que esteja crescendo e ganhando peso.

Infelizmente, em nossos dias, muitas mães trabalham fora. Porém, isso não deveria ser motivo para um desmame antecipado.
Bom seria se as mães fossem conscientes e esvaziassem as mamas para armazenar o leite em excesso no refrigerador. Assim, quando não está disponível, a criança poderia ser alimentada com esse alimento na mamadeira.
Pelo bem da criança, o desmame, na verdade precisaria acontecer naturalmente. Portanto, melhor é que a criança decida quando não quer mais essa alimentação.
Então é isso, depois de todos esses comentários, agora você já está bem inteirado de tudo o que um bebê com 3 meses de vida após nascimento é capaz de fazer.

No entanto, é preciso estar sempre atenta, pois o bebê ainda está em desenvolvimento. Por isso, é bastante susceptível à enfermidades diversas.

Desconfie sempre que o bebê se mostrar mais indisposto sem que exista um motivo aparente. Além disso, atente para os conselhos que o pediatra deverá recomendar.