Bebê com 3 Meses de vida após nascimento, Conheça a Fase

Bebê com 3 Meses de vida após nascimento já está bem mais desenvolvido e pode fazer muitas coisas que com 2 meses ainda não era capaz de fazer. A evolução no desenvolvimento é muito sutil, mas constante.

Claro que continua a ideia de que o desenvolvimento depende de criança para criança, mas alguns bebês com 3 meses de vida já conseguem flexionar mais as articulações, passando a movimentos com as mãos e as pernas com mais força.




Agora eles já conseguem abrir os dedinhos e também conseguem juntar uma mãozinha a outra. Agora eles também dormem por mais tempo e já não acordam com tanta frequência para mamar.

O que faz o bebê de 3 meses

Bom, agora seu bebê já não é mais um recém nascido e começa a fazer descobertas, dia após dia no mundo que o rodeia.


Agora ele já passa mais tempo acordado, dormindo em média 15 horas por dia, e demonstra-se bastante curioso. E pode até dar gritinhos para chamar a atenção.

Aqui é que ele começa a produzir as lágrimas e estas começam a aparecer quando este chora, e ele também pode expressar alegria, tristeza, medo, indecisão, dor entre outros.

O bebê nessa fase já tem a capacidade de sentir prazer em coisas como tomar banho e outras coisas do dia a dia.

Ele reconhece visualmente a mamãe

Ele agora reconhece através da voz e cheiro, mas também visualmente sua mãe, mas também reconhece todas as outras pessoas do seu convívio e também começa a sorrir mesmo para pessoas de fora do seu convívio, mesmo aquelas que nunca tenha visto.

Essa simpatia toda, pode mudar bem logo e agora ele poderá demorar mais tempo para se soltar diante de estranhos e grupos maiores.

O bebê já consegue olhar para os outros e balbuciar demonstrando que está interagindo.

Já firma a cabecinha

Sim, agora ele já tem mais controle sobre os músculos do pescoço que seguram a cabecinha, e já consegue ficar firminho quando segurado em pezinho no colo, apesar de algumas vezes ainda balançar para trás.



Se colocado de bruços, agora ele já usará os bracinhos para se apoiar e levanta a cabeça girando para visualizar tudo o que tem a sua volta.

O reflexo de moro

Os recém nascidos tem movimentos involuntários conhecidos como reflexos de moro, e são incríveis e super importantes, pois estes demonstram que o bebê é saudável e normal.

Esses movimentos ainda podem permanecer até 3 ou 4 meses quando irão desaparecer, mas ainda pode permanecer até os 6 meses de idade.

Para entender melhor esses são movimentos involuntários que são mediados por mecanismos neuromusculares subcorticais e estes já estão desenvolvidos desde o período pré natal. Nada mais é do que um reflexo de sobrevivência da mesma forma que os de preensão palmar, sucção e outros.

No reflexo de moro, o bebê abre os braços e mãos com as palmas para cima, na medida em que se sente sem apoio, e ainda podem tensionar a região dos ombros e estalar os olhos e chorar, quando assustados ou inseguros.

Quando estes não apresentam os reflexos, devem ser encaminhados para um neuropediatra que fará exames como ressonância, tomografia e exames laboratoriais.

Movimentação e Desenvolvimento Muscular

Nessa fase a cabecinha do bebê já está mais arredondada e ele começa a se posicionar deitado com o rosto virado para cima.

A partir de então, ele já começa a ter preferência pela sua posição de dormir e consegue se ajeitar na cama. E consegue virar de lado para deitado de costas tranquilamente.

Já consegue dormir com as mãozinhas abertas, mas também consegue agarrar cobertas e lençol e puxar para si.

Agora ele já não tem mais movimentos de reflexos, mas sim aqueles que expressam a sua vontade, demonstrando seu desenvolvimento e controle cerebral.

Consegue também direcionar e fixar o olhar, tem apreensão de objetos e consegue segurá-los, já começa a observar suas mãos e pés e atenta a pessoas que estão fazendo algo por perto.

Também pode parar quando ouve barulhos ao redor e começa a balbuciar sozinho.

Quando deitado de costas o bebê nessa fase vai se esticar, e começará a chutar para cima.

O peso e Tamanho

Agora seu bebê continua crescendo rapidamente e:

Os meninos – podem chegar a medir 60 cm de altura e pesar 5,8 kg.

As meninas – podem chegar a medir 59 cm de altura e pesar 5,3 kg.

Caso o peso do seu bebê esteja abaixo do peso normal, é importante suplementar a alimentação deste através de leites de fórmula.

Os leites de fórmula mais comuns no mercado são o Aptamil e o Nan, que trazem fórmulas especiais para cada necessidade do bebê, e devem ser dados de acordo com orientações do médico pediatra.

Sinais de que pode Haver problemas

É importante saber que a ausência dos movimentos involuntários de moro no bebê não é nada normal e pode indicar anormalidades como danos cerebrais, na medula espinhal, ou talvez um grupo de osso quebrados.

Neste caso um pediatra deverá investigar o que de fato está acontecendo para tomar as medidas cabíveis a cada problema ou situação.

Então é isso, agora você já está apar do que um Bebê com 3 Meses de vida após nascimento é capaz de fazer e como precisa ficar atenta ao seu desenvolvimento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Bebê com 3 Meses de vida após nascimento, Conheça a Fase



Leia também: