Bebê com 2 meses após o Nascimento, Veja o seu desenvolvimento

Sejam pais de primeira viagem ou já experientes, essa questão da evolução de um Bebê com 2 meses após o Nascimento ou mais, especialmente nos 2 primeiros anos de vida, é uma fase de total expectativa, pois a cada pouco acontecem novidades.

A maturação do cérebro se dá por etapas, e por isso o desenvolvimento do bebê segue uma sequencia, e cada novidade que este apresenta, é nada mais do que a complementação da anterior.

A formação dos circuitos neurológicos, necessita da substância branca e gordurosa conhecida como mielina que gradativamente vai recobrindo as células nervosas. Assim as sinapses entre os neurônios vão acontecendo, especialmente quando estimuladas.

O que faz o bebê de 2 meses

Mas o que faz um bebê de 2 meses de vida? O desenvolvimento global do bebês está com tudo, e quem está o tempo todo com ele consegue perceber novidades a cada dia.

Vamos saber alguns dos principais feitos desse serzinho tão especial.

  • Sorriso – Esse é uma grande prova do desenvolvimento do bebê pois agora ele está desenvolvendo seu lado psíquico e afetivo, o que é normal. É interessante que esse sorriso é espontâneo tanto em crianças normais como surdas e cegas.
  • Levantar  o queixo – isso é um sinal de que a musculatura da cabeça está em pleno desenvolvimento.
  • Virar o rosto de lado – Se o bebê for colocado de bruço quando estiver acordado, automaticamente ele vai virar o rosto para o lado.
  • Levar o corpo para trás – quando subitamente erguido, ele joga o corpinho para trás, e também o movimento da marcha agora começam a cessar, pois ele já apresenta maior controle sobre seus movimentos.
  • Visão – Agora as duas retinas se juntam numa só e permite ao bebê ter condições de fixar e acompanhar objetos com os olhos. Agora ele já consegue ver a mãe de forma nítida, podendo definir o contorno do rosto e detalhes como olhos, nariz, boca. Já consegue reconhecer o pai, avós, babá, entre outros do convívio.
  • Levar a mão na boca – Agora ele já é capaz de levar a mão na boca sugando os dedos e exercitando a língua.
  • Audição – ele já tem a capacidade de virar a cabecinha quando houve algum barulho.
  • Expressão facial – além de sorrir ele pode fazer outros tipos de expressão como enrugar a testa, demonstra alegria, satisfação, angústia, excitamento entre outros.
  • Ficar imóvel – o bebê pode ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e pode também emitir vocalizações em resposta.
  • Demonstração de emoções ou sentimentos – ele pode mover rapidamente as pernas em movimento de bicicleta, torcendo o corpinho para demonstrar satisfação e alegria.

Obs.: As vacinas para este mês devem ser feitas, pois possuem data para serem feitas devido ao tecido que produz a imunidade da criança possuir determinada velocidade de crescimento.

Se não for imunizado no tempo certo, o organismo não responderá positivamente.

Muitos Sorrisos

Como já disse, com 2 meses de vida o bebê já começa a se socializar expressando seu sorriso quando vê seres humanos, mas é interessante saber que isso pode acontecer mesmo com bebês surdos e cegos. Isso acontece porque seu lado psicológico e afetivo estão em plena evolução.

Atenção Visual

Também já falamos sobre a atenção visual que este tem sendo capaz de seguir objetos com os olhos e o movimento da cabeça.

Agora ele já reconhece as pessoas mais próximas como avós, pais, e especialmente a mãe.

Movimentação e Desenvolvimento Muscular

Os movimentos de bicicleta com as pernas ainda continuam, mas aos poucos já se percebe o controle, sendo que pode expressar-se quando está em estágio de alegria e satisfação.

Consegue mover a cabeça ao acompanhar um movimento, pessoa ou coisas, e também consegue levantar o queixo e girar a cabeça quando colocado de bruços.

Se colocar algo na palma da sua mãe ele já reage com seu movimento de apreensão.

E também consegue levar a mão à boca para chupar os dedos.

O peso e Tamanho

Com 2 meses de idade, ele já aumentou de peso e também cresceu, mas menino tem peso e medidas diferentes de meninas.

Veja o peso ideal:

Meninos – podem pesar 5 kg, medir 57 cm, o perímetro cefálico de 39 cm, perímetro torácico de 37 cm e ganho de peso mensal de 750 gr.

Meninas – podem pesar 4,8 kg, medir 55 cm, o perímetro cefálico de 38 cm, perímetro torácico de 36 cm e ganho de peso de 750 gr também.

Normalmente nessa fase o bebê aumenta 20 gr por dia ou 750 gr por mês, até o 4º mês, mas pode acontecer de este estar acima ou abaixo do peso, o que deve ser discutido com seu pediatra.

O leite materno é exclusivo e o principal até 1 ano de idade. E não existe leite materno que seja fraco.

Mas em algumas circunstâncias você é obrigada a dar fórmulas ao bebê especialmente quando está com baixo peso.

Bom com 2 meses de idade o bebê irá mamar de 700 ml a 1 litro por dia em mamadas de 120 a 180 ml.

Sinais de que pode Haver problemas

Alguns sinais nítidos são a demonstração de que algo está errado com seu Bebê com 2 meses após o Nascimento:

  • Perda de peso
  • Rejeita mamar
  • Febres
  • Faz pouco xixi
  • Fraqueza
  • Dificuldade em respirar ou respiração ofegante
  • Pele amarelada ou azulada
  • Umbigo ou pele avermelhados