Bebê com 1 mês após o Nascimento, Com está o desenvolvimento

A curiosidade é grande em saber o que faz um Bebê com 1 mês após o Nascimento, especialmente dos pais de primeira viagem, que não tem muita experiência.

É importante saber que o desenvolvimento normal de um bebê desde o primeiro mês de vida deve ser psíquico, neurológico e motor.

No entanto, apesar de existirem fases bem definidas, cada bebê tem um ritmo bem particular, e também depende do estímulo que este tem do meio que o rodeia.

Quando o bebê nasce, seu sistema nervoso ainda está imaturo, e é por isso que ainda não consegue dominar os músculos do pescoço, quase não enxerga, dorme muito tempo e é o período considerado como um ‘4º trimestre de gravidez’, pois este irá se adaptar fora do útero.

Converse com ele

A relação que os pais tem com o bebê nesses primeiros dias de vida é de fundamental importância, pois ele  vai se sentir desejado e amado, acaba ficando mais atento ao meio  que o envolve, desenvolve sua curiosidade e aprende a relacionar-se com os outros.

É de suma importância conversar com o bebê para que este sinta-se mais seguro, saiba reconhecer a voz dos pais. O bebê é muito atento a voz humana, e bastante sensível a ruídos estranhos ou altos, e se incomoda bastante.

Ele já ouve bem, e tem condições de se lembrar de sons que ouvia ainda dentro da barriga da mãe, como músicas suaves, por exemplo.

bebe com 1 mes 490x414 Bebê com 1 mês após o Nascimento, Com está o desenvolvimento

Então converse com ele com voz suave, e não o disponha sujeito a sons altos, prefira músicas suaves.

O que o bebê de 1 mês faz

Quase todas as atividades nessas primeiras semanas de vida do bebê, serão basicamente reflexos.

Quando este está acordado, seus movimentos são involuntários, parecendo que está bastante assustado ou estabanado, isso porque simplesmente não os controla.

Com 1 mês de vida o bebê já começa a entrar no ritmo do dia a dia da casa, os ruídos, aos horários, e tudo mais, e pode reagir negativamente a mudanças repentinas. mas ele pode ainda:

  • Começar a segurar o que consegue agarrar, tipo se você colocar seu dedo na palma da mãozinha dele ele irá fechar a mão rapidamente;
  • Já consegue reconhecer e se acalmar com vozes calmas e conhecidas tipo da mãe, pois se está chorando e ela canta suavemente ele se acalma;
  • Ele também se esforça para alcançar o bico do seio da mãe, e isso demonstra sua esperteza; Ele busca de todas as formas deixar o bico do seio na boca;

Quanto ele Dorme

O bebê de 1 mês de vida está se adaptando a vida fora do útero que para ele é bastante estressante, e ele precisa dormir muito.

O normal de um bebê desta idade dormir é de 14 a 17 horas diárias, sendo intercalado entre sono de vigília e profundo.

Os Sentidos do Bebê

Visão – O bebê não consegue nem controlar a musculatura dos olhos, isso porque enquanto estava no útero da mãe, este não precisava exercitá-la. A musculatura da visão é a menos desenvolvida de todos os sentidos.

A distância que ele consegue enxergar ou focalizar alguma coisa é de 20 a 30 centímetros de distância, além disso as imagens ficam embaralhadas e duplas, devido as 2 retinas ainda não estarem unidas.

Para estimular é importante colocar móbiles coloridos em cima do berço.

Audição – a audição começa a se desenvolver a partir do 5º mês de gestação, e ao nascer o bebê já tem uma audição tão aguçada quanto a dos adultos.

com apenas 3 dias de vida, o bebê já é capaz de reconhecer a voz da mãe, e com apenas 20 dias de vida, já é capaz de emitir sons ou tentar virar a cabecinha quando ouve a voz da mãe.

Quando completa 1 mês de vida tem a capacidade de registrar uma sequências de palavras.

Paladar – Este sentido também já é bem aguçado nas primeiras semanas de vida, e o bebê já tem a capacidade de distinguir entre doce, salgado, azedo e amargo, demonstrando sempre a preferência por doce.

Já nos primeiros dias o bebê tem a capacidade de distinguir o leite materno entre o de sua mãe e de outras.

Neste primeiro mês pode chegar a mamar até 10 vezes ao dia e pode chegar a dormir até 22 horas por dia.

Olfato – Nos primeiros dias o bebê já é capaz de distinguir o cheiro dos pais, podendo se um um motivo para ele se acalmar quando sente.

Por seu olfato já ser tão bom, nunca se deve usar perfume no quarto do bebê e muito menos usar perfumes nele, pois isso pode gerar um bebê com alergias e renites.

O Ganho de peso e crescimento

Na primeira semana após o nascimento, ele pode perder até 5% do seu peso, mas com 10 ou 20 dias já o recupera e vai aumentando constantemente a cada dia.

Ele Sorri

Quando completa 1 mês, começa a sorrir, seus olhinhos cintilam e o rostinho se ilumina. Sorri para todos sem ser seletivo.

Sinais de que algo está errado

Alguns sinais são indicativos de que algo está errado:

  • Falta de tônus muscular – cotovelos e joelhos flácidos e estendidos;
  • Não segue o rosto humano;
  • Não acompanha com a cabeça ou olhos o som da voz humana;
  • Nunca se coloca em situação de alerta.
Leia também:
Desenvolvimento do bebê com 12 meses, um ano de vida

Bebê com 2 meses após o Nascimento, Veja o seu desenvolvimento

Desenvolvimento do bebê de 6 meses de vida, Situações normais

Desenvolvimento do bebê com 11 meses de vida, conheça

Como está um bebê com 5 meses após o Nascimento, Conheça